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Tipo do documento: Dissertação
Título: Tecnologia assistiva e a mobilização de estratégias de aprendizagem de língua estrangeira por aprendizes cegos
Título(s) alternativo(s): Assistive technology and the mobilization of foreign language learning strategies by blind learners
Autor: COSTA , Myrian Cristina Cardoso 
Primeiro orientador: ARAÚJO JUNIOR, João da Silva
Primeiro membro da banca: ARAÚJO JUNIOR, João da Silva
Segundo membro da banca: LIMA-NETO, Vicente
Terceiro membro da banca: ARANHA, Marize Barros Rocha
Quarto membro da banca: SANTOS, Naiara Sales Araújo
Resumo: Esta pesquisa investiga o processo de aprendizagem de língua estrangeira por aprendizes cegos, considerando o uso de recursos de Tecnologia Assistiva e sua implicação para a mobilização de estratégias de aprendizagem. Especificamente, a investigação se detém ao mapeamento dos recursos de Tecnologia Assistiva relacionados à mobilização de estratégias e à identificação das estratégias emergentes, a partir da classificação de Oxford (1990). Esses objetivos estão diretamente relacionados à perspectiva do aprendiz, algo que também é foco da pesquisa, que, no contexto atual, é necessária, uma vez que estudar as diferentes formas como se aprende e os recursos — nesse caso, de TA — que podem implicar nesse aprendizado representa um ganho para as discussões na área de Linguística Aplicada. Em conformidade com isso, tomamos como base os pressupostos da Teoria da Complexidade (MORIN, 2011), noção central para o entendimento do processo de aprendizagem como um Sistema Adaptativo Complexo (SAC), proposto por Larsen-Freeman (1997), bem como discorremos também acerca da área do conhecimento Tecnologia Assistiva, que constitui a ponte da tríade estabelecida aqui e que nos permite verificar mais atentamente como a propriedade do SAC, emergência, se comporta nesse contexto de uso das Estratégias de Aprendizagem. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, etnográfica e de natureza exploratória. A coleta de dados contou com o auxílio de diferentes instrumentos: a Narrativa de Aprendizagem (NA), a entrevista e o questionário — idealizados com base na tipologia de Oxford (1990) —, os quais nos permitiram dialogar com o que os aprendizes trazem à tona. Os resultados apontam para o entendimento do processo de aprendizagem pelos aprendizes cegos como individual, complexo e não-linear. Comprovamos, portanto, com base nos dados analisados, que a perspectiva do aprendiz é de fundamental importância para as discussões sobre aprendizagem e que são cada vez mais necessárias, visto que contribui significativamente. Identificamos, com relação à emergência, um comportamento recorrente da classe direta de estratégias e, mais expressivamente, das estratégias de natureza cognitiva.
Abstract: This research investigates the foreign language learning process by blind learners, considering the use of Assistive Technology resources and their implications for the mobilization of learning strategies. Specifically, the investigation focuses on the mapping of Assistive Technology resources related to the mobilization of strategies and the identification of emerging strategies, based on the Oxford classification (1990). These objectives are directly related to the learner's perspective, something that is also the focus of the research, which, in the current context, is necessary, since studying the different ways of learning and the resources - in this case, of AT - that may imply this learning represents a gain for discussions in the field of Applied Linguistics. Accordingly, we take as a basis the assumptions of Complexity Theory (MORIN, 2011), central notion for understanding the learning process as a Complex Adaptive System (SAC), proposed by Larsen-Freeman (1997), as well as we discuss also about the Assistive Technology knowledge area, which constitutes the bridge of the triad established here and which allows us to check more closely how the SAC property, emergency, behaves in this context of using Learning Strategies. Therefore, we conducted a qualitative, ethnographic and exploratory research. Data collection was supported by different instruments: the Learning Narrative (NA), the interview and the questionnaire - idealized based on the typology of Oxford (1990) -, which allowed us to dialogue with what the learners bring to the afloat. The results point to the understanding of the learning process by blind learners as individual, complex and non-linear. We proved, therefore, based on the data analyzed, that the learner's perspective is of fundamental importance for discussions about learning and that they are increasingly necessary, since it contributes significantly. We identified, in relation to the emergency, a recurrent behavior of the direct class of strategies and, more significantly, of strategies of a cognitive nature.
Palavras-chave: Aprendizagem de língua estrangeira
Estratégias de Aprendizagem
Tecnologia assistiva
Foreign language learning
Learning strategies
Assistive technology
Área(s) do CNPq: Lingüística
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS/CCH
Citação: COSTA, Myrian Cristina Cardoso. Tecnologia assistiva e a mobilização de estratégias de aprendizagem de língua estrangeira por aprendizes cegos. 2020. 149 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3129
Data de defesa: 8-Jun-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

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