???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/308
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAndrade Filho, Santiago Sinéziopt_BR
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Edsonpt_BR
dc.date.accessioned2016-08-17T14:52:42Z-
dc.date.available2008-04-23pt_BR
dc.date.issued2002-04-19pt_BR
dc.identifier.citationANDRADE FILHO, Santiago Sinézio. Modeling of the Strategical Agent for multistrategical environments of computerized cooperative learning. 2002. 100 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2002.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/308-
dc.description.resumoTradicionalmente, os ambientes de aprendizagem cooperativa via computador fazem uma avaliação do desempenho do aprendiz baseada no conhecimento do especialista e sem levar em consideração o desempenho de outros aprendizes/grupos, adotando-se também estratégias pedagógicas fixas ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Nesta pesquisa, propõe-se a modelagem do agente estratégista, usando-se a noção de sociedade de agentes inteligentes e a lógica difusa, para realizar uma avaliação centrada no aprendiz, em um ambiente de aprendizagem que permite flexibilidade na mudança das estratégias pedagógicas ao longo do processo de aprendizagem. Propõem-se, também, índices de referência de desempenho para uma avaliação qualitativa dos aprendizes/grupo e processo.por
dc.description.abstractTraditionally, computer based cooperative learning environments yeild an evaluation of the learner based upon specialist s knowledge without taking into consideration the performance of all learners/groups, and only considering fixed pedagogical strategies along the learning-teaching process. In this research, a strategic agent modeling is proposed. It considers fuzzy logic to carry on with an evaluation centred on the learner and provides flexibility in changing pedagogical strategies along the learning process. Performance reference rates for qualitative evaluation of the learners/groups and process are also proposed.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T14:52:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Santiago Sinezio Filho.pdf: 5086525 bytes, checksum: 0188e5aad5e9c010e976830f87f77fac (MD5) Previous issue date: 2002-04-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEngenhariapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAmbientes de Aprendizagem Cooperativapor
dc.subjectAgente Estratégistapor
dc.subjectÍndices de referência de desempenho difusopor
dc.subjectCooperative learning environmentseng
dc.subjectStrategic agenteng
dc.subjectFuzzy Performance reference rateseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO::COMPUTABILIDADE E MODELOS DE COMPUTACAOpor
dc.titleModelagem do Agente Estratégico para ambientes multiestratégicos de aprendizagem cooperativa computadorizadapor
dc.title.alternativeModeling of the Strategical Agent for multistrategical environments of computerized cooperative learningeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE

Files in This Item:
File SizeFormat 
Santiago Sinezio Filho.pdf4,97 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.