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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRAPOSO, Antonio Carlos Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1529269932900230por
dc.contributor.advisor1SOARES NETO, Carlos de Salles-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1512846862093142por
dc.contributor.referee1SOARES NETO, Carlos de Salles-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1512846862093142por
dc.contributor.referee2TEIXEIRA, Mário Antonio Meireles-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9943003955628885por
dc.contributor.referee3SANTOS, Celso Alberto Saibel-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7614206164174151por
dc.date.accessioned2021-01-28T12:46:56Z-
dc.date.issued2020-03-11-
dc.identifier.citationRAPOSO, Antonio Carlos Ribeiro. Análise da curva de aprendizagem de alunos e capacidade preditiva de modelos no ensino da programação. 2020. 64 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3154-
dc.description.resumoAprender algoritmos requer o conhecimento de fundamentos como abstração, decomposição e identificação de padrões. O processo de aprendizagem é modular com etapas que são bem definidas e pré-requisitos uma das outras, o que faz com que seja difícil para o professor identificar as necessidades do aluno. Além disso, a correção manual das tarefas dos alunos acaba sendo proibitiva do ponto de vista do tempo para os professores. Estes problemas são maximizados ao se ter uma turma com muitos alunos. Uma alternativa para amenizar tais problemas é o uso de Sistemas Tutores Inteligentes. A modelagem e predição do conhecimento é parte fundamental de um tutor inteligente, visto que é através dessas informações que o tutor toma suas decisões e adapta o ensino dos alunos. Este trabalho propõe-se a apresentar uma análise qualitativa entre os modelos de conhecimento de alunos no domínio da programação visando identificar as melhores abordagens para a modelagem e as peculiaridades do domínio. Uma das contribuições deste trabalho foi a coleta de dados no domínio da programação para a criação da base de dados COSMODS. Além disso, foi feita uma análise da curva de aprendizagem e capacidade preditiva dos modelos gerados através da metodologia proposta. A análise mostrou que os erros de compilação influenciam diretamente na representação do conhecimento dos alunos e capacidade preditiva dos modelos. Por fim, foi feita uma discussão dos impactos que os erros de compilação têm sobre os modelos gerados.por
dc.description.abstractLearning algorithms requires knowledge of fundamentals such as abstraction, decomposition and pattern identification. The learning process is modular with steps that are well defined and prerequisites for each other, which makes it difficult for the teacher to identify the student’s needs. In addition, a manual correction of students’ tasks is prohibitive for the teacher because of time restrictions. These problems are maximized for the class with many students. An alternative to alleviate such problems is the use of Intelligent Tutoring Systems. The modeling and prediction of knowledge is a fundamental part of an intelligent tutor, since it is through this information that the tutor makes his decisions and adapts the students’ learning process. This work proposes to present a qualitative analysis between the knowledge models of students in the domain of programming aiming to identify the best approaches for modeling and the peculiarities of the domain. One of the contributions of this work was the collection of data in the programming domain for the creation of the COSMODS database. In addition, an analysis of the learning curve and predictive capacity of the models generated through the proposed methodology was made. The analysis showed that the compilation errors directly influence the representation of students’ knowledge and predictive capacity of the models. Finally, there was a discussion of the impacts that compilation errors have on the generated models.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2021-01-28T12:46:56Z No. of bitstreams: 1 AntonioRaposo.pdf: 1458616 bytes, checksum: db30a8b060747565e7284a86393b48ab (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-28T12:46:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AntonioRaposo.pdf: 1458616 bytes, checksum: db30a8b060747565e7284a86393b48ab (MD5) Previous issue date: 2020-03-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMódulo de estudantepor
dc.subjectCurva de aprendizagempor
dc.subjectPrediçãopor
dc.subjectEnsino de algoritmospor
dc.subjectStudent modeleng
dc.subjectLearning curveeng
dc.subjectPredictioneng
dc.subjectTeaching of algorithmseng
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopor
dc.subject.cnpqAnálise de Algoritmos e Complexidade de Computaçãopor
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.titleAnálise da curva de aprendizagem de alunos e capacidade preditiva de modelos no ensino da programaçãopor
dc.title.alternativeAnalysis of the student learning curve and predictive capacity of models in programming teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

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