Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3061
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARDOSO, Carlos Adriano da Conceição-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1291362067557086por
dc.contributor.advisor1SANTOS, Clenilton Costa dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9192468880980905por
dc.contributor.referee1SANTOS, Clenilton Costa dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9192468880980905por
dc.contributor.referee2DANTAS, Cláudio Rejane da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7237286586938048por
dc.contributor.referee3BATISTA, Jerias Alves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1319645549100341por
dc.date.accessioned2020-02-14T12:19:26Z-
dc.date.issued2019-09-05-
dc.identifier.citationCARDOSO, Carlos Adriano da Conceição. Construção de um estereoscópio: uma proposta para o ensino da polarização da luz no ensino médio. 2019. 229 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019 .por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3061-
dc.description.resumoEm relação a aprendizagem, é consenso que um dos principais problemas que escolas e professores têm enfrentado é o desinteresse dos alunos pelo conteúdo das disciplinas. Em se tratando das ciências da natureza, em especial a Física, a situação parece ser ainda mais preocupante: a falta de laboratórios, computadores, acesso à internet e a desconexão dos assuntos com a realidade dos estudantes, são alguns dos fatores que dificultam a superação do problema. No presente trabalho, investigamos a possibilidade do ensino da polarização da luz no ensino médio por meio de uma metodologia que contorne os referidos obstáculos. A estratégia adotada consiste na construção de um estereoscópio com materiais de fácil aquisição para exibição de imagens tridimensionais produzidas pelos alunos e sua utilização didática a partir de uma Sequência de Ensino elaborada para esse fim. O processo de investigação da aprendizagem está fundamentado na teoria sociocultural de Vigotski (1991, 2001, 2010) e nas etapas da Situação de Estudo (MALDANER; ZANON, 2001). A pesquisa foi realizada com alunos de uma turma de 3ª série do Centro de Ensino Coelho Neto – Turu, escola localizada em São Luís, capital do Maranhão. A proposta mostrou-se atraente: os estudantes engajaram-se na realização das atividades e conseguiram assimilar os principais conceitos em polarização. A análise dos dados obtidos indica que a metodologia proposta desperta o interesse dos alunos, proporciona maior interação no contexto de aprendizagem e agrega significado aos conceitos abordados. O feedback dos estudantes mostra que a proposta didática sugerida atingiu os objetivos pretendidos – as atividades realizadas estabeleceram um elo entre o aprendizado adquirido pelos estudantes na escola e sua importância em outros contextos, promovendo uma correlação com suas experiências cotidianas e ajudando-os a alcançar familiaridade e melhor domínio dos conceitos científicos. O trabalho realizado culminou com a elaboração de um produto educacional direcionado a professores e alunos do ensino médio no qual apresenta-se: o contexto histórico do fenômeno; a modelagem físico-matemática; o guia de montagem do estereoscópio e uma sugestão de aplicação didática.por
dc.description.abstractRegarding learning, it is agreed that one of the main problems that schools and teachers have faced is the students' lack of interest in the content of the subjects. In the case of the natural sciences, especially physics, the situation seems to be even more worrying, the lack of laboratories, computers, access to the Internet and the disconnection of the subjects with the reality of the students, are some of the factors that make it difficult to overcome of the problem. In the present work, we investigate the possibility of teaching the polarization of light in high school through a methodology that circumvents said obstacles. The strategy adopted consists in the construction of a stereoscope with materials of easy acquisition for the display of three-dimensional images produced by the students and their didactic use from a sequence of teaching elaborated for this purpose. The process of learning research is based on the sociocultural theory of Vygotsky (1991, 2001, 2010) and the stages of the Study Situation (MALDANER; ZANON, 2001). The research was carried out with students from a 3rd grade class of the Coelho Neto - Turu Teaching Center, a school located in São Luís, capital of Maranhão. The proposal was attractive: students engaged in the activities and were able to assimilate the main concepts in polarization. The analysis of the data obtained indicates that the proposed methodology arouses students' interest, provides greater interaction in the learning context and adds meaning to the concepts addressed. Student feedback shows that the suggested teaching proposal achieved the intended objectives – the activities carried out have established a link between students' learning at school and its importance in other contexts, promoting a correlation with their everyday experiences and helping them to achieve familiarity and better mastery of scientific concepts. The work accomplished culminated with the elaboration of an educational product directed to teachers and students of high school in which it presents itself: the historical context of the phenomenon; physical-mathematical modeling; the mounting guide of the stereoscope and a suggestion of didactic application.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2020-02-14T12:19:26Z No. of bitstreams: 1 CarlosCardoso.pdf: 12528991 bytes, checksum: 26ec3944d542af3806e054828480fac3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-14T12:19:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CarlosCardoso.pdf: 12528991 bytes, checksum: 26ec3944d542af3806e054828480fac3 (MD5) Previous issue date: 2019-09-05eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectPolarização da luzpor
dc.subjectImagens 3Dpor
dc.subjectAtividades práticaspor
dc.subjectPhysics Teachingeng
dc.subjectPhysics Teachingeng
dc.subjectPolarization of lighteng
dc.subject3D imageseng
dc.subjectPractical activitieseng
dc.subject.cnpqMétodos e Técnicas de Ensinopor
dc.subject.cnpqFísicapor
dc.titleConstrução de um estereoscópio: uma proposta para o ensino da polarização da luz no ensino médiopor
dc.title.alternativeConstruction of a stereoscope: a proposal for teaching the polarization of light in high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarlosCardoso.pdfDissertação de Mestrado12,24 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.