Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3092
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVEIRA, Taynara Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4981486115468678por
dc.contributor.advisor1FAÇANHA, Luciano da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7318884096236926por
dc.contributor.referee1FAÇANHA, Luciano da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7318884096236926por
dc.contributor.referee2RODRIGUES JUNIOR, Edward Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5153662922203936por
dc.contributor.referee3CARVALHO, Zilmara de Jesus Viana de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2083775393424616por
dc.date.accessioned2020-03-04T15:29:41Z-
dc.date.issued2020-01-30-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Taynara Pereira. Linguagem e educação: um estudo acerca da primeira e segunda infância no Emílio ou Da Educação do filósofo Rousseau. 2020. 98 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020 .por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3092-
dc.description.resumoA pesquisa de natureza teórica, - aborda a gênese e estrutura das línguas na primeira e segunda infância na obra o Emílio do filósofo Jean-Jacques Rousseau. Desta maneira, objetiva-se analisar a interdisciplinaridade entre Linguagem e Educação a partir dos problemas levantados pelo autor sobre a infância. Primeiramente, compreende-se que neste momento inicial são expostos conceitos e temas que já são evidenciados na problemática do homem natural. Sendo assim, o processo de desenvolvimento humano revela particularidades que determinam um estado de decadência da mesma forma que designam uma reflexão sobre uma possibilidade de mudança. Desta forma, o genebrino ocupou-se promover a educação da natureza que tem em vista uma formação para a vida. Assim, observaremos que para entender o desenvolvimento dos progressos da criança, primeiramente analisaremos aquilo que Rousseau considera como linguagem. Para isso, enfatizamos o Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, assim como, o Ensaio sobre a Origem das Línguas como referências que nos permitirá averiguar as várias possibilidades de diálogo entre filosofia, linguagem e educação. Dentre as várias questões possíveis, esta proposta de pesquisa busca investigar o desenvolvimento da criança alicerçado em uma “linguística”, em que o filósofo coloca a criança com status de ser social e demarca o aprendizado da fala como o começo da ordem social. Portanto, retomamos o livro I e II do Tratado de Educação, onde o autor aponta as inutilidades da educação, da mesma forma que volta as suas ideias para as experiências e o exercício da liberdade como parâmetro de uma reestruturação social. Neste sentido, a educação se estrutura como uma realidade formativa que atende aos preceitos de uma formação completa. Para isso, Rousseau observa o desenvolvimento infantil em seu contexto e sentido. Com o desaparecimento da infância em uma sociedade corrompida, a realidade da infância era compreendida como um passo para a fase adulta em que padronizava o comportamento e homogeneizava os costumes. Desta maneira, o genebrino se volta aos pais e sociedade para alertá-los sobre uma formação que priorizava o olhar sobre si mesmo. Os livros I e II do Emílio, mostram as possibilidades de repensar a educação e a experiência da infância. Assim como, permitem analisar criticamente a atualidade em seu sentido educativo, antropológico e moral.por
dc.description.abstractThe research of theoretical nature, - addresses the genesis and structure of languages in early and second childhood in the work Emílio for the philosopher Jean-Jacques Rousseau. Thus, the objective is to analyze the interdisciplinarity between Language and Education based on the problems raised by the author about childhood. First, it is understood that in this initial moment concepts and themes are exposed that are already evidenced in the problem of the natural man. Thus, the human development process reveals particularities that determine a state of decay in the same way that they design a reflection on the possibility of change. In this way, the Genevan took care to promote the education of nature with a view to training for life. Thus, we will observe that to understand the development of the child's progress, we will first analyze what Rousseau considers as language. For this, we emphasize the Discourse on the origin and the foundations of inequality between men, as well as the Essay on the Origin of Languages as references that will allow us to investigate the various possibilities of dialogue between philosophy, language and education. Among the various possible questions, this research proposal seeks to investigate the development of the child based on a “linguistics”, in which the philosopher places the child with social status and marks the learning of speech as the beginning of the social order. Therefore, we return to book I and II of the Education Treaty, where the author points out the futility of education, in the same way that he turns his ideas back to the experiences and the exercise of freedom as a parameter of a social restructuring. In this sense, education is structured as a formative reality that meets the precepts of a complete formation. For this, Rousseau observes child development in its context and meaning. With the disappearance of childhood in a corrupted society, the reality of childhood was understood as a step towards adulthood when it standardized behavior and homogenized customs. In this way, the Genevan turns to his parents and society to alert them to a formation that prioritized looking at himself. Emilio's books I and II show the possibilities of rethinking childhood education and experience. As well as, they allow to critically analyze the present in its educational, anthropological and moral sense.por
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2020-03-04T15:29:41Z No. of bitstreams: 1 TaynaraSilveira.pdf: 930568 bytes, checksum: d0959d00bb44ae14eca93ffe3ea53f98 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-04T15:29:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TaynaraSilveira.pdf: 930568 bytes, checksum: d0959d00bb44ae14eca93ffe3ea53f98 (MD5) Previous issue date: 2020-01-30eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRousseaupor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectRousseaueng
dc.subjectCultureeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectLanguageeng
dc.subjectChildhoodeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqLingüísticapor
dc.titleLinguagem e educação: um estudo acerca da primeira e segunda infância no Emílio ou Da Educação do filósofo Rousseaupor
dc.title.alternativeLanguage and education: a study on early childhood and second childhood in Emílio or On the Education of the philosopher Rousseaueng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TaynaraSilveira.pdfDissertação de Mestrado908,76 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.