Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3112
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Jônatas Viégas da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3331749346676958por
dc.contributor.advisor1FONTENELLE, Plínio Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7231046240258549por
dc.contributor.referee1FONTENELLE, Plínio Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7231046240258549por
dc.contributor.referee2SILVA, Acildo Leite da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8319209685636448por
dc.contributor.referee3LIMA, Veraluce da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6995876276617003por
dc.contributor.referee4SILVA JUNIOR, Almir Ferreira da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6839139546415569por
dc.date.accessioned2020-03-18T12:01:22Z-
dc.date.issued2019-05-06-
dc.identifier.citationSILVA, Jônatas Viégas da. O ensino de filosofia como prática de letramento e suas implicações educacionais para o pensar: o ensino de Filosofia na Unidade Integrada Doutor Almada Lima Filho. 2019. 102 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3112-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo o estudo das práticas de letramento, que se caracterizam por enfatizar a prática social da leitura e da escrita e por conceber o conhecimento como algo dialeticamente (re) construído e (re) contextualizado e sobretudo suas implicações no processo de ensino-aprendizagem da disciplina filosofia no ensino fundamental séries finais. Impulsionado pelas necessidades reais dos alunos (6º ano) verificou-se a viabilidade de estabelecer relação entre filosofia e letramento, afim de associar as práticas sociais de letramento, vivenciadas no contexto dos alunos, e possibilitar o diálogo entre os conteúdos da tradição filosófica vigente, ampliando assim o universo interpretativo dos alunos. Como metodologia de pesquisa, pensou-se na estratégia etnográfica no ambiente escolar aliada ao uso eficiente da leitura e da escrita, como artefato para auxiliar na apreensão, compreensão e leitura de mundo alicerçadas pelos conceitos filosóficos legados pela tradição. Visando assim, possibilitar o diálogo entre o contexto sociocultural dos alunos, e, portanto, a ressignificação dos conteúdos ministrados em sala de aula, sobretudo os de caráter filosófico.por
dc.description.abstractThe present research aims at the study of literacy practices, which are characterized by emphasizing the social practice of reading and writing and for conceiving knowledge as something dialectically (re) constructed and (re) contextualized and above all its implications in the process of teaching-learning of the discipline philosophy in elementary school final grades. Driven by the students 'real needs (6th year), it was possible to establish a relationship between philosophy and literacy, in order to associate the social practices of literacy, lived in the students' context, and to enable dialogue between the contents of the current philosophical tradition, thus broadening the students' interpretive universe. As a research methodology, the ethnographic strategy in the school environment combined with the efficient use of reading and writing was considered as an artifact to aid in the apprehension, comprehension and reading of the world based on the philosophical concepts inherited by tradition. Aiming at this, to enable the dialogue between the socio-cultural context of the students, and, therefore, the re-signification of the content taught in the classroom, especially those of a philosophical nature.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sheila MONTEIRO (sheila.monteiro@ufma.br) on 2020-03-18T12:01:22Z No. of bitstreams: 1 JONATAS-SILVA.pdf: 2173398 bytes, checksum: 744e36e7ff54496be12b88fd5de08f7e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-18T12:01:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JONATAS-SILVA.pdf: 2173398 bytes, checksum: 744e36e7ff54496be12b88fd5de08f7e (MD5) Previous issue date: 2019-05-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Filosofiapor
dc.subjectPráticas sociaispor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectLetramento filosóficopor
dc.subjectTeaching Philosophyeng
dc.subjectSocial practiceseng
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectPhilosophical Lettingeng
dc.subject.cnpqFilosofiapor
dc.titleO ensino de filosofia como prática de letramento e suas implicações educacionais para o pensar: o ensino de Filosofia na Unidade Integrada Doutor Almada Lima Filhopor
dc.title.alternativePhilosophy teaching as a literacy practice and its educational implications for thinking: teaching Philosophy in the Integrated Unit Doutor Almada Lima Filhoeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JONATAS-SILVA.pdfDissertação de Mestrado2,12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.