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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3070
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Atenção primária como cenário de prática de uma escola médica no Brasil: avaliação da integração ensino serviço |
Título(s) alternativo(s): | Primary care as a setting for the practice of a medical school in Brazil: evaluation of the integration of the teaching service |
Autor: | LUZ, Aldicléya Lima |
Primeiro orientador: | BARBOSA, Maria do Carmo Lacerda |
Primeiro coorientador: | COSTA, Maria do Rosário Silva Ramos |
Primeiro membro da banca: | BARSOSA, Maria do Carmo Lacerda |
Segundo membro da banca: | OLIVEIRA, Márcio Moysés de |
Terceiro membro da banca: | CARVALHO, Luís Carlos Figueira de |
Quarto membro da banca: | GARCIA, Maria Raimunda Santos |
Resumo: | A integração ensino-serviço reduz a distância entre os serviços de saúde, a formação acadêmica e as necessidades do sistema de saúde. Isso permite o desenvolvimento de ações que possam convergir para um ponto comum entre os objetivos pedagógicos e as prioridades dos serviços de saúde, possibilitando a efetividade das práticas docente-assistenciais. A pesquisa teve como objetivo analisar a Integração Ensino Serviço, nos cenários de prática, de Atenção primária à saúde, do curso de medicina, da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, do Campus Imperatriz. A Metodologia foi baseada em uma abordagem qualitativa, utilizando o modelo da matriz avaliativa proposto por Albiero & Freitas (2017). A pesquisa foi realizada através de consulta aos dados secundários do e-SUS-S, questionários auto preenchidos aplicados aos integrantes das equipes, usuários, acadêmicos e docentes e entrevista com um representante da coordenação do curso de medicina. Diante dos resultados observou-se que todas as Unidades Básicas de Saúde – UBS de Imperatriz que servem de cenário de prática, apresentam a tipologia de Unidades Docentes Assistenciais – UDA, com supervisão docente e agenda própria, e também, foi possível identificar a presença de fragilidades a serem superadas, para que a formação médico-acadêmica dos estudantes do curso de medicina de Imperatriz esteja vinculada, às necessidades de saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde - SUS. |
Abstract: | ABSTRACT Teaching-service integration reduces the gap between health services, academic education and health system needs. This allows the development of actions that can converge to a common point between the pedagogical objectives and the priorities of health services, enabling the effectiveness of teaching-care practices. The objective of the research was to analyze the Teaching Service Integration, in the scenarios of practice, Primary Health Care, medical school, Federal University of Maranhão - UFMA, Campus Imperatriz. The Methodology was based on a qualitative approach, using the evaluative matrix model proposed by Albiero & Freitas (2017). The research was conducted by consulting the secondary data of e-SUS-S, self-completed questionnaires applied to team members, users, academics and teachers and interview with a representative of the medical school coordination. Given the results it was observed that all Basic Health Units - Empress UBS that serve as a scenario of practice, have the typology of Teaching Assistance Units - UDA with teaching supervision and their own agenda, and it was also possible to identify the presence of weaknesses to be surpassed, so that the medical-academic education of students of the Imperatriz medical school is linked to health needs, with emphasis on the Unified Health System - SUS. |
Palavras-chave: | Integração Ensino-serviço Atenção básica Integration Teaching-service Primary care |
Área(s) do CNPq: | Medicina Administração de Recursos Humanos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE MEDICINA I/CCBS |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE EM SAÚDE DA FAMÍLIA/CCBS |
Citação: | LUZ, Aldicléya Lima. Atenção primária como cenário de prática de uma escola médica no Brasil: avaliação da integração ensino serviço. 2019. 61 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede em Saúde da Família/CCBS) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3070 |
Data de defesa: | 2-Ago-2019 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÕES DE MESTRADO - PROGRAMA EM REDE EM SAÚDE DA FAMILIA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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