Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3081
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Identidades em trânsito: um estudo dos sujeitos discentes estrangeiros na UFMA |
Título(s) alternativo(s): | In-transit identities: a study of foreign student subjects at UFMA |
Autor: | COSTA, Clara Cardoso Ferreira |
Primeiro orientador: | FEITOSA, Márcia Manir Miguel |
Primeiro coorientador: | FEITOSA, Antonio Cordeiro |
Primeiro membro da banca: | FEITOSA, Márcia Manir Miguel |
Segundo membro da banca: | FEITOSA, Antonio Cordeiro |
Terceiro membro da banca: | BANDEIRA, Arkley Marques |
Quarto membro da banca: | SANTOS, Silvana Maria Pantoja dos |
Resumo: | Surgidas em meados de 1960, as políticas de internalização das instituições de ensino superior brasileiras foram reforçadas pelo aumento do trânsito de pessoas no mundo, fruto do fenômeno da globalização. Nesse cenário, a pesquisa objetivou compreender os processos de construção, desconstrução e reconstrução das identidades culturais dos discentes estrangeiros da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), influenciados por sua condição de sujeitos em trânsito. Para tal, a pesquisa apresenta dois momentos, o primeiro consistiu na composição de um arcabouço teórico onde foram trabalhados conceitos como Cultura, Lugar, Identidade, Deslocamento, Migração e Memória, a partir de autores como Teixeira Coelho, Franz Boas, Yi-Fu Tuan, Eric Dardel, Edward Relph, Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva, Kathryn Woodward, Edward Said, Ernesto Laclau, André Braz Golgher, Homi K. Bhabha, Pierre Nora, Maurice Halbwachs, Joël Candau e Ecléa Bosi; noutro momento, de natureza empírica, ocorreu um levantamento de dados junto à UFMA, em paralelo a uma pesquisa documental, para angariar informações a respeito do corpo discente internacional da universidade, bem como sua estrutura organizacional. Após essa etapa do trabalho, o recorte dos participantes da pesquisa foi delimitado para apenas os alunos conveniados aos Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Por último, foi realizado um estudo de casos múltiplos alicerçado na História Oral, com a finalidade de coletar os relatos orais dos sujeitos em questão. Como resultados da pesquisa, foram encontradas respostas favoráveis às hipóteses, que tratam de fenômenos como choque e resistência culturais, da influência de programas como o PEC-G como motivadoras do ingresso de alunos estrangeiros na UFMA e dos processos identitários. |
Abstract: | Born in the mid-1960s, the internationalization policies of Brazilian higher education institutions have been reinforced by the increased traffic of people in the world, a consequence of the globalization phenomenon. In this scenario, the research aimed to comprehend the cultural identitities construction, deconstruction and reconstruction processes of the foreign students of Maranhão’s Federal University (UFMA), influenced by their condition as subjects in transit. In order to do this, the research provides two moments. The first one consists in the composition of a theoretical framework, with concepts such as Culture, Place, Identity, Dislocation, Migration and Memory and supported by authors such as Teixeira Coelho, Franz Boas, Yi-Fu Tuan, Eric Dardel, Edward Relph, Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva, Kathryn Woodward, Edward Said, Ernesto Laclau, André Braz Golgher, Homi K. Bhabha, Pierre Nora, Maurice Halbwachs, Joël Candau and Ecléa Bosi. The second and empirical one consisted of a data and documental collection, in order to identify UFMA’s student body and organizational structure. After this stage, the research’s contour was delimited to the participants of the Exchange Program for Undergraduate Students (PEC-G). Finally, an ethnographic multiple cases study was carried out, with the purpose of collecting the subjects’ oral narratives. As a result, favorable answers to the hypotheses were found, which address subjects like the cultural shock and resistance phenomena, the influence programs like PEC-G have over the motivations that bring these foreign students to UFMA and their processes of identity. |
Palavras-chave: | Identidade cultural Internacionalização Migração Discentes estrangeiros UFMA Cultural Identity Internationalization Migration Foreign students UFMA |
Área(s) do CNPq: | Demografia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH |
Citação: | COSTA, Clara Cardoso Ferreira. Identidades em trânsito: um estudo dos sujeitos discentes estrangeiros na UFMA. 2020. 120 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3081 |
Data de defesa: | 21-Jan-2020 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ClaraCosta.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,25 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.