Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/30
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCHAVES, César Roberto Castropt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0073490075488982por
dc.contributor.advisor1CORRÊA, Alexandre Fernandespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2963281229506007por
dc.date.accessioned2016-08-16T18:10:26Z-
dc.date.available2013-02-06pt_BR
dc.date.issued2012-12-20pt_BR
dc.identifier.citationCHAVES, César Roberto Castro. Educação patrimonial no bairro do Desterro: estudos sobre os projetos de patrimonialização no Centro Histórico de São Luís - MA. 2012. 129 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/30-
dc.description.resumoTrata-se de uma pesquisa social sobre os programas de educação patrimonial no bairro do Desterro, de modo a discutir e refletir sobre alguns aspectos que parecem caracterizar a retórica da patrimonialização em São Luís - MA. Na busca pela compreensão da lógica preservacionista local, em meio a conflitos e enfrentamentos por parte de instâncias sociais menos favorecidas e órgãos de preservação, esse trabalho, apoiado nos teóricos dos Estudos Culturais, teve como objetivo perceber e discutir a natureza dos enfrentamentos, conflitos e imperativos na gestão patrimonial do centro histórico de São Luís, especialmente pela circunstância do bairro do Desterro, caracterizar-se pelo uso predominantemente residencial. Percebemos que, a partir dos dados obtidos com a pesquisa, a realidade local revela um quadro sócio-cultural no qual as políticas públicas de patrimônio têm sido pautadas em práticas pouco participativas e democráticas. Constata-se a ausência de instâncias mediadoras dos pontos de conflito - como na inexistência de conselhos de cultura e de patrimônio -, entre setores comunitários e poder público, prevalecendo o apelo às grandes narrativas discursivas do patrimônio histórico. Tais narrativas têm servido para ocultar os diversos conflitos, ao cultuar o monumento de pedra e cal, de viés elitista, em detrimento dos usos sociais do patrimônio, ou seja, das representações, temporalidades e necessidades imediatas das pessoas que moram ou fazem algum tipo de uso cotidiano do centro histórico de São Luís - MA.por
dc.description.abstractIl s'agit d'une enquête sur les programmes sociaux d'éducation au patrimoine dans le quartier du Desterro, de discuter et de réfléchir sur quelques aspects qui semblent caractériser la rhétorique de la patrimonialisation à São Luís - MA. Dans la quête de la compréhension de la logique préservationniste lieu au milieu des conflits et des confrontations par cas préservation sociale et orgue défavorisés, ce travail a soutenu la théorie des études culturelles, visant à comprendre et à discuter de la nature des affrontements, les conflits et impératifs de gestion d'actifs dans le centre historique de Saint-Louis, en particulier par le fait que le quartier de l'exil, caractérisé par l'utilisation dominante résidentielle. Nous sommes conscients que, à partir des données obtenues à partir de la recherche, de la réalité locale révèle un cadre socio-culturel dans lequel les politiques du patrimoine public ont été guidés par participatif peu pratique et démocratique. Il y a eu un manque de médiations de points chauds - comme en l'absence d'avis de la culture et du patrimoine - entre les secteurs gouvernementaux et communautaires, l'appel vigueur discursive aux grands récits du patrimoine historique. Ces récits ont servi à cacher les différents conflits, pour adorer le monument de pierre et de chaux, de parti pris élitiste au détriment des usages sociaux de la propriété, c'est à dire, des représentations, des temporalités et des besoins immédiats des personnes qui vivent ou faire une sorte de utilisation quotidienne du centre historique de São Luís - MA.fra
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-16T18:10:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao Cesar Chaves.pdf: 3130892 bytes, checksum: 97424ec1f8ba2463a0b7bf843a1ac11c (MD5) Previous issue date: 2012-12-20eng
dc.description.sponsorshipFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃOpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCultura e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas de Patrimôniopor
dc.subjectEducação Patrimonialpor
dc.subjectCentro Históricopor
dc.subjectSão Luíspor
dc.subjectPolitique du patrimoinefra
dc.subjectÉducation au patrimoinefra
dc.subjectCentre Historiquefra
dc.subjectSão Luís - MAfra
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA URBANApor
dc.titleEducação patrimonial no bairro do Desterro: estudos sobre os projetos de patrimonialização no Centro Histórico de São Luís - MApor
dc.title.alternativeÉducation au patrimoine dans le quartier du Desterro: les études sur les projets patrimoniaux dans le Centre Historique de São Luís - MAfra
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertacao Cesar Chaves.pdf3,06 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.