Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3070
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLUZ, Aldicléya Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4788996065103307por
dc.contributor.advisor1BARBOSA, Maria do Carmo Lacerda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4044369922294105por
dc.contributor.advisor-co1COSTA, Maria do Rosário Silva Ramos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2768098958644750por
dc.contributor.referee1BARSOSA, Maria do Carmo Lacerda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4044369922294105por
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Márcio Moysés de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0881931217961297por
dc.contributor.referee3CARVALHO, Luís Carlos Figueira de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9584161299199568por
dc.contributor.referee4GARCIA, Maria Raimunda Santos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4155664616734772por
dc.date.accessioned2020-02-19T15:49:06Z-
dc.date.issued2019-08-02-
dc.identifier.citationLUZ, Aldicléya Lima. Atenção primária como cenário de prática de uma escola médica no Brasil: avaliação da integração ensino serviço. 2019. 61 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede em Saúde da Família/CCBS) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3070-
dc.description.resumoA integração ensino-serviço reduz a distância entre os serviços de saúde, a formação acadêmica e as necessidades do sistema de saúde. Isso permite o desenvolvimento de ações que possam convergir para um ponto comum entre os objetivos pedagógicos e as prioridades dos serviços de saúde, possibilitando a efetividade das práticas docente-assistenciais. A pesquisa teve como objetivo analisar a Integração Ensino Serviço, nos cenários de prática, de Atenção primária à saúde, do curso de medicina, da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, do Campus Imperatriz. A Metodologia foi baseada em uma abordagem qualitativa, utilizando o modelo da matriz avaliativa proposto por Albiero & Freitas (2017). A pesquisa foi realizada através de consulta aos dados secundários do e-SUS-S, questionários auto preenchidos aplicados aos integrantes das equipes, usuários, acadêmicos e docentes e entrevista com um representante da coordenação do curso de medicina. Diante dos resultados observou-se que todas as Unidades Básicas de Saúde – UBS de Imperatriz que servem de cenário de prática, apresentam a tipologia de Unidades Docentes Assistenciais – UDA, com supervisão docente e agenda própria, e também, foi possível identificar a presença de fragilidades a serem superadas, para que a formação médico-acadêmica dos estudantes do curso de medicina de Imperatriz esteja vinculada, às necessidades de saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde - SUS.por
dc.description.abstractABSTRACT Teaching-service integration reduces the gap between health services, academic education and health system needs. This allows the development of actions that can converge to a common point between the pedagogical objectives and the priorities of health services, enabling the effectiveness of teaching-care practices. The objective of the research was to analyze the Teaching Service Integration, in the scenarios of practice, Primary Health Care, medical school, Federal University of Maranhão - UFMA, Campus Imperatriz. The Methodology was based on a qualitative approach, using the evaluative matrix model proposed by Albiero & Freitas (2017). The research was conducted by consulting the secondary data of e-SUS-S, self-completed questionnaires applied to team members, users, academics and teachers and interview with a representative of the medical school coordination. Given the results it was observed that all Basic Health Units - Empress UBS that serve as a scenario of practice, have the typology of Teaching Assistance Units - UDA with teaching supervision and their own agenda, and it was also possible to identify the presence of weaknesses to be surpassed, so that the medical-academic education of students of the Imperatriz medical school is linked to health needs, with emphasis on the Unified Health System - SUS.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2020-02-19T15:49:06Z No. of bitstreams: 1 AldicléyaLimaLuz.pdf: 1195428 bytes, checksum: 3f135c9a6880e2f802b637a9390efd91 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-19T15:49:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AldicléyaLimaLuz.pdf: 1195428 bytes, checksum: 3f135c9a6880e2f802b637a9390efd91 (MD5) Previous issue date: 2019-08-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE MEDICINA I/CCBSpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE EM SAÚDE DA FAMÍLIA/CCBSpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIntegraçãopor
dc.subjectEnsino-serviçopor
dc.subjectAtenção básicapor
dc.subjectIntegrationeng
dc.subjectTeaching-serviceeng
dc.subjectPrimary carepor
dc.subject.cnpqMedicinapor
dc.subject.cnpqAdministração de Recursos Humanospor
dc.titleAtenção primária como cenário de prática de uma escola médica no Brasil: avaliação da integração ensino serviçopor
dc.title.alternativePrimary care as a setting for the practice of a medical school in Brazil: evaluation of the integration of the teaching servicepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES DE MESTRADO - PROGRAMA EM REDE EM SAÚDE DA FAMILIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AldicléyaLimaLuz.pdfDissertação de Mestrado1,17 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.