Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3068
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os sons da cidade: discurso e representação da cidade de Cali no romance ¡Que viva la música!, de Andrés Caicedo
Título(s) alternativo(s): Los sonidos de la ciudad: discurso y representación de la ciudad de Cali en la novela ¡Que viva la música !, de Andrés Caicedo
The sounds of the city: speech and representation of the city of Cali in the novel ¡Que viva la música !, by Andrés Caicedo
Autor: SAMPAYO, Andrés Eloy Palencia 
Primeiro orientador: TOLOMEI, Cristiane Navarrete
Primeiro coorientador: ZORZAL, Ricieri Carlini
Primeiro membro da banca: TOLOMEI, Cristiane Navarrete
Segundo membro da banca: ZORZAL, Ricieri Carlini
Terceiro membro da banca: VIANNA, Cintia Camargo
Quarto membro da banca: FEITOSA, Márcia Manir Miguel
Resumo: Com o advento da formação das grandes cidades da América Latina, a partir da segunda metade do século XX, a vivência de seus habitantes foi modificada por dinâmicas sociais e culturais diferentes das áreas rurais e cidades pequenas nas quais estavam acostumados. A migração de pessoas para a cidade grande gerou uma superpopulaçãoe espaços socioculturais heterogêneos, onde os habitantes têm diferentes modos de viver, representar e identificar-se com o espaço urbano. Na literatura, especificamente na narrativa literária, muitos escritores latino-americanos começaram a refletir essa nova realidade urbana como o caso do escritor colombiano Andrés Caicedo no romance ¡Que viva la música! (1977).Posto isso, esta investigação tem como objetivo analisar a representação da cidade de Cali, Colômbia, no romance de Caicedo, levando em consideração as expressões, sensações e socialização dos personagensem relação a cada um dos espaços da cidade, principalmente, na relação entre “espaço público” e “espaço privado”. Por conseguinte, analisa-se o papel do rock e da salsa no romance, a partir de uma dinâmica de contraposição,como expressões musicais ligadas à vida urbana e que contribuem na construção de identidades culturais vinculadas aos diferentes estratos da cidade (centro e periferia). Ao mesmo tempo, verifica-se como essas duas expressões musicais são utilizadas pelo autor como um instrumento narrativo para discutir questões étnicas (branca-europeia e mestiça-latino-americana), culturais (rock, salsa, indústria da música, cultura de massa), políticas (subalternidade da Colômbia às políticas impostas pelos EUA) e socioeconômicas (a classe rica tradicional que mora no Norte da cidade e os pobres que moram na periferia). Para isso, utiliza-se como referencial teórico as considerações de José Luís Romero (2001) sobre a conformação das grandes cidades da América Latina; Giandomenico Amendola (2000) sobre noções de “cidade pós-moderna”, “intercâmbio simbólico” e “simulação”; o estudo do espaço público e privado, no contexto do urbano, desenvolvido por Manuel Delgado (2007); o da “cartografia simbólica” ou “território diferencial”, de Armando Silva (1998); a geografia humanista cultural nas noções de “espaço” e “lugar”, de Yi-Fu Tuan (1983); as propostas teóricas de Michel de Certeau (2000) acerca da “cidade como texto” e “o fazer” a partir das ações cotidianas; Stuart Hall (2006) a respeito das identidades culturais no contexto da globalização e a pós modernidade, entre outros. Por fim, esta pesquisa alicerça-se em uma metodologia de cunho bibliográfico e a análise do romance é feita através do método hermenêutico interpretativo aplicado ao texto literário.
Abstract: RESUMEN Con el advenimiento de las grandes ciudades en América Latina, a partir de la segunda mitad del siglo XX, la vivencia de sus habitantes fue modificada por dinámicas sociales y culturales diferentes de las áreas rurales e pequeñas ciudades a las que estaban habituados. La migración de las personas a las grandes ciudades creó una sobrepoblación y espacios socioculturales heterogéneos, donde las personas expresan formas diversas de habitar, representar y de identificarse con el espacio urbano. En la literatura, específicamente en la narrativa literaria, muchos escritores latinoamericanos comenzaron a reflejar esa nueva realidad urbana como es el caso del escritor colombiano Andrés Caicedo en la novela ¡Que viva la música! (1977). Expuesto eso, esta investigación tiene como objetivo analizar la representación de la ciudad de Cali, Colombia, en la novela Caicedo, teniendo en cuenta las expresiones, sensaciones y la socialización que los personajes manifiestan en relación con cada uno de los espacios de la ciudad, especialmente en la relación entre “espacio público” y “espacio privado”. En consecuencia, se analizará la función del rock y la salsa dentro de la novela, a partir de una dinámica de contraposición, como expresiones musicales vinculadas a la vida urbana y que contribuyen a conformar identidades culturales vinculadas a los diferentes estratos de la ciudad (centro y periferia). A su vez, será verificado como estas dos expresiones musicales son expuestas por el autor como instrumento narrativo para discutir cuestiones étnicas (blanca-europea y mestiza-latinoamericana), culturales (el rock y la salsa, la industria musical, la cultura de masas), políticas (subalternidad de Colombia a las políticas impuestas por EEUU) y socioeconómicas (la clase rica tradicional que viven en el norte de la ciudad-y los pobres que viven en comunidades periféricas). Para esto, se utilizará como referencial teórico las consideraciones de José Luis Romero (2001) sobre la conformación de las grandes ciudades de América Latina; Giandomenico Amendola (2000) sobre las nociones de “ciudad posmoderna”, “intercambio simbólico” y “simulación”; el estudio del espacio público y privado, en el contexto urbano, desarrollado por Manuel delgado (2007); el de “cartografía simbólica” o “territorio diferencial”, de Armando Silva (1998); la geografía humanista cultural en las nociones de “espacio” y “lugar”, de Yi-Fu Tuan (1983); las propuestas teóricas de Michel De Certeau (2000) acerca de “la ciudad como texto” y “el hacer” a partir de las acciones cotidianas; Stuart Hall (2006) en lo que se refiere a las identidades culturales en el contexto de la globalización y la posmodernidad, entre otros. Por último, esta pesquisa se fundamenta en una metodología de tipo bibliográfica y el análisis de la obra se realiza a través del método hermenéutico interpretativo aplicado al texto literario. ______
ABSTRACT With the advent of the formation of large cities in Latin America, from the second half of the twentieth century, the experience of its inhabitants was modified by social and cultural dynamics different from the rural areas and small cities in which they were accustomed. The migration of people to the big city generated an overpopulation and heterogeneous socio-cultural spaces, where the inhabitants have different ways of living, representing and identifying with the urban space. In literature, specifically in literary narrative, many Latin American writers began to reflect this new urban reality, as in the case of Colombian writer Andrés Caicedo in the novel ¡Que viva la música! (1977). Therefore, this investigation aims to analyze the representation of the city of Cali, Colombia, in Caicedo's novel, taking into account the expressions, sensations and socialization of the characters in relation to each of the city's spaces, especially in relationship between “public space” and “private space”. Therefore, the role of rock and salsa in the novel is analyzed, based on a dynamic of opposition, as musical expressions linked to urban life and that contribute to the construction of cultural identities linked to the different strata of the city (center and periphery) . At the same time, it can be seen how these two musical expressions are used by the author as a narrative instrument to discuss ethnic (white-European and mestizo-Latin American), cultural issues (rock, salsa, music industry, mass culture), political (Colombia's subordination to the policies imposed by the USA) and socioeconomic (the traditional rich class who live in the north of the city and the poor who live in the periphery). For that, José Luís Romero's (2001) considerations about the conformation of large cities in Latin America are used as a theoretical framework; Giandomenico Amendola (2000) on notions of “postmodern city”, “symbolic exchange” and “simulation”; the study of public and private space, in the urban context, developed by Manuel Delgado (2007); that of “symbolic cartography” or “differential territory”, by Armando Silva (1998); the humanistic cultural geography in the notions of “space” and “place”, by Yi-Fu Tuan (1983); the theoretical proposals of Michel de Certeau (2000) about “the city as a text” and “doing” based on daily actions; Stuart Hall (2006) regarding cultural identities in the context of globalization and post-modernity, among others. Finally, this research is based on a bibliographic methodology and the analysis of the novel is done through the interpretative hermeneutic method applied to the literary text.
Palavras-chave: Andrés Caicedo
¡Que viva la música!
Cidade
Discurso
Música
Representação
Andrés Caicedo
¡Que viva la música!
Ciudad
Discurso
Música
Representación
Andrés Caicedo
¡Que viva la música !
City
Speech
Music
Representation
Área(s) do CNPq: Música
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: SAMPAYO, Andrés Eloy Palencia. Os sons da cidade: discurso e representação da cidade de Cali no romance ¡Que viva la música!, de Andrés Caicedo. 2020.113 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3068
Data de defesa: 27-Jan-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AndrésPalênciaSampayo.pdfDissertação de Mestrado723,44 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.