Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3070
Tipo do documento: Dissertação
Título: Atenção primária como cenário de prática de uma escola médica no Brasil: avaliação da integração ensino serviço
Título(s) alternativo(s): Primary care as a setting for the practice of a medical school in Brazil: evaluation of the integration of the teaching service
Autor: LUZ, Aldicléya Lima 
Primeiro orientador: BARBOSA, Maria do Carmo Lacerda
Primeiro coorientador: COSTA, Maria do Rosário Silva Ramos
Primeiro membro da banca: BARSOSA, Maria do Carmo Lacerda
Segundo membro da banca: OLIVEIRA, Márcio Moysés de
Terceiro membro da banca: CARVALHO, Luís Carlos Figueira de
Quarto membro da banca: GARCIA, Maria Raimunda Santos
Resumo: A integração ensino-serviço reduz a distância entre os serviços de saúde, a formação acadêmica e as necessidades do sistema de saúde. Isso permite o desenvolvimento de ações que possam convergir para um ponto comum entre os objetivos pedagógicos e as prioridades dos serviços de saúde, possibilitando a efetividade das práticas docente-assistenciais. A pesquisa teve como objetivo analisar a Integração Ensino Serviço, nos cenários de prática, de Atenção primária à saúde, do curso de medicina, da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, do Campus Imperatriz. A Metodologia foi baseada em uma abordagem qualitativa, utilizando o modelo da matriz avaliativa proposto por Albiero & Freitas (2017). A pesquisa foi realizada através de consulta aos dados secundários do e-SUS-S, questionários auto preenchidos aplicados aos integrantes das equipes, usuários, acadêmicos e docentes e entrevista com um representante da coordenação do curso de medicina. Diante dos resultados observou-se que todas as Unidades Básicas de Saúde – UBS de Imperatriz que servem de cenário de prática, apresentam a tipologia de Unidades Docentes Assistenciais – UDA, com supervisão docente e agenda própria, e também, foi possível identificar a presença de fragilidades a serem superadas, para que a formação médico-acadêmica dos estudantes do curso de medicina de Imperatriz esteja vinculada, às necessidades de saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde - SUS.
Abstract: ABSTRACT Teaching-service integration reduces the gap between health services, academic education and health system needs. This allows the development of actions that can converge to a common point between the pedagogical objectives and the priorities of health services, enabling the effectiveness of teaching-care practices. The objective of the research was to analyze the Teaching Service Integration, in the scenarios of practice, Primary Health Care, medical school, Federal University of Maranhão - UFMA, Campus Imperatriz. The Methodology was based on a qualitative approach, using the evaluative matrix model proposed by Albiero & Freitas (2017). The research was conducted by consulting the secondary data of e-SUS-S, self-completed questionnaires applied to team members, users, academics and teachers and interview with a representative of the medical school coordination. Given the results it was observed that all Basic Health Units - Empress UBS that serve as a scenario of practice, have the typology of Teaching Assistance Units - UDA with teaching supervision and their own agenda, and it was also possible to identify the presence of weaknesses to be surpassed, so that the medical-academic education of students of the Imperatriz medical school is linked to health needs, with emphasis on the Unified Health System - SUS.
Palavras-chave: Integração
Ensino-serviço
Atenção básica
Integration
Teaching-service
Primary care
Área(s) do CNPq: Medicina
Administração de Recursos Humanos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE MEDICINA I/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE EM SAÚDE DA FAMÍLIA/CCBS
Citação: LUZ, Aldicléya Lima. Atenção primária como cenário de prática de uma escola médica no Brasil: avaliação da integração ensino serviço. 2019. 61 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede em Saúde da Família/CCBS) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3070
Data de defesa: 2-Ago-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÕES DE MESTRADO - PROGRAMA EM REDE EM SAÚDE DA FAMILIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AldicléyaLimaLuz.pdfDissertação de Mestrado1,17 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.