Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3075
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A perspectiva do espaço e os conflitos pós-modernos em Mário de Carvalho: uma leitura do romance Um deus passeando pela brisa da tarde |
Título(s) alternativo(s): | The perspective of space and postmodern conflicts in Mário de Carvalho: a reading of the novel A god walking in the afternoon breeze |
Autor: | CARDOSO, Luan Passos |
Primeiro orientador: | FEITOSA, Márcia Manir Miguel |
Primeiro membro da banca: | FEITOSA, Márcia Manir Miguel |
Segundo membro da banca: | OLIVEIRA, Rita de Cassia |
Terceiro membro da banca: | RODRIGUES, Zulimar Márita Ribeiro |
Resumo: | A história humana é constituída por diversos conflitos que vão desde a conquista por um território até a imposição de uma cultura ou ideologia. Conquistar espaço faz parte da própria gênese biológica do mundo, o que leva todos os seres vivos desse planeta a serem naturalmente expansivos. Conquanto, por mais que aparentemente exista espaço para todos, a humanidade foi educada a aceitar hierarquias divididas em lideranças, detentoras do poder supremo e liderados, representados pela camada servil. Esse pensamento foi um dos principais alicerces que fundamentou as estruturas sociais e ideológicas dos impérios, e é sob esse mesmo aspecto de sociedade imperial que o enredo do romance Um deus passeando pela brisa da tarde, do autor português Mário de Carvalho se desenvolve. O romance transcorre numa cidade romana, Tarcisis, pertencente ao território da Lusitânia, no século II d. C, comandada pelo magistrado Lúcio Valério Quíncio que, além de administrar os conflitos cotidianos, precisava solucionar uma iminente invasão dos mouros e o surgimento de uma nova seita religiosa, que buscava convencer os cidadãos de Tarcisis a negar valores romanos e se converterem ao cristianismo. Mesmo o enredo da obra sendo datado no século II d. C, é perceptível que o autor escreveu um romance memorialista que resgata, por meio da ficção, pensamentos e sentimentos antigos, mas que se assemelham ao comportamento contemporâneo, espelhando, assim, as agitações sociais do presente como semelhantes às do passado. Com o intuito de abarcar semelhante problemática, a análise literária desse romance pós-moderno terá como alicerce não apenas as reflexões que norteiam o Pós-modernismo, mas – e sobretudo - os postulados teóricos da Geografia Humanista Cultural, em que pesem os conflitos de territorialidade, os sentimentos de lugar e apinhamento, de lugar-sem-lugaridade e de não-lugar. Servirão como aporte teórico, no tocante ao Pós-modernimo, os estudos de Bauman, Hall, Eagleton e Arnaut e, no que diz respeito à Geografia Humanista Cultural, os pensamentos basilares de Bachelard, Dardel, Tuan e Relph. |
Abstract: | Human history is constituted by diverse conflicts that go from the conquest by a territory until the imposition of a culture or ideology. Conquering space is part of the world's own biological genesis, which causes all living beings on this planet to be naturally expansive. Although, seemingly there is room for all, humanity was educated to accept hierarchies divided into leaderships, holders of the supreme power and led, represented by the servile layer. This thought was one of the main foundations that grounded the social and ideological structures of empires, and it is under this very aspect of imperial society that the plot of the novel A god strolling in the afternoon breeze, by the Portuguese author Mário de Carvalho develops. The novel is set in a Roman city, Tarcisis, belonging to the territory of Lusitania, in the second century AD. C, commanded by magistrate Lúcio Valério Quíncio who, in addition to managing the daily conflicts, needed to solve an imminent invasion of the Moors and the emergence of a new religious sect, which sought to convince the citizens of Tarcisis to deny Roman values and convert to Christianity. Even the plot of the work being dated in the second century d. C, it is noticeable that the author wrote a memoirist novel that rescues, through fiction, ancient thoughts and feelings, but which resemble contemporary behavior, thus mirroring the social agitations of the present as like those of the past. In order to encompass such a problem, the literary analysis of this postmodern novel will be based not only on the reflections that guide Postmodernism, but - and above all - the theoretical postulates of Humanist Cultural Geography, in which conflicts of territoriality, feelings of place and crowding, place-without-place and non-place. The contributions of Bachelard, Dardel, Tuan, and Relph will serve as a theoretical contribution to Postmodernism, the studies of Bauman, Hall, Eagleton and Arnaut and, as far as Humanist Cultural Geography is concerned. |
Palavras-chave: | Um deus passeando pela brisa da tarde Pós-modernismo Geografia Humanista Cultural Um deus passeando pela brisa da tarde Postmodernism Cultural Humanist Geography |
Área(s) do CNPq: | Teoria Literária |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS/CCH |
Citação: | CARDOSO, Luan Passos. A perspectiva do espaço e os conflitos pós-modernos em Mário de Carvalho: uma leitura do romance Um deus passeando pela brisa da tarde. 2019. 91 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3075 |
Data de defesa: | 5-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUAN-CARDOSO.pdf | Dissertação de Mestrado | 616,99 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.