Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3095
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | CORVÊLO, Edilene Pereira Boaes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1487598852099133 | por |
dc.contributor.advisor1 | FAÇANHA, Luciano da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7318884096236926 | por |
dc.contributor.referee1 | FAÇANHA, Luciano da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7318884096236926 | por |
dc.contributor.referee2 | CARVALHO, Zilmara de Jesus Viana de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2083775393424616 | por |
dc.contributor.referee3 | FREITAS, Flávio Luiz Castro de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2128304906555701 | por |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T15:50:31Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-30 | - |
dc.identifier.citation | CORVÊLO, Edilene Pereira Boaes. Educação do Emílio em Jean-Jacques Rousseau: investigação sobre uma pedagogia para a docência de filosofia no Ensino Médio. 2019. 121 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3095 | - |
dc.description.resumo | Objetiva nesse trabalho analisar o atrelamento do pensar filosófico a docência de duas maneiras: pelo alcance da reflexão filosófico-política com a finalidade educacional do homem (ideia rousseauniana), e pela formação filosófica que se deseja. Diante destes pressupostos, há a visibilidade de uma Filosofia cuja prática se faz pedagogia para formar o cidadão. Uma alusão ao pensamento de Rousseau dentro de sua obra Emílio ou da Educação, de formar o jovem para o exercício de uma forma de pensar que é autônoma e livre em suas possibilidades. Partir da perspectiva teórica do filósofo genebrino, analisar e descrever sua concepção de educação enquanto processo e referência na questão do ensino, se se educa para a vida ou não, na perspectiva rousseauniana da educação negativa. O filósofo genebrino acreditava que o educador/preceptor deveria deixar com que a criança partisse da sua própria natureza, a partir de uma liberdade bem regrada. A pesquisa foi realizada junto aos professores (grupo amostral) de Filosofia do Ensino Médio de Alcântara-MA, nas escolas da Rede Estadual e no IFMA/Campus-Alcântara-MA, tendo como a metodologia descritiva-quantitativa, a partir pesquisa de campo, sendo embasado em entrevistas estruturadas e questionários desenvolvidos na busca de identificar se a teoria rousseaniana tem ressonância significativa no modo de ensinar do educador e se reforça a autonomia do educando. | por |
dc.description.abstract | The aim of this work is to analyze the link between philosophical thinking and teaching in two ways: the scope of philosophical-political reflection with the educational purpose of man (Rousseauian idea), and the philosophical formation desired. Faced with these presuppositions, there is the visibility of a Philosophy whose practice is pedagogy to form the citizen. An allusion to the thought of Rousseau in his Emilio or Education, to form the young for the exercise of a way of thinking that is autonomous and free in its possibilities. From the theoretical perspective of the Geneva philosopher, to analyze and describe his conception of education as a process and reference in the question of education, if one is educated for life or not, in Rousseau's perspective of negative education. The Genevan philosopher believed that the educator / preceptor should let the child depart from his own nature, from a well-governed freedom. The research was carried out with the professors (sample group) of the Higher Education Philosophy of Alcântara-MA, in the schools of the State Network and in the IFMA / Campus-Alcântara-MA, having as methodology, descriptive-quantitative, from field research, being based on interviews structured and questionnaires developed in the search to identify if the Rousseauian theory has a significant resonance in the way of teaching of the educator and reinforces the autonomy of the student. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2020-03-05T15:50:31Z No. of bitstreams: 1 EdileneCorvêlo.pdf: 2065524 bytes, checksum: 2db61b4f256b31c09190312d1cb930d1 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-05T15:50:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EdileneCorvêlo.pdf: 2065524 bytes, checksum: 2db61b4f256b31c09190312d1cb930d1 (MD5) Previous issue date: 2019-04-30 | eng |
dc.description.sponsorship | CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCH | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino de Filosofia | por |
dc.subject | Educador | por |
dc.subject | Rousseau | por |
dc.subject | Educação negativa | por |
dc.subject | Teaching Philosophy | por |
dc.subject | Educator | por |
dc.subject | Rousseau | por |
dc.subject | Negative education | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.subject.cnpq | Filosofia | por |
dc.title | Educação do Emílio em Jean-Jacques Rousseau: investigação sobre uma pedagogia para a docência de filosofia no Ensino Médio | por |
dc.title.alternative | Emílio's education in Jean-Jacques Rousseau: research on a pedagogy for teaching philosophy in high school | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EdileneCorvêlo.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,02 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.