Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3095
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação do Emílio em Jean-Jacques Rousseau: investigação sobre uma pedagogia para a docência de filosofia no Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): Emílio's education in Jean-Jacques Rousseau: research on a pedagogy for teaching philosophy in high school
Autor: CORVÊLO, Edilene Pereira Boaes 
Primeiro orientador: FAÇANHA, Luciano da Silva
Primeiro membro da banca: FAÇANHA, Luciano da Silva
Segundo membro da banca: CARVALHO, Zilmara de Jesus Viana de
Terceiro membro da banca: FREITAS, Flávio Luiz Castro de
Resumo: Objetiva nesse trabalho analisar o atrelamento do pensar filosófico a docência de duas maneiras: pelo alcance da reflexão filosófico-política com a finalidade educacional do homem (ideia rousseauniana), e pela formação filosófica que se deseja. Diante destes pressupostos, há a visibilidade de uma Filosofia cuja prática se faz pedagogia para formar o cidadão. Uma alusão ao pensamento de Rousseau dentro de sua obra Emílio ou da Educação, de formar o jovem para o exercício de uma forma de pensar que é autônoma e livre em suas possibilidades. Partir da perspectiva teórica do filósofo genebrino, analisar e descrever sua concepção de educação enquanto processo e referência na questão do ensino, se se educa para a vida ou não, na perspectiva rousseauniana da educação negativa. O filósofo genebrino acreditava que o educador/preceptor deveria deixar com que a criança partisse da sua própria natureza, a partir de uma liberdade bem regrada. A pesquisa foi realizada junto aos professores (grupo amostral) de Filosofia do Ensino Médio de Alcântara-MA, nas escolas da Rede Estadual e no IFMA/Campus-Alcântara-MA, tendo como a metodologia descritiva-quantitativa, a partir pesquisa de campo, sendo embasado em entrevistas estruturadas e questionários desenvolvidos na busca de identificar se a teoria rousseaniana tem ressonância significativa no modo de ensinar do educador e se reforça a autonomia do educando.
Abstract: The aim of this work is to analyze the link between philosophical thinking and teaching in two ways: the scope of philosophical-political reflection with the educational purpose of man (Rousseauian idea), and the philosophical formation desired. Faced with these presuppositions, there is the visibility of a Philosophy whose practice is pedagogy to form the citizen. An allusion to the thought of Rousseau in his Emilio or Education, to form the young for the exercise of a way of thinking that is autonomous and free in its possibilities. From the theoretical perspective of the Geneva philosopher, to analyze and describe his conception of education as a process and reference in the question of education, if one is educated for life or not, in Rousseau's perspective of negative education. The Genevan philosopher believed that the educator / preceptor should let the child depart from his own nature, from a well-governed freedom. The research was carried out with the professors (sample group) of the Higher Education Philosophy of Alcântara-MA, in the schools of the State Network and in the IFMA / Campus-Alcântara-MA, having as methodology, descriptive-quantitative, from field research, being based on interviews structured and questionnaires developed in the search to identify if the Rousseauian theory has a significant resonance in the way of teaching of the educator and reinforces the autonomy of the student.
Palavras-chave: Ensino de Filosofia
Educador
Rousseau
Educação negativa
Teaching Philosophy
Educator
Rousseau
Negative education
Área(s) do CNPq: Educação
Filosofia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCH
Citação: CORVÊLO, Edilene Pereira Boaes. Educação do Emílio em Jean-Jacques Rousseau: investigação sobre uma pedagogia para a docência de filosofia no Ensino Médio. 2019. 121 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3095
Data de defesa: 30-Abr-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EdileneCorvêlo.pdfDissertação de Mestrado2,02 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.