Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3103
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Mayara Carvalhal de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1094443062917033por
dc.contributor.advisor1SALVADOR, Emanuel Péricles-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0497305955489088por
dc.contributor.advisor-co1URTADO, Christiano Bertoldo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2027520350455998por
dc.contributor.referee1SALVADOR, Emanuel Péricles-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0497305955489088por
dc.contributor.referee2URTADO, Christiano Bertoldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2027520350455998por
dc.contributor.referee3BEZERRA, Alex Fabiano Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9491943053279706por
dc.contributor.referee4CARVALHO, Wellington Roberto Gomes de-
dc.contributor.referee5SIQUEIRA FILHO, Mário Alves de-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4816046653397785por
dc.date.accessioned2020-03-11T17:01:37Z-
dc.date.issued2019-12-04-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Mayara Carvalhal de. Nível de atividade física e aptidão física de estudantes do ensino médio da rede pública estadual de escolas de tempo integral e parcial do município de São Luís, Maranhão. 2019.16 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduacao em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3103-
dc.description.resumoObjetivo: Avaliar o nível de atividade física (NAF) e aptidão física (APF) de estudantes de 15 a 17 anos de ambos os sexos matriculados no ensino médio em escolas da rede pública estadual de tempo integral e parcial do município de São Luís, MA. Materiais e métodos: Estudo descritivo correlacional, epidemiológico, de caráter transversal, com análise quantitativa. Amostra de 593 alunos da rede pública estadual de ensino médio; destes, 271 de escolas integrais e 322 de escolas parciais. 312 do sexo feminino e 281 do masculino. Visitaram-se seis escolas e coletaram-se os dados em um único momento. Em sala de aula aplicou-se um questionário contendo questões socioeconômicas, ambientais, sociais e relacionadas à prática de atividade física e realizaram-se medidas antropométricas (peso e altura) e uma bateria de testes de aptidão física relacionada à saúde (teste de flexibilidade no Banco de Wells, teste de abdominal 1 minuto, dinamometria, corrida de resistência de 6 minutos e circunferência da cintura. Análise estatística: Para normalidade de variáveis quantitativas contínuas, utilizou-se o teste de Kolmogorov-Smirnov. Dados tratados por procedimentos descritivos de frequências absoluta e relativa, média, mediana, desvio padrão (DP), e intervalo de confiança de 95%. Em medidas de associação, utilizou-se o teste do Qui-quadrado (X²), seguido da modelagem de Regressão Logística Binária. As variáveis que apresentaram valor de p do teste de qui-quadrado <0,20, foram incluídas na modelagem estatística. Para todas as análises estatísticas, utilizou-se um erro α de 5% e β de 10%. O pacote estatístico foi o SPSS, versão 23. Resultados: À medida que aumenta a idade, diminui as chances de ser fisicamente ativo em 21%; ser do sexo masculino, aumenta em 3,6 vezes as chances de ser fisicamente ativo; quanto maior o grau de instrução do chefe da família, diminui as chances em 1% de ser fisicamente ativo; bairros com áreas verdes, praças e parques aumentam as chances em 71% de serem fisicamente ativos; ser estimulados pelos amigos diminui em 2% as chances de ser fisicamente ativo. Conclusão: O tipo de escola não tem associação com o nível de atividade física.por
dc.description.abstractObjective: To evaluate the level of physical activity (NAF) and physical fitness (APF) of students aged 15 to 17 of both genders enrolled in high school in state and full-time public schools in São Luís, MA. Materials and methods: Cross-sectional descriptive correlational epidemiological study with quantitative analysis. Sample of 593 students from the state public high school network; of these, 271 from full schools and 322 from partial schools. 312 females and 281 males. Six schools were visited and data collected in a single moment. In the classroom, a questionnaire containing socioeconomic, environmental, social and physical activity-related questions was applied and anthropometric measurements (weight and height) and a battery of health-related physical fitness tests (flexibility test in the Wells bench, 1-minute abdominal test, dynamometry, 6-minute endurance run and waist circumference Statistical analysis: For normality of continuous quantitative variables, the Kolmogorov-Smirnov test was used. absolute and relative, mean, median, standard deviation (SD), and 95% confidence interval.In association measures, the Chi-square test (X²) was used, followed by Binary Logistic Regression modeling. which presented a p-value of the chi-square test <0.20, were included in the statistical modeling. α error of 5% and β of 10% The statistical package was the SPSS version 23. Results: As age increases, the chances of being physically active decrease by 21%; being male increases the odds of being physically active by 3.6 times; the higher the householder's level of education, the 1% less chance of being physically active; green neighborhoods, plazas, and parks increase the chances of being physically active by 71 percent; Being stimulated by friends decreases the chances of being physically active by 2%. Conclusion: the type of school has no association with the level of physical activity.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2020-03-11T17:01:37Z No. of bitstreams: 1 MAYARAOLIVEIRA.pdf: 136444 bytes, checksum: 3fa25e1809636ff620fe9ccddfa2dfa9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-11T17:01:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MAYARAOLIVEIRA.pdf: 136444 bytes, checksum: 3fa25e1809636ff620fe9ccddfa2dfa9 (MD5) Previous issue date: 2019-12-04eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBSpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUACAO EM EDUCAÇÃO FÍSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAdolescentepor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectAtividade físicapor
dc.subjectAptidão físicapor
dc.subjectAdolescentpor
dc.subjectSchoolspor
dc.subjectMotor activitypor
dc.subjectPhysical fitnesspor
dc.subject.cnpqEducação Físicapor
dc.titleNível de atividade física e aptidão física de estudantes do ensino médio da rede pública estadual de escolas de tempo integral e parcial do município de São Luís, Maranhãopor
dc.title.alternativeLevel of physical activity and physical fitness for high school students from the state public network of full-time and part-time schools in the city of São Luís, Maranhãoeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAYARAOLIVEIRA.pdfDissertação de Mestrado133,25 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.