Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3081
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Clara Cardoso Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3217213064252943por
dc.contributor.advisor1FEITOSA, Márcia Manir Miguel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0938601542329006por
dc.contributor.advisor-co1FEITOSA, Antonio Cordeiro-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4947538265856976por
dc.contributor.referee1FEITOSA, Márcia Manir Miguel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0938601542329006por
dc.contributor.referee2FEITOSA, Antonio Cordeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0938601542329006por
dc.contributor.referee3BANDEIRA, Arkley Marques-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3764150553908789por
dc.contributor.referee4SANTOS, Silvana Maria Pantoja dos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7780498844139228por
dc.date.accessioned2020-02-28T16:36:35Z-
dc.date.issued2020-01-21-
dc.identifier.citationCOSTA, Clara Cardoso Ferreira. Identidades em trânsito: um estudo dos sujeitos discentes estrangeiros na UFMA. 2020. 120 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3081-
dc.description.resumoSurgidas em meados de 1960, as políticas de internalização das instituições de ensino superior brasileiras foram reforçadas pelo aumento do trânsito de pessoas no mundo, fruto do fenômeno da globalização. Nesse cenário, a pesquisa objetivou compreender os processos de construção, desconstrução e reconstrução das identidades culturais dos discentes estrangeiros da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), influenciados por sua condição de sujeitos em trânsito. Para tal, a pesquisa apresenta dois momentos, o primeiro consistiu na composição de um arcabouço teórico onde foram trabalhados conceitos como Cultura, Lugar, Identidade, Deslocamento, Migração e Memória, a partir de autores como Teixeira Coelho, Franz Boas, Yi-Fu Tuan, Eric Dardel, Edward Relph, Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva, Kathryn Woodward, Edward Said, Ernesto Laclau, André Braz Golgher, Homi K. Bhabha, Pierre Nora, Maurice Halbwachs, Joël Candau e Ecléa Bosi; noutro momento, de natureza empírica, ocorreu um levantamento de dados junto à UFMA, em paralelo a uma pesquisa documental, para angariar informações a respeito do corpo discente internacional da universidade, bem como sua estrutura organizacional. Após essa etapa do trabalho, o recorte dos participantes da pesquisa foi delimitado para apenas os alunos conveniados aos Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Por último, foi realizado um estudo de casos múltiplos alicerçado na História Oral, com a finalidade de coletar os relatos orais dos sujeitos em questão. Como resultados da pesquisa, foram encontradas respostas favoráveis às hipóteses, que tratam de fenômenos como choque e resistência culturais, da influência de programas como o PEC-G como motivadoras do ingresso de alunos estrangeiros na UFMA e dos processos identitários.por
dc.description.abstractBorn in the mid-1960s, the internationalization policies of Brazilian higher education institutions have been reinforced by the increased traffic of people in the world, a consequence of the globalization phenomenon. In this scenario, the research aimed to comprehend the cultural identitities construction, deconstruction and reconstruction processes of the foreign students of Maranhão’s Federal University (UFMA), influenced by their condition as subjects in transit. In order to do this, the research provides two moments. The first one consists in the composition of a theoretical framework, with concepts such as Culture, Place, Identity, Dislocation, Migration and Memory and supported by authors such as Teixeira Coelho, Franz Boas, Yi-Fu Tuan, Eric Dardel, Edward Relph, Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva, Kathryn Woodward, Edward Said, Ernesto Laclau, André Braz Golgher, Homi K. Bhabha, Pierre Nora, Maurice Halbwachs, Joël Candau and Ecléa Bosi. The second and empirical one consisted of a data and documental collection, in order to identify UFMA’s student body and organizational structure. After this stage, the research’s contour was delimited to the participants of the Exchange Program for Undergraduate Students (PEC-G). Finally, an ethnographic multiple cases study was carried out, with the purpose of collecting the subjects’ oral narratives. As a result, favorable answers to the hypotheses were found, which address subjects like the cultural shock and resistance phenomena, the influence programs like PEC-G have over the motivations that bring these foreign students to UFMA and their processes of identity.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2020-02-28T16:36:35Z No. of bitstreams: 1 ClaraCosta.pdf: 1278452 bytes, checksum: e7fe3c55a61016ddaf1c19eb7300440d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-28T16:36:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ClaraCosta.pdf: 1278452 bytes, checksum: e7fe3c55a61016ddaf1c19eb7300440d (MD5) Previous issue date: 2020-01-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIdentidade culturalpor
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.subjectMigraçãopor
dc.subjectDiscentes estrangeirospor
dc.subjectUFMApor
dc.subjectCultural Identityeng
dc.subjectInternationalizationeng
dc.subjectMigrationeng
dc.subjectForeign studentseng
dc.subjectUFMAeng
dc.subject.cnpqDemografiapor
dc.titleIdentidades em trânsito: um estudo dos sujeitos discentes estrangeiros na UFMApor
dc.title.alternativeIn-transit identities: a study of foreign student subjects at UFMAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ClaraCosta.pdfDissertação de Mestrado1,25 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.