Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3103
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | OLIVEIRA, Mayara Carvalhal de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1094443062917033 | por |
dc.contributor.advisor1 | SALVADOR, Emanuel Péricles | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0497305955489088 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | URTADO, Christiano Bertoldo | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2027520350455998 | por |
dc.contributor.referee1 | SALVADOR, Emanuel Péricles | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0497305955489088 | por |
dc.contributor.referee2 | URTADO, Christiano Bertoldo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2027520350455998 | por |
dc.contributor.referee3 | BEZERRA, Alex Fabiano Santos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9491943053279706 | por |
dc.contributor.referee4 | CARVALHO, Wellington Roberto Gomes de | - |
dc.contributor.referee5 | SIQUEIRA FILHO, Mário Alves de | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/4816046653397785 | por |
dc.date.accessioned | 2020-03-11T17:01:37Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-04 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Mayara Carvalhal de. Nível de atividade física e aptidão física de estudantes do ensino médio da rede pública estadual de escolas de tempo integral e parcial do município de São Luís, Maranhão. 2019.16 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduacao em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3103 | - |
dc.description.resumo | Objetivo: Avaliar o nível de atividade física (NAF) e aptidão física (APF) de estudantes de 15 a 17 anos de ambos os sexos matriculados no ensino médio em escolas da rede pública estadual de tempo integral e parcial do município de São Luís, MA. Materiais e métodos: Estudo descritivo correlacional, epidemiológico, de caráter transversal, com análise quantitativa. Amostra de 593 alunos da rede pública estadual de ensino médio; destes, 271 de escolas integrais e 322 de escolas parciais. 312 do sexo feminino e 281 do masculino. Visitaram-se seis escolas e coletaram-se os dados em um único momento. Em sala de aula aplicou-se um questionário contendo questões socioeconômicas, ambientais, sociais e relacionadas à prática de atividade física e realizaram-se medidas antropométricas (peso e altura) e uma bateria de testes de aptidão física relacionada à saúde (teste de flexibilidade no Banco de Wells, teste de abdominal 1 minuto, dinamometria, corrida de resistência de 6 minutos e circunferência da cintura. Análise estatística: Para normalidade de variáveis quantitativas contínuas, utilizou-se o teste de Kolmogorov-Smirnov. Dados tratados por procedimentos descritivos de frequências absoluta e relativa, média, mediana, desvio padrão (DP), e intervalo de confiança de 95%. Em medidas de associação, utilizou-se o teste do Qui-quadrado (X²), seguido da modelagem de Regressão Logística Binária. As variáveis que apresentaram valor de p do teste de qui-quadrado <0,20, foram incluídas na modelagem estatística. Para todas as análises estatísticas, utilizou-se um erro α de 5% e β de 10%. O pacote estatístico foi o SPSS, versão 23. Resultados: À medida que aumenta a idade, diminui as chances de ser fisicamente ativo em 21%; ser do sexo masculino, aumenta em 3,6 vezes as chances de ser fisicamente ativo; quanto maior o grau de instrução do chefe da família, diminui as chances em 1% de ser fisicamente ativo; bairros com áreas verdes, praças e parques aumentam as chances em 71% de serem fisicamente ativos; ser estimulados pelos amigos diminui em 2% as chances de ser fisicamente ativo. Conclusão: O tipo de escola não tem associação com o nível de atividade física. | por |
dc.description.abstract | Objective: To evaluate the level of physical activity (NAF) and physical fitness (APF) of students aged 15 to 17 of both genders enrolled in high school in state and full-time public schools in São Luís, MA. Materials and methods: Cross-sectional descriptive correlational epidemiological study with quantitative analysis. Sample of 593 students from the state public high school network; of these, 271 from full schools and 322 from partial schools. 312 females and 281 males. Six schools were visited and data collected in a single moment. In the classroom, a questionnaire containing socioeconomic, environmental, social and physical activity-related questions was applied and anthropometric measurements (weight and height) and a battery of health-related physical fitness tests (flexibility test in the Wells bench, 1-minute abdominal test, dynamometry, 6-minute endurance run and waist circumference Statistical analysis: For normality of continuous quantitative variables, the Kolmogorov-Smirnov test was used. absolute and relative, mean, median, standard deviation (SD), and 95% confidence interval.In association measures, the Chi-square test (X²) was used, followed by Binary Logistic Regression modeling. which presented a p-value of the chi-square test <0.20, were included in the statistical modeling. α error of 5% and β of 10% The statistical package was the SPSS version 23. Results: As age increases, the chances of being physically active decrease by 21%; being male increases the odds of being physically active by 3.6 times; the higher the householder's level of education, the 1% less chance of being physically active; green neighborhoods, plazas, and parks increase the chances of being physically active by 71 percent; Being stimulated by friends decreases the chances of being physically active by 2%. Conclusion: the type of school has no association with the level of physical activity. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2020-03-11T17:01:37Z No. of bitstreams: 1 MAYARAOLIVEIRA.pdf: 136444 bytes, checksum: 3fa25e1809636ff620fe9ccddfa2dfa9 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-11T17:01:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MAYARAOLIVEIRA.pdf: 136444 bytes, checksum: 3fa25e1809636ff620fe9ccddfa2dfa9 (MD5) Previous issue date: 2019-12-04 | eng |
dc.description.sponsorship | FAPEMA | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBS | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUACAO EM EDUCAÇÃO FÍSICA | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Adolescente | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Atividade física | por |
dc.subject | Aptidão física | por |
dc.subject | Adolescent | por |
dc.subject | Schools | por |
dc.subject | Motor activity | por |
dc.subject | Physical fitness | por |
dc.subject.cnpq | Educação Física | por |
dc.title | Nível de atividade física e aptidão física de estudantes do ensino médio da rede pública estadual de escolas de tempo integral e parcial do município de São Luís, Maranhão | por |
dc.title.alternative | Level of physical activity and physical fitness for high school students from the state public network of full-time and part-time schools in the city of São Luís, Maranhão | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MAYARAOLIVEIRA.pdf | Dissertação de Mestrado | 133,25 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.