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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARVALHO, Eveline Maria da Conceição Sousa e Silva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2858474365376729por
dc.contributor.advisor1MENEZES, Marly Cutrim de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0638846136714735por
dc.contributor.referee1MENEZES, Marly Cutrim de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0638846136714735por
dc.contributor.referee2LEITE, José Assunção Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3626900000959533por
dc.contributor.referee3OLIVEIRA, Rita de Cássia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1362398045749836por
dc.date.accessioned2020-12-29T11:48:31Z-
dc.date.issued2020-04-16-
dc.identifier.citationCARVALHO, Eveline Maria da Conceição Sousa e Silva de. O homo ludens no contexto da dialética platônica na alegoria da caverna: os jogos como estratégia lúdica para o ensino de Filosofia. 2020. 98 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3124-
dc.description.resumoEssa dissertação é o resultado de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFMA, Campus Monte Castelo, Turma 213, do 1º Ano do Curso de Edificações, para o Mestrado Profissional em Filosofia, com o objetivo de aplicar uma estratégia lúdica - o Jogo, para o Ensino de Filosofia, podendo se estender a outras áreas do conhecimento. Os referenciais teóricos principais estão pautados no historiador Johan Huizinga, que parte do pressuposto de que o indivíduo, além de pensar e fabricar, também é lúdico; além da obra “A República” do filósofo Platão e de onde estabelece-se a Dialética platônica como um Jogo em que o pretenso a filósofo precisa passar, destruindo intelectualmente as hipóteses, para chegar ao conhecimento das Formas Ideais - O Mundo Inteligível. Destarte, é na junção do ideal de Homo Ludens, de Huizinga com a Dialética Platônica, que tem-se a pesquisa efetivada na Turma 213, nessa dissertação. Ressaltando que não se tem uma arrogância pedagógica de que a estratégia de ensino seria a mais eficaz e sim uma estratégia contribuinte para as formas de se melhor gerir o conhecimento. A dissertação se deu com o Método Laboratorial, com uma abordagem mista: qualitativa e quantitativa.por
dc.description.abstractThis dissertation is the result of a research carried out at the Federal Institute of a Science and Technology Education - IFMA Campus Monte Castelo class 213 of the 1 st Year of the building course, for the Professuinal Master in Philosophy, with the objective a playful strategy-the game for the Philosophy teaching, which can be extended to other areas of knowledge. The main theoretical references are guided from the historian Johan Huizinga, who assumes that the individual, in addition to thinking and manufacturing, is also playful; in addition to the work The Republic of the philosopher Plato and form where the platonic Dialectic is as a Game in which the wold-be philosopher needs to pass, intellectually destroying the hipotheses to reach the knowledge of Ideal Forms - The intelligible woed. Thus, it is at the junction of the ideal of Homo Ludens de Huizinga with the Platonic Dialectic, that the research carried out in class 213 has been made in this dissertation. Emphasizing that there is no pedagogical arrogance that the teaching strategy woul be the most effective, but rather a contributing strategy for ways to better manage knowledge. The dissertation took place with the Laboratory Method, with a mixed approach: qualitative and quantitative.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2020-12-29T11:48:31Z No. of bitstreams: 1 EVELINEMARIACARVALHO.pdf: 709654 bytes, checksum: b1002e9893aabe1231840d2ee289f76e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-29T11:48:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EVELINEMARIACARVALHO.pdf: 709654 bytes, checksum: b1002e9893aabe1231840d2ee289f76e (MD5) Previous issue date: 2020-04-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLúdicopor
dc.subjectJogopor
dc.subjectDialéticapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectPlayfuleng
dc.subjectLudenseng
dc.subjectDialecticeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectPhilosophyeng
dc.subject.cnpqFilosofiapor
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.titleO homo ludens no contexto da dialética platônica na alegoria da caverna: os jogos como estratégia lúdica para o ensino de Filosofiapor
dc.title.alternativeHomo Ludens in the context of Platonic dialectic in the allegory of the cave: games as a playful strategy for the teaching of Philosophyeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

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