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Tipo do documento: Dissertação
Título: A responsabilidade social na regulação da educação superior: concepção/ações na prática de uma instituição privada no município de São Luís – MA
Título(s) alternativo(s): Social responsibility in the regulation of higher education: conception / actions in the practice of a private institution in the city of São Luís - MA
Autor: LIMA, Janaina Itapotiara Nunes 
Primeiro orientador: LIMA, Lucinete Marques
Primeiro membro da banca: LIMA, Lucinete Marques
Segundo membro da banca: SILVA, Acildo Leite da
Terceiro membro da banca: BIANCHINI, Angelo Rodrigo
Resumo: Esta dissertação discute o conceito de responsabilidade social na regulação da educação superior e o uso por instituições de natureza privada. Tem por objetivo analisar a concepção de responsabilidade social assimilada em documentos e traduzida na prática acadêmica de uma instituição de educação superior, de natureza privada, com fim lucrativo. A pesquisa é de natureza exploratória e qualitativa, desenvolvendo-se com base em textos bibliográficos e análise documental (medidas normativas, Plano de Desenvolvimento Institucional, Projetos de cursos e Relatório da Instituição sobre responsabilidade social). Na construção do referencial teórico de análise, tomou-se como referência a contribuição de vários autores e, entre estes, destacam-se: Afonso (2009), Barroso (2005), Barreyro e Rothen (2006), Calderón (2005, 2006, 2011, 2016), Carvalho (2010), Couto (2010), Catani e Almeida Junior (2011), Cruz (2010), Dias Sobrinho (1996, 2004,2008), Ferreira (2014), Krawczyk (2005), Lima (2011), Morosini (2001), Queiroz (2011), Reis e Bandos (2004),Schneider e Rostirola (2015), Sguissardi (2008), Tenório e Andrade (2009), Verhine (2015), além de outros. A pesquisa enfatiza que, desde a metade dos anos 1990, a regulação da educação superior ocorre pela via da avaliação e, atualmente, expressa por três instrumentos do SINAES: avaliação institucional, de cursos e de desempenho do estudante, cujos resultados condicionam credenciamento e recredenciamento de instituições, bem como autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos. Esse sistema incluiu como dimensão avaliativa o conceito de responsabilidade social, desenvolvido no setor empresarial como estratégia de marketing e imagem social de uma empresa ética que presta serviços assistencialistas à sociedade, mas, posteriormente, assimilado em políticas públicas numa articulação com o cumprimento da missão institucional e de suas finalidades sociais com qualidade social. Na análise documental de uma instituição privada, percebe-se a valorização do conceito de responsabilidade social numa perspectiva empresarial, associado a ações extensionistas e assistencialistas, predominantemente desvinculadas das atividades de formação profissional e de produção científica, prevalecendo a estratégia de marketing e de projeção da imagem social de instituição ética diante dos problemas sociais.
Abstract: This dissertation discusses the concept of social responsibility in the regulation of higher education and its use by private institutions. It aims to analyze the conception of social responsibility assimilated in documents and translated into the academic practice of a higher education institution, private, for profit. The research is exploratory and qualitative, developing based on bibliographic texts and document analysis (normative measures, Institutional Development Plan, Course Projects and Institution Report on social responsibility). In the construction of the theoretical framework of analysis, the contribution of several authors was taken as reference. Among them, the following stand out: Afonso (2009), Barroso (2005), Barreyro and Rothen (2006), Calderón (2005, 2006, 2011, 2016), Carvalho (2010), Couto (2010), Catani and Almeida Junior (2011), Cruz (2010), Dias Sobrinho (1996, 2004,2008), Ferreira (2014), Krawczyk (2005), Lima ( 2011), Morosini (2001), Queiroz (2011), Reis and Bandos (2004), Schneider and Rostirola (2015), Sguissardi (2008), Tenório and Andrade (2009), Verhine (2015), among others. The research emphasizes that, since the mid-1990s, higher education regulation has taken place through assessment and is currently expressed through three SINAES instruments: institutional, course and student performance assessment, the results of which condition accreditation and re-accreditation. as well as authorization, recognition and renewal of course recognition. This system included as an evaluative dimension the concept of social responsibility, developed in the business sector as a marketing strategy and social image of an ethical company that provides welfare services to society, but later assimilated into public policies in articulation with the fulfillment of the institutional mission. and their social purposes with social quality. In the documentary analysis of a private institution, the concept of social responsibility is appreciated from a business perspective, associated with extension and assistance actions, predominantly disconnected from professional training and scientific production activities, prevailing the marketing and projection strategy of the company. social image of an ethical institution in the face of social problems.
Palavras-chave: Política de educação superior
Regulação e avaliação
Responsabilidade social
Instituição privada
Higher education politics
Regulation and evaluation
Social responsibility
Private institution
Área(s) do CNPq: Administração Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: LIMA, Janaina Itapotiara Nunes. A responsabilidade social na regulação da educação superior: concepção/ações na prática de uma instituição privada no município de São Luís – MA. 2019. 120 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São luís, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3138
Data de defesa: 20-Fev-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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