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Tipo do documento: Dissertação
Título: Nível de atividade física e aptidão física de estudantes do ensino médio da rede pública estadual de escolas de tempo integral e parcial do município de São Luís, Maranhão
Título(s) alternativo(s): Level of physical activity and physical fitness for high school students from the state public network of full-time and part-time schools in the city of São Luís, Maranhão
Autor: OLIVEIRA, Mayara Carvalhal de 
Primeiro orientador: SALVADOR, Emanuel Péricles
Primeiro coorientador: URTADO, Christiano Bertoldo
Primeiro membro da banca: SALVADOR, Emanuel Péricles
Segundo membro da banca: URTADO, Christiano Bertoldo
Terceiro membro da banca: BEZERRA, Alex Fabiano Santos
Quarto membro da banca: CARVALHO, Wellington Roberto Gomes de
Quinto membro da banca: SIQUEIRA FILHO, Mário Alves de
Resumo: Objetivo: Avaliar o nível de atividade física (NAF) e aptidão física (APF) de estudantes de 15 a 17 anos de ambos os sexos matriculados no ensino médio em escolas da rede pública estadual de tempo integral e parcial do município de São Luís, MA. Materiais e métodos: Estudo descritivo correlacional, epidemiológico, de caráter transversal, com análise quantitativa. Amostra de 593 alunos da rede pública estadual de ensino médio; destes, 271 de escolas integrais e 322 de escolas parciais. 312 do sexo feminino e 281 do masculino. Visitaram-se seis escolas e coletaram-se os dados em um único momento. Em sala de aula aplicou-se um questionário contendo questões socioeconômicas, ambientais, sociais e relacionadas à prática de atividade física e realizaram-se medidas antropométricas (peso e altura) e uma bateria de testes de aptidão física relacionada à saúde (teste de flexibilidade no Banco de Wells, teste de abdominal 1 minuto, dinamometria, corrida de resistência de 6 minutos e circunferência da cintura. Análise estatística: Para normalidade de variáveis quantitativas contínuas, utilizou-se o teste de Kolmogorov-Smirnov. Dados tratados por procedimentos descritivos de frequências absoluta e relativa, média, mediana, desvio padrão (DP), e intervalo de confiança de 95%. Em medidas de associação, utilizou-se o teste do Qui-quadrado (X²), seguido da modelagem de Regressão Logística Binária. As variáveis que apresentaram valor de p do teste de qui-quadrado <0,20, foram incluídas na modelagem estatística. Para todas as análises estatísticas, utilizou-se um erro α de 5% e β de 10%. O pacote estatístico foi o SPSS, versão 23. Resultados: À medida que aumenta a idade, diminui as chances de ser fisicamente ativo em 21%; ser do sexo masculino, aumenta em 3,6 vezes as chances de ser fisicamente ativo; quanto maior o grau de instrução do chefe da família, diminui as chances em 1% de ser fisicamente ativo; bairros com áreas verdes, praças e parques aumentam as chances em 71% de serem fisicamente ativos; ser estimulados pelos amigos diminui em 2% as chances de ser fisicamente ativo. Conclusão: O tipo de escola não tem associação com o nível de atividade física.
Abstract: Objective: To evaluate the level of physical activity (NAF) and physical fitness (APF) of students aged 15 to 17 of both genders enrolled in high school in state and full-time public schools in São Luís, MA. Materials and methods: Cross-sectional descriptive correlational epidemiological study with quantitative analysis. Sample of 593 students from the state public high school network; of these, 271 from full schools and 322 from partial schools. 312 females and 281 males. Six schools were visited and data collected in a single moment. In the classroom, a questionnaire containing socioeconomic, environmental, social and physical activity-related questions was applied and anthropometric measurements (weight and height) and a battery of health-related physical fitness tests (flexibility test in the Wells bench, 1-minute abdominal test, dynamometry, 6-minute endurance run and waist circumference Statistical analysis: For normality of continuous quantitative variables, the Kolmogorov-Smirnov test was used. absolute and relative, mean, median, standard deviation (SD), and 95% confidence interval.In association measures, the Chi-square test (X²) was used, followed by Binary Logistic Regression modeling. which presented a p-value of the chi-square test <0.20, were included in the statistical modeling. α error of 5% and β of 10% The statistical package was the SPSS version 23. Results: As age increases, the chances of being physically active decrease by 21%; being male increases the odds of being physically active by 3.6 times; the higher the householder's level of education, the 1% less chance of being physically active; green neighborhoods, plazas, and parks increase the chances of being physically active by 71 percent; Being stimulated by friends decreases the chances of being physically active by 2%. Conclusion: the type of school has no association with the level of physical activity.
Palavras-chave: Adolescente
Escola
Atividade física
Aptidão física
Adolescent
Schools
Motor activity
Physical fitness
Área(s) do CNPq: Educação Física
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUACAO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Citação: OLIVEIRA, Mayara Carvalhal de. Nível de atividade física e aptidão física de estudantes do ensino médio da rede pública estadual de escolas de tempo integral e parcial do município de São Luís, Maranhão. 2019.16 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduacao em Educação Física) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3103
Data de defesa: 4-Dez-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

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