Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3138
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Janaina Itapotiara Nunes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0518914092409235por
dc.contributor.advisor1LIMA, Lucinete Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0018671506508933por
dc.contributor.referee1LIMA, Lucinete Marques-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0018671506508933por
dc.contributor.referee2SILVA, Acildo Leite da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8319209685636448por
dc.contributor.referee3BIANCHINI, Angelo Rodrigo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543855549540163por
dc.date.accessioned2021-01-15T14:17:16Z-
dc.date.issued2019-02-20-
dc.identifier.citationLIMA, Janaina Itapotiara Nunes. A responsabilidade social na regulação da educação superior: concepção/ações na prática de uma instituição privada no município de São Luís – MA. 2019. 120 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São luís, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3138-
dc.description.resumoEsta dissertação discute o conceito de responsabilidade social na regulação da educação superior e o uso por instituições de natureza privada. Tem por objetivo analisar a concepção de responsabilidade social assimilada em documentos e traduzida na prática acadêmica de uma instituição de educação superior, de natureza privada, com fim lucrativo. A pesquisa é de natureza exploratória e qualitativa, desenvolvendo-se com base em textos bibliográficos e análise documental (medidas normativas, Plano de Desenvolvimento Institucional, Projetos de cursos e Relatório da Instituição sobre responsabilidade social). Na construção do referencial teórico de análise, tomou-se como referência a contribuição de vários autores e, entre estes, destacam-se: Afonso (2009), Barroso (2005), Barreyro e Rothen (2006), Calderón (2005, 2006, 2011, 2016), Carvalho (2010), Couto (2010), Catani e Almeida Junior (2011), Cruz (2010), Dias Sobrinho (1996, 2004,2008), Ferreira (2014), Krawczyk (2005), Lima (2011), Morosini (2001), Queiroz (2011), Reis e Bandos (2004),Schneider e Rostirola (2015), Sguissardi (2008), Tenório e Andrade (2009), Verhine (2015), além de outros. A pesquisa enfatiza que, desde a metade dos anos 1990, a regulação da educação superior ocorre pela via da avaliação e, atualmente, expressa por três instrumentos do SINAES: avaliação institucional, de cursos e de desempenho do estudante, cujos resultados condicionam credenciamento e recredenciamento de instituições, bem como autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos. Esse sistema incluiu como dimensão avaliativa o conceito de responsabilidade social, desenvolvido no setor empresarial como estratégia de marketing e imagem social de uma empresa ética que presta serviços assistencialistas à sociedade, mas, posteriormente, assimilado em políticas públicas numa articulação com o cumprimento da missão institucional e de suas finalidades sociais com qualidade social. Na análise documental de uma instituição privada, percebe-se a valorização do conceito de responsabilidade social numa perspectiva empresarial, associado a ações extensionistas e assistencialistas, predominantemente desvinculadas das atividades de formação profissional e de produção científica, prevalecendo a estratégia de marketing e de projeção da imagem social de instituição ética diante dos problemas sociais.por
dc.description.abstractThis dissertation discusses the concept of social responsibility in the regulation of higher education and its use by private institutions. It aims to analyze the conception of social responsibility assimilated in documents and translated into the academic practice of a higher education institution, private, for profit. The research is exploratory and qualitative, developing based on bibliographic texts and document analysis (normative measures, Institutional Development Plan, Course Projects and Institution Report on social responsibility). In the construction of the theoretical framework of analysis, the contribution of several authors was taken as reference. Among them, the following stand out: Afonso (2009), Barroso (2005), Barreyro and Rothen (2006), Calderón (2005, 2006, 2011, 2016), Carvalho (2010), Couto (2010), Catani and Almeida Junior (2011), Cruz (2010), Dias Sobrinho (1996, 2004,2008), Ferreira (2014), Krawczyk (2005), Lima ( 2011), Morosini (2001), Queiroz (2011), Reis and Bandos (2004), Schneider and Rostirola (2015), Sguissardi (2008), Tenório and Andrade (2009), Verhine (2015), among others. The research emphasizes that, since the mid-1990s, higher education regulation has taken place through assessment and is currently expressed through three SINAES instruments: institutional, course and student performance assessment, the results of which condition accreditation and re-accreditation. as well as authorization, recognition and renewal of course recognition. This system included as an evaluative dimension the concept of social responsibility, developed in the business sector as a marketing strategy and social image of an ethical company that provides welfare services to society, but later assimilated into public policies in articulation with the fulfillment of the institutional mission. and their social purposes with social quality. In the documentary analysis of a private institution, the concept of social responsibility is appreciated from a business perspective, associated with extension and assistance actions, predominantly disconnected from professional training and scientific production activities, prevailing the marketing and projection strategy of the company. social image of an ethical institution in the face of social problems.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2021-01-15T14:17:16Z No. of bitstreams: 1 JanainaItapotiara.pdf: 944097 bytes, checksum: c6d2b89d71ba930d0126456c616382ea (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-15T14:17:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JanainaItapotiara.pdf: 944097 bytes, checksum: c6d2b89d71ba930d0126456c616382ea (MD5) Previous issue date: 2019-02-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolítica de educação superiorpor
dc.subjectRegulação e avaliaçãopor
dc.subjectResponsabilidade socialpor
dc.subjectInstituição privadapor
dc.subjectHigher education politicseng
dc.subjectRegulation and evaluationeng
dc.subjectSocial responsibilityeng
dc.subjectPrivate institutioneng
dc.subject.cnpqAdministração Educacionalpor
dc.titleA responsabilidade social na regulação da educação superior: concepção/ações na prática de uma instituição privada no município de São Luís – MApor
dc.title.alternativeSocial responsibility in the regulation of higher education: conception / actions in the practice of a private institution in the city of São Luís - MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JanainaItapotiara.pdfDissertação de Mestrado921,97 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.