Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3112
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, Jônatas Viégas da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3331749346676958 | por |
dc.contributor.advisor1 | FONTENELLE, Plínio Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7231046240258549 | por |
dc.contributor.referee1 | FONTENELLE, Plínio Santos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7231046240258549 | por |
dc.contributor.referee2 | SILVA, Acildo Leite da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8319209685636448 | por |
dc.contributor.referee3 | LIMA, Veraluce da Silva | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6995876276617003 | por |
dc.contributor.referee4 | SILVA JUNIOR, Almir Ferreira da | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/6839139546415569 | por |
dc.date.accessioned | 2020-03-18T12:01:22Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-06 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jônatas Viégas da. O ensino de filosofia como prática de letramento e suas implicações educacionais para o pensar: o ensino de Filosofia na Unidade Integrada Doutor Almada Lima Filho. 2019. 102 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3112 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem por objetivo o estudo das práticas de letramento, que se caracterizam por enfatizar a prática social da leitura e da escrita e por conceber o conhecimento como algo dialeticamente (re) construído e (re) contextualizado e sobretudo suas implicações no processo de ensino-aprendizagem da disciplina filosofia no ensino fundamental séries finais. Impulsionado pelas necessidades reais dos alunos (6º ano) verificou-se a viabilidade de estabelecer relação entre filosofia e letramento, afim de associar as práticas sociais de letramento, vivenciadas no contexto dos alunos, e possibilitar o diálogo entre os conteúdos da tradição filosófica vigente, ampliando assim o universo interpretativo dos alunos. Como metodologia de pesquisa, pensou-se na estratégia etnográfica no ambiente escolar aliada ao uso eficiente da leitura e da escrita, como artefato para auxiliar na apreensão, compreensão e leitura de mundo alicerçadas pelos conceitos filosóficos legados pela tradição. Visando assim, possibilitar o diálogo entre o contexto sociocultural dos alunos, e, portanto, a ressignificação dos conteúdos ministrados em sala de aula, sobretudo os de caráter filosófico. | por |
dc.description.abstract | The present research aims at the study of literacy practices, which are characterized by emphasizing the social practice of reading and writing and for conceiving knowledge as something dialectically (re) constructed and (re) contextualized and above all its implications in the process of teaching-learning of the discipline philosophy in elementary school final grades. Driven by the students 'real needs (6th year), it was possible to establish a relationship between philosophy and literacy, in order to associate the social practices of literacy, lived in the students' context, and to enable dialogue between the contents of the current philosophical tradition, thus broadening the students' interpretive universe. As a research methodology, the ethnographic strategy in the school environment combined with the efficient use of reading and writing was considered as an artifact to aid in the apprehension, comprehension and reading of the world based on the philosophical concepts inherited by tradition. Aiming at this, to enable the dialogue between the socio-cultural context of the students, and, therefore, the re-signification of the content taught in the classroom, especially those of a philosophical nature. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Sheila MONTEIRO (sheila.monteiro@ufma.br) on 2020-03-18T12:01:22Z No. of bitstreams: 1 JONATAS-SILVA.pdf: 2173398 bytes, checksum: 744e36e7ff54496be12b88fd5de08f7e (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-18T12:01:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JONATAS-SILVA.pdf: 2173398 bytes, checksum: 744e36e7ff54496be12b88fd5de08f7e (MD5) Previous issue date: 2019-05-06 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCH | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino de Filosofia | por |
dc.subject | Práticas sociais | por |
dc.subject | Letramento | por |
dc.subject | Letramento filosófico | por |
dc.subject | Teaching Philosophy | eng |
dc.subject | Social practices | eng |
dc.subject | Literature | eng |
dc.subject | Philosophical Letting | eng |
dc.subject.cnpq | Filosofia | por |
dc.title | O ensino de filosofia como prática de letramento e suas implicações educacionais para o pensar: o ensino de Filosofia na Unidade Integrada Doutor Almada Lima Filho | por |
dc.title.alternative | Philosophy teaching as a literacy practice and its educational implications for thinking: teaching Philosophy in the Integrated Unit Doutor Almada Lima Filho | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JONATAS-SILVA.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,12 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.