Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3133
Tipo do documento: Dissertação
Título: Das margens à submersão: cenário educacional de Nova Iorque - MA e sua cultura escolar (1938-1968)
Título(s) alternativo(s): From the margins to the submergence: educational scenario of New York - MA and its school culture (1938-1968)
Autor: LIRA, João Antônio de Sousa 
Primeiro orientador: CASTRO, César Augusto
Primeiro membro da banca: CASTRO, César Augusto
Segundo membro da banca: CASTELLANOS, Samuel Luís Velázquez
Terceiro membro da banca: SILVA, Acildo Leite da
Resumo: Este trabalho integra os estudos desenvolvidos na linha de pesquisa História, Políticas Educacionais, Trabalho e Formação Humana e do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e das Práticas Leitoras- NEDHEL do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão e teve por objeto de pesquisa a História da Educação na cidade de Nova Iorque-MA, partindo do seguinte problema: qual o cenário educacional e a cultura escolar da cidade de Nova Iorque – MA no período de 1938 a 1968. Teve-se como objetivo geral: Analisar o cenário educacional e a cultura escolar da cidade de Nova Iorque - MA no período de 1938 a 1968 através das memórias de alunos e professores; e por objetos específicos: A) verificar como os moradores da cidade de Nova Iorque organizavam seu cotidiano, B) Mapear os aspectos educacionais na cidade de Nova Iorque; C) Descrever os aspectos da cultura escolar no período estudado; D) Identificar as representações construídas dos alunos e professores sobre as escolas onde estudaram e lecionaram. Para tanto, utilizou-se como abordagem teórica a História Cultural, por possibilitar a inserção de novos sujeitos, objetos e fontes no fazer historiográfico, bem como pautar as noções de representações culturais que diz respeito a forma que percebe-se a realidade através das as percepções e das classificações que fazemos, suscitando-as em práticas culturais que são geradoras de condutas. Utilizou-se como método de pesquisa a História Oral, uma vez que coaduna com o os pressupostos da História Cultural mediante aplicação de entrevista de história de vida temática com cinco sujeitos de pesquisa que constituem de ex-alunas e professoras da velha cidade de Nova Iorque, que está submersa às águas do Rio Parnaíba. Utilizou-se como aporte teórico Barros (2003), Castro (2017), Castanho (2019), Chartier (1990), Julia (2001), Faria Filho (2000; 2007), Frazão (2018), Halbwaschs (1990), Souza (2004; 2004), Verena (2000; 2005), dentre outros. A partir das narrativas teve-se como categorias empíricas de análise Instituições Escolares: Grupo Escolar e Escola Municipal; Professoras do Ensino Primário; Materiais e Disciplinas Escolares; Programa Escolar, Aulas e Práticas de Castigo e Festas Escolares. Logo, esse trabalho serve como uma forma sistematizada e uma representação sobre o cenário novaiorquino e sua cultura escolar, uma vez que se constatou em um primeiro momento a socialização advinda de relações construídas fora da escola e em segundo momento a escola enquanto percussora desse processo.
Abstract: This study integrates the studies developed in the research line History, Educational Policies, Work and Human Formation and the Center of Studies and Documentation in History of Education and the Reading Practices- NEDHEL of the Graduate Program in Education of the Federal University of Maranhão and The objective of this research was the History of Education in New York City, MA, starting from the following problem: what is the educational setting and the school culture of New York City - MA from 1938 to 1968. It had as its general objective. : Analyze the educational setting and school culture of New York City - MA from 1938 to 1968 through the memories of students and teachers; and by specific objects: A) to check how New York City residents organized their daily lives; B) to map educational aspects in New York City; C) Describe the aspects of school culture in the studied period; D) Identify the constructed representations of students and teachers about the schools where they studied and taught. For such, the Cultural History was used as theoretical approach, because it allows the insertion of new subjects, objects and sources in the historiographic making, as well as guiding the notions of cultural representations that concerns the way one perceives reality through perceptions and classifications we make, raising them in cultural practices that generate behaviors. Oral History was used as a research method, as it fits in with the assumptions of Cultural History by applying a thematic life history interview with five research subjects who are former students and teachers of New York City. , which is submerged in the waters of the Parnaíba River. It was used as theoretical input Barros (2003), Castro (2017), Castanho (2019), Chartier (1990), Julia (2001), Faria Filho (2000; 2007), Frazão (2018), Halbwaschs (1990), Souza (2004; 2004), Verena (2000; 2005), among others. From the narratives we had as empirical categories of analysis School Institutions: School Group and Municipal School; Primary school teachers; School Materials and Disciplines; School Program, Classes and Practices of Punishment and School Parties. Therefore, this work serves as a systematized form and a representation about the New York scenario and its school culture, once it was verified at first the socialization coming from relationships built outside the school and secondly the school as a percussor of this process.
Palavras-chave: Cultura Escolar
História da Educação do Maranhão
História da Educação de Nova Iorque-MA
School culture
History of Education of Maranhão
History of Education Nova Iorque-MA
Área(s) do CNPq: História da Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: LIRA, João Antônio de Sousa. Das margens à submersão: cenário educacional de Nova Iorque - MA e sua cultura escolar (1938-1968). 2019. 131f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3133
Data de defesa: 29-Nov-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃO ANTONIO-LIRA.pdfDissertação de Mestrado1,22 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.