Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3082
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Marcelo Seabra Nogueira Mendonça-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3134015402297757por
dc.contributor.advisor1FERREIRA JÚNIOR, José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0058185567130333por
dc.contributor.advisor-co1RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5638131664583072por
dc.contributor.referee1FERREIRA JÚNIOR, José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0058185567130333por
dc.contributor.referee2RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5638131664583072por
dc.contributor.referee3FAÇANHA, Luciano da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7318884096236926por
dc.contributor.referee4MONZANI, Josette Maria Alves de Souza-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0505156751073470por
dc.date.accessioned2020-03-02T15:40:47Z-
dc.date.issued2020-01-31-
dc.identifier.citationLIMA, Marcelo Seabra Nogueira Mendonça. Narrativas seriadas em prol do pensamento crítico: um estudo acerca da composição narratológica e da recepção com vistas ao criticismo em Merlí. 2020. 149 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3082-
dc.description.resumoA pesquisa versou sobre uma intersecção interdisciplinar entre os campos da comunicação, educação e filosofia, pautada pela potencialidade em utilizar a série Merlí como uma ferramenta para o fomento crítico. Justifica-se, pois, em tempos regidos pelo incessante fluxo comunicacional, é necessário buscar alternativas para fomentar o pensamento crítico e promover autonomia intelectual. Logo, tem como gênese a iniciativa em identificar uma forma lúdica de incentivar o pensamento crítico, além de evidenciar uma potencial ferramenta paradidática de ensino que venha a possuir sinergia com as abordagens e práticas da Educomunicação e Mídia Educação. Para alcançar tais problematizações norteadoras, a pesquisa se divide em dois grandes polos, um de natureza epistemológica e teórica, balizado por uma pesquisa bibliográfica, para promover discussões interdisciplinares entre teóricos de áreas como Educomunicação, Mídia Educação, Pensamento Crítico, Televisão e Narrativas seriadas; noutro polo, uma pesquisa de campo, viabilizada por meio de dois procedimentos: entrevistas com acadêmicos das áreas de comunicação, educação e filosofia para coleta de dados e, como medida para recrutamento de candidatos, adotam-se como métodos o snowball sampling e a netnografia. Após feita a coleta, salientamos que o corpus de análise se constitui de quinze docentes entrevistados, dois quais três são da comunicação, nove da filosofia e três da pedagogia. Salientamos, por fim, que os procedimentos de análise de dados foi a Análise de Conteúdo (AC) proposta por Bardin. Como resultado, após devida análise das entrevistas, de forma a promover diálogos com os pensamentos e teorias apresentados na fundamentação teórica, temos como conclusão que a série Merlí pode, com um bom tratamento pedagógico, ser uma ferramenta útil para popularizar, apresentar os usos práticos e diluir a densa tradição filosófica para os espectadores e, por conseguinte, auxiliar no fomento do pensamento crítico.por
dc.description.abstractThe research was about an interdisciplinary intersection between the fields of communication, education and philosophy, based on the potential to use the Merlí series as a tool for critical promotion. Therefore, in times governed by the incessant flow of communication, it is necessary to look for alternatives to foster critical thinking and promote intellectual autonomy. Therefore, its genesis is the initiative to identify a playful way of encouraging critical thinking, as well as highlighting a potential paradigmatic teaching tool that will have synergy with the approaches and practices of Educommunication and Media Education. In order to reach such guiding problematizations, the research is divided into two great poles, one of epistemological and theoretical nature, based on a bibliographical research, to promote interdisciplinary discussions among different theories such as Educommunication, Media Education, Critical Thinking, Television and Serrial Narratives; in another pole, a field research, made possible through two procedures: interviews with academics of communication, education and philosophy for data collection and, as a measure for candidate recruitment, snowball sampling and netnography are adopted as methods. . After the collection, we emphasize that the corpus of analysis consists of fifteen teachers interviewed, of which three are from communication, nine from philosophy and three from pedagogy. Finally, we emphasize that the data analysis procedures was the Content Analysis (CA) proposed by Bardin. As a result, after due analysis of the interviews, wich promoted dialogues with the thoughts and theories presented in the theoretical foundation, we conclude that the Merlí series can, with a good pedagogical treatment, be a useful tool to popularize, present the practical uses. and dilute the dense philosophical tradition for viewers and thereby assist in fostering critical thinking.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2020-03-02T15:40:47Z No. of bitstreams: 1 MarceloLima.pdf: 4046431 bytes, checksum: 7f592b3ba907944041df5b8697147964 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-02T15:40:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarceloLima.pdf: 4046431 bytes, checksum: 7f592b3ba907944041df5b8697147964 (MD5) Previous issue date: 2020-01-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPensamento críticopor
dc.subjectNarrativas seriadaspor
dc.subjectEducomunicaçãopor
dc.subjectMídia educaçãopor
dc.subjectMerlípor
dc.subjectCritical thinkingeng
dc.subjectSerial narrativeseng
dc.subjectEducommunicationeng
dc.subjectMedia educationeng
dc.subjectMerlíeng
dc.subject.cnpqComunicaçãopor
dc.subject.cnpqFilosofiapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleNarrativas seriadas em prol do pensamento crítico: um estudo acerca da composição narratológica e da recepção com vistas ao criticismo em Merlípor
dc.title.alternativeSerial narratives in favor of critical thinking: a study on narrative composition and reception with a view to criticism in Merlíeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarceloLima.pdfDissertação de Mestrado3,95 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.