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Tipo do documento: Dissertação
Título: Narrativas seriadas em prol do pensamento crítico: um estudo acerca da composição narratológica e da recepção com vistas ao criticismo em Merlí
Título(s) alternativo(s): Serial narratives in favor of critical thinking: a study on narrative composition and reception with a view to criticism in Merlí
Autor: LIMA, Marcelo Seabra Nogueira Mendonça 
Primeiro orientador: FERREIRA JÚNIOR, José
Primeiro coorientador: RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes
Primeiro membro da banca: FERREIRA JÚNIOR, José
Segundo membro da banca: RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes
Terceiro membro da banca: FAÇANHA, Luciano da Silva
Quarto membro da banca: MONZANI, Josette Maria Alves de Souza
Resumo: A pesquisa versou sobre uma intersecção interdisciplinar entre os campos da comunicação, educação e filosofia, pautada pela potencialidade em utilizar a série Merlí como uma ferramenta para o fomento crítico. Justifica-se, pois, em tempos regidos pelo incessante fluxo comunicacional, é necessário buscar alternativas para fomentar o pensamento crítico e promover autonomia intelectual. Logo, tem como gênese a iniciativa em identificar uma forma lúdica de incentivar o pensamento crítico, além de evidenciar uma potencial ferramenta paradidática de ensino que venha a possuir sinergia com as abordagens e práticas da Educomunicação e Mídia Educação. Para alcançar tais problematizações norteadoras, a pesquisa se divide em dois grandes polos, um de natureza epistemológica e teórica, balizado por uma pesquisa bibliográfica, para promover discussões interdisciplinares entre teóricos de áreas como Educomunicação, Mídia Educação, Pensamento Crítico, Televisão e Narrativas seriadas; noutro polo, uma pesquisa de campo, viabilizada por meio de dois procedimentos: entrevistas com acadêmicos das áreas de comunicação, educação e filosofia para coleta de dados e, como medida para recrutamento de candidatos, adotam-se como métodos o snowball sampling e a netnografia. Após feita a coleta, salientamos que o corpus de análise se constitui de quinze docentes entrevistados, dois quais três são da comunicação, nove da filosofia e três da pedagogia. Salientamos, por fim, que os procedimentos de análise de dados foi a Análise de Conteúdo (AC) proposta por Bardin. Como resultado, após devida análise das entrevistas, de forma a promover diálogos com os pensamentos e teorias apresentados na fundamentação teórica, temos como conclusão que a série Merlí pode, com um bom tratamento pedagógico, ser uma ferramenta útil para popularizar, apresentar os usos práticos e diluir a densa tradição filosófica para os espectadores e, por conseguinte, auxiliar no fomento do pensamento crítico.
Abstract: The research was about an interdisciplinary intersection between the fields of communication, education and philosophy, based on the potential to use the Merlí series as a tool for critical promotion. Therefore, in times governed by the incessant flow of communication, it is necessary to look for alternatives to foster critical thinking and promote intellectual autonomy. Therefore, its genesis is the initiative to identify a playful way of encouraging critical thinking, as well as highlighting a potential paradigmatic teaching tool that will have synergy with the approaches and practices of Educommunication and Media Education. In order to reach such guiding problematizations, the research is divided into two great poles, one of epistemological and theoretical nature, based on a bibliographical research, to promote interdisciplinary discussions among different theories such as Educommunication, Media Education, Critical Thinking, Television and Serrial Narratives; in another pole, a field research, made possible through two procedures: interviews with academics of communication, education and philosophy for data collection and, as a measure for candidate recruitment, snowball sampling and netnography are adopted as methods. . After the collection, we emphasize that the corpus of analysis consists of fifteen teachers interviewed, of which three are from communication, nine from philosophy and three from pedagogy. Finally, we emphasize that the data analysis procedures was the Content Analysis (CA) proposed by Bardin. As a result, after due analysis of the interviews, wich promoted dialogues with the thoughts and theories presented in the theoretical foundation, we conclude that the Merlí series can, with a good pedagogical treatment, be a useful tool to popularize, present the practical uses. and dilute the dense philosophical tradition for viewers and thereby assist in fostering critical thinking.
Palavras-chave: Pensamento crítico
Narrativas seriadas
Educomunicação
Mídia educação
Merlí
Critical thinking
Serial narratives
Educommunication
Media education
Merlí
Área(s) do CNPq: Comunicação
Filosofia
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: LIMA, Marcelo Seabra Nogueira Mendonça. Narrativas seriadas em prol do pensamento crítico: um estudo acerca da composição narratológica e da recepção com vistas ao criticismo em Merlí. 2020. 149 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3082
Data de defesa: 31-Jan-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

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