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Tipo do documento: Dissertação
Título: Qualidade do sono e alterações metabólicas em professores da rede pública de ensino
Título(s) alternativo(s): Sleep quality and metabolic changes in public school teachers
Autor: SILVA, Anne Caroline Silva e 
Primeiro orientador: MONTEIRO, Sally Cristina Moutinho
Primeiro membro da banca: MONTEIRO, Sally Cristina Moutinho
Segundo membro da banca: SOUSA, Rosângela maria Lopes de
Terceiro membro da banca: LIMA , Renata Monteiro
Quarto membro da banca: VIDAL, Flávia Castello Branco
Resumo: Introdução: A profissão docente é considerada pela Organização Internacional do Trabalho como uma das mais estressantes, devido suas atribuições que não se restringem à sala de aula. Os professores são profissionais de extrema importância para a sociedade e estão sujeitos a diversos fatores estressores em especial a privação do sono, esta que está associada a várias consequências adversas no metabolismo, culminando em fatores de risco para doenças cardiovasculares. Objetivo: Verificar a qualidade do sono e possíveis alterações metabólicas em professores do ensino médio público durante um semestre letivo. Métodos: Estudo do tipo longitudinal com coleta realizada no início e final do semestre letivo (1ª e 2ª etapa), em escola Estadual Pública, na Cidade de São Luís/MA. Os dados coletados foram hábitos de vida e histórico de saúde, qualidade do sono; pressão arterial sistólica e diastólica; frequência cardíaca; índices antropométricos e amostra de sangue para determinação de glicose, triglicerídeos e colesterol total. Resultados: A amostra foi composta por 27 professores com média de idade de 44,7 anos. Houve maior prevalência do gênero feminino com 70,4% (19/27). As concentrações séricas da glicemia (92,30 ± 19,177 vs 108,85 ± 45,640) e do colesterol total (161,00 ± 32,821 vs 173,59 ± 97,708), na 1ª e 2ª etapa, mostraram-se estatisticamente significativos (p< 0,025 e p< 0,001, respectivamente). Entretanto, a comparação entre a concentração sérica na 1ª e 2ª etapa de triglicerídeos (211,74 ± 101,956 vs 194,56 ± 115,435) e os valores médios da pressão arterial sistólica (122,11 ± 18,71 vs 132,04 ± 27,85), diastólica (73,96 ± 11,30 vs 80,78 ± 16,09) e frequência cardíaca (74,00 ± 10,817 vs 71,67 ± 8,481) não obtiveram diferença significativa (p< 0,604, 0,291, 0,500 e 0,542, respectivamente), assim como a variável qualidade subjetiva do sono (p<0,500) comparando a 1ª e a 2ª etapas. A má qualidade do sono mostrou-se com valores mais elevados na segunda etapa (66,7% vs 100%), assim como a disfunção diurna do sono (29,6% vs 33,3%), evidenciando valores significativos (p<0,001 para ambos parâmetros). Conclusão: As variáveis da qualidade do sono apresentaram diferenças significativas entre as etapas do estudo, principalmente na qualidade, disfunção diurna e eficiência do sono. Assim como os resultados das análises laboratoriais do colesterol total e glicemia, os quais sofreram elevações em seus parâmetros. Esses dados evidenciam que a alteração na qualidade do sono afetou o metabolismo glicídico e lipídico, podendo ser um fator disparador de doenças cardiovasculares. Contudo, devido ao pequeno número amostral e um acompanhamento de curto período mais estudos nessa área devem ser realizados.
Abstract: Introduction: The teaching profession is considered by the International Labor Organization as one of the most stressful, because its attributions are not restricted to the classroom. Teachers are professionals of extreme importance to society and are subject to several stressors especially sleep deprivation. Sleep deprivation is associated with several adverse consequences, culminating in risk factors for cardiovascular disease. Objective: To verify the quality of sleep and possible metabolic changes in public high school teachers during a school semester. Methods: Longitudinal study with collection performed at the beginning and end of the school semester, in a Public State School, in the city of São Luís/MA. The data collected were life habits and health history, sleep quality; systolic and diastolic blood pressure; heart rate; anthropometric indices and blood sample (fasting) for determination of glucose, triglycerides and total cholesterol. Results: The sample consisted of 27 teachers with a mean age of 44.7 years. There was a higher prevalence of the female gender with 70.4% (19/27), as well as people with self-reported hypertension - 66.7% (18/27). Serum glucose concentrations (92.30 ± 19.177 vs 108.85 ± 45.640) and total cholesterol (161.00 ± 32.821 vs 173.59 ± 97.708) in the 1st and 2nd stages were statistically (p < 0.025 and p <0.001, respectively). However, the comparison between the serum concentration in the 1st and 2nd stage of triglycerides (211.74 ± 101.956 vs 194.56 ± 115.435) and mean values of systolic blood pressure (122.11 ± 18.71 vs 132.04 ± 27.85), diastolic (73.96 ± 11.30 vs 80.78 ± 16.09) and heart rate (74.00 ± 10.817 vs 71.67 ± 8.481) did not have a significant difference (p <0.604, 0.291 , 0.500 and 0.542, respectively). The subjective sleep quality variable, which deals with the perception about sleep quality of the individual, did not show statistically significant values (p <0.500) comparing the 1st and 2nd stages. In turn, poor sleep quality showed higher values in the second stage (66.7% vs 100%), as well as daytime sleep dysfunction (29.6% vs 33.3%), evidencing values statistically significant (p <0.001 for both parameters). Conclusion: Sleep quality variables presented significant differences between the stages of the study, mainly regarding quality, daytime dysfunction and sleep efficiency. As well as the results of the laboratory tests of blood levels of total cholesterol and glycemia, which suffered elevations in their parameters. These data show that the alteration in sleep quality affected the glycidic and lipid metabolism, and may be a triggering factor for cardiovascular diseases. However, due to the small sample size and short-term follow-up more studies in this area should be carried out.
Palavras-chave: Professores
Sono
Qualidade do sono
parâmetros bioquímicos
Teachers
Sleep
Sleep quality
Biochemical parameters
Área(s) do CNPq: Ciências da Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DO ADULTO E DA CRIANÇA/CCBS
Citação: SILVA, Anne Caroline Silva e. Qualidade do sono e alterações metabólicas em professores da rede pública de ensino. 2019.88 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adulto e da Criança/CCBS) - Universidade Federal do Maranhão, São luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3101
Data de defesa: 12-Jul-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DO ADULTO

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