Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3145
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorARAÚJO, Érica Patrícia Marques de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1010279060023340por
dc.contributor.advisor1CASTELLANOS, Samuel Luis Velázquez-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5639830901440817por
dc.contributor.referee1CASTELLANO, Samuel Luis Velázquez-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5639830901440817por
dc.contributor.referee2FERNANDES, Vanja Maria D. Coutinho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8685001139434354por
dc.contributor.referee3MARTINS, Leoneide Maria Brito-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5724033213034386por
dc.date.accessioned2021-01-26T03:30:46Z-
dc.date.issued2020-11-19-
dc.identifier.citationARAÚJO, Érica Patrícia Marques de. O processo de escrita em sala de aula: a mediação pedagógica e suas implicações na formação de alunos produtores de texto. 2020. 304 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3145-
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo analisar a mediação do professor no processo de escrita e suas implicações na formação de alunos como produtores de texto, visando à elaboração de ações interventivas sobre o ensino da escrita, ancoradas em uma perspectiva dialógica. A pesquisa foi realizada em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, onde foram identificadas as concepções teóricometodológicas sobre o processo de escrita que norteiam o trabalho do professor na turma; verificou-se o nível de interferência da mediação pedagógica no desenvolvimento das competências linguísticas necessárias ao processo de produção textual; e propôs-se o desenvolvimento de uma proposta de intervenção em colaboração com o professor, tendo em vista a formação de alunos como produtores de texto. Utilizou-se a pesquisa do tipo intervenção pedagógica, fundamentada nos pressupostos da pesquisa-ação, sendo o professor do 5º ano e sua respectiva turma os interlocutores avaliados por meio da observação participante, entrevista semiestruturada e rodas de conversa. O referencial teórico foi composto por aspectos significativos sobre a linguagem, incluindo a interação humana e a importância do processo discursivo para sua apropriação. Concluiu-se que o processo formativo realizado na escola, ao estabelecer um movimento prática- teoria-prática, possibilitou novas perspectivas de trabalho com a linguagem escrita na turma, uma vez que, ao validar a teoria no cotidiano e, consequentemente, iluminar a prática pedagógica, compreendeu-se que as crianças devem ser mediadas no processo de produção de textos propostos em sala de aula. Ademais, o trajeto metodológico escolhido deve mostrar a função social da escrita para fazer sentido na vida dos alunos, sendo necessária a garantia dos gêneros do discurso por meio de um processo dialógico.por
dc.description.abstractThis dissertation has as the main goal to analyze the role of teachers as mediators of the writing process and its implications for the formation of students as text producers. It is underpinned in a dialogical perspective and describes interventional actions on the teaching of writing in the 5th year of an Elementary Education class. The study aims to: (i) identify the theoretical and methodological concepts about the writing process that guide teachers’ work in the classroom; (ii) verify the level of interference pedagogical mediation may suffer when developing linguistic skills, considering they are requirements for the textual production process; and (iii) develop an intervention proposal, in collaboration with the teacher, in order to train students as text producers. The literature review is composed of significant aspects, such as human interaction and the relevance of the discursive perspective on language appropriation. The pedagogical intervention research is based on action research assumptions and recurs to participant observation, a semi-structured interview, and round tables to evaluate the teacher and students’ perspectives as they are interlocutors of the process. Therefore, the study unveils that when practicetheory-practice is established, the formative process at school enables new perspectives in teaching written language to students. Furthermore, considering the application of theory in everyday life to enlighten the pedagogical practice, the study concluded that children need to be guided in the process of producing the texts proposed in the classroom, mainly because the methodological path chosen should highlight the social function of writing to make sense for their lives, thus, it is necessary to guarantee discourse genres through a dialogical process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2021-01-26T03:30:46Z No. of bitstreams: 1 EricaAraujo.pdf: 24926181 bytes, checksum: 79582f62435bdad8dd6292d3825e76e3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-26T03:30:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EricaAraujo.pdf: 24926181 bytes, checksum: 79582f62435bdad8dd6292d3825e76e3 (MD5) Previous issue date: 2020-11-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMediação docentepor
dc.subjectEnsino da escritapor
dc.subjectProdução textualpor
dc.subjectTeaching mediationeng
dc.subjectTeaching Writingeng
dc.subjectText productioneng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.titleO processo de escrita em sala de aula: a mediação pedagógica e suas implicações na formação de alunos produtores de textopor
dc.title.alternativeThe process of writing in the classroom: pedagogical mediation and its implications for the training of text-producing studentseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EricaAraujo.pdfDissertação de Mestrado24,34 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.