Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3070
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | LUZ, Aldicléya Lima | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4788996065103307 | por |
dc.contributor.advisor1 | BARBOSA, Maria do Carmo Lacerda | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4044369922294105 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | COSTA, Maria do Rosário Silva Ramos | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2768098958644750 | por |
dc.contributor.referee1 | BARSOSA, Maria do Carmo Lacerda | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4044369922294105 | por |
dc.contributor.referee2 | OLIVEIRA, Márcio Moysés de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0881931217961297 | por |
dc.contributor.referee3 | CARVALHO, Luís Carlos Figueira de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9584161299199568 | por |
dc.contributor.referee4 | GARCIA, Maria Raimunda Santos | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/4155664616734772 | por |
dc.date.accessioned | 2020-02-19T15:49:06Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-02 | - |
dc.identifier.citation | LUZ, Aldicléya Lima. Atenção primária como cenário de prática de uma escola médica no Brasil: avaliação da integração ensino serviço. 2019. 61 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede em Saúde da Família/CCBS) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3070 | - |
dc.description.resumo | A integração ensino-serviço reduz a distância entre os serviços de saúde, a formação acadêmica e as necessidades do sistema de saúde. Isso permite o desenvolvimento de ações que possam convergir para um ponto comum entre os objetivos pedagógicos e as prioridades dos serviços de saúde, possibilitando a efetividade das práticas docente-assistenciais. A pesquisa teve como objetivo analisar a Integração Ensino Serviço, nos cenários de prática, de Atenção primária à saúde, do curso de medicina, da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, do Campus Imperatriz. A Metodologia foi baseada em uma abordagem qualitativa, utilizando o modelo da matriz avaliativa proposto por Albiero & Freitas (2017). A pesquisa foi realizada através de consulta aos dados secundários do e-SUS-S, questionários auto preenchidos aplicados aos integrantes das equipes, usuários, acadêmicos e docentes e entrevista com um representante da coordenação do curso de medicina. Diante dos resultados observou-se que todas as Unidades Básicas de Saúde – UBS de Imperatriz que servem de cenário de prática, apresentam a tipologia de Unidades Docentes Assistenciais – UDA, com supervisão docente e agenda própria, e também, foi possível identificar a presença de fragilidades a serem superadas, para que a formação médico-acadêmica dos estudantes do curso de medicina de Imperatriz esteja vinculada, às necessidades de saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde - SUS. | por |
dc.description.abstract | ABSTRACT Teaching-service integration reduces the gap between health services, academic education and health system needs. This allows the development of actions that can converge to a common point between the pedagogical objectives and the priorities of health services, enabling the effectiveness of teaching-care practices. The objective of the research was to analyze the Teaching Service Integration, in the scenarios of practice, Primary Health Care, medical school, Federal University of Maranhão - UFMA, Campus Imperatriz. The Methodology was based on a qualitative approach, using the evaluative matrix model proposed by Albiero & Freitas (2017). The research was conducted by consulting the secondary data of e-SUS-S, self-completed questionnaires applied to team members, users, academics and teachers and interview with a representative of the medical school coordination. Given the results it was observed that all Basic Health Units - Empress UBS that serve as a scenario of practice, have the typology of Teaching Assistance Units - UDA with teaching supervision and their own agenda, and it was also possible to identify the presence of weaknesses to be surpassed, so that the medical-academic education of students of the Imperatriz medical school is linked to health needs, with emphasis on the Unified Health System - SUS. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2020-02-19T15:49:06Z No. of bitstreams: 1 AldicléyaLimaLuz.pdf: 1195428 bytes, checksum: 3f135c9a6880e2f802b637a9390efd91 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-02-19T15:49:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AldicléyaLimaLuz.pdf: 1195428 bytes, checksum: 3f135c9a6880e2f802b637a9390efd91 (MD5) Previous issue date: 2019-08-02 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE MEDICINA I/CCBS | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE EM SAÚDE DA FAMÍLIA/CCBS | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Integração | por |
dc.subject | Ensino-serviço | por |
dc.subject | Atenção básica | por |
dc.subject | Integration | eng |
dc.subject | Teaching-service | eng |
dc.subject | Primary care | por |
dc.subject.cnpq | Medicina | por |
dc.subject.cnpq | Administração de Recursos Humanos | por |
dc.title | Atenção primária como cenário de prática de uma escola médica no Brasil: avaliação da integração ensino serviço | por |
dc.title.alternative | Primary care as a setting for the practice of a medical school in Brazil: evaluation of the integration of the teaching service | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES DE MESTRADO - PROGRAMA EM REDE EM SAÚDE DA FAMILIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AldicléyaLimaLuz.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,17 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.