Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/31
Tipo do documento: Dissertação
Título: O currículo de arte na educação de jovens e adultos: reflexão acerca de uma proposta curricular para o segundo segmento do ensino fundamental na rede municipal de educação de São Luís MA.
Título(s) alternativo(s): Curriculum of art in youth and adult education: reflection on curriculum proposal for the second segment of elementary education in the municipal network education of São Luís - MA
Autor: MACHADO, Rosifrance Candeira 
Primeiro orientador: MANZKE, José Fernando
Primeiro membro da banca: CORRÊA, Norton Figueiredo
Resumo: Este estudo faz uma análise da Proposta Curricular de Arte para o II Segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), elaborada por professores de Arte da rede municipal de São Luís/MA, vinculados à Superintendência da Área de Educação de Jovens e Adultos (SAEJA). O estudo reflete acerca do texto da Proposta Curricular, ainda não publicado. E faz algumas considerações relevantes à sua divulgação, bem como à sua implementação nas escolas. Analisa ainda o ensino de Arte praticado nas escolas da rede municipal, buscando dados em análises documentais, entrevistas e aplicação de questionários feita em escolas que ofertam a EJA. Na pesquisa foram investigadas quatro escolas, cerca de vinte alunos e quatro professores da disciplina, além de servidores ligados à SAEJA. O estudo faz parte da Linha de pesquisa LP2 Cultura, Educação e Sociedade do Programa de Pós-Graduação Cultura e Sociedade Mestrado Interdisciplinar- da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Abstract: This study is an analysis of the Art Curriculum Proposal for the II Segment of Youth and Adult Education (EJA), drawn by art teachers of the municipal network of São Luís/MA, linked to the Supervision of Youth and Adult Education Area (SAEJA). The study reflects about the text of the Proposed Curriculum, not yet published. And makes some relevant considerations to its disclosure, as well as its implementation in schools. Also analyze the teaching of Art practiced in schools of the municipal network, seeking information on documentary analyses, interviews and questionnaire application made on schools that offer the EJA. In the search were investigated four schools, about twenty students and four teachers of discipline, in addition to servers attached to SAEJA. The study is part of the research line LP2 Culture, Education and Society Program of Postgraduate Culture and Society Federal University of Maranhão (UFMA) Interdisciplinary Masters.
Palavras-chave: Proposta Curricular
Arte
EJA
Curriculum Proposal
Art
EJA
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Cultura e Sociedade
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: MACHADO, Rosifrance Candeira.O currículo de arte na educação de jovens e adultos: reflexão acerca de uma proposta curricular para o segundo segmento do ensino fundamental na rede municipal de Educação de São Luís MA. 2012. 193 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/31
Data de defesa: 4-Jul-2012
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Rosifrance.pdf2,05 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.