Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3016
Tipo do documento: Dissertação
Título: Alfabetização de crianças em situação de vulnerabilidade social: orientações para o trabalho pedagógico com o 2º ano do Ensino Fundamental por meio de sequências didáticas
Título(s) alternativo(s): Literacy of children in situations of social vulnerability: guidelines for pedagogical work with the 2nd year of Elementary School through didactic sequences
Alphabétisation des enfants en situation de vulnérabilité sociale: lignes directrices pour le travail pédagogique avec la 2e année du primaire à travers des séquences didactiques
Autor: FERREIRA, Natalia Ribeiro 
Primeiro orientador: FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho
Primeiro membro da banca: FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho
Segundo membro da banca: ROSA, Marise Marçalina de Castro Silva
Terceiro membro da banca: CORREIA, Joelma Reis
Resumo: A dissertação intitulada “ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: orientações para o trabalho pedagógico com o 2º ano do Ensino Fundamental por meio de sequências didáticas” teve por objetivo desenvolver em bases colaborativas o processo de alfabetização de crianças em situação de vulnerabilidade social, tendo em vista a construção de orientações para o trabalho pedagógico com o 2º ano, por meio de sequência didáticas em uma escola da rede municipal de São Luís – MA. Os objetivos específicos permitiram-nos: sistematizar as contribuições teóricas sobre a vulnerabilidade social, tendo em vista seus impactos no processo de alfabetização; identificar as crianças em situação de vulnerabilidade social e as condições objetivas em que o processo de alfabetização é desenvolvido no 2º ano da escola pesquisada; organizar colaborativamente um conjunto de atividades orientadoras de ensino para os educandos do 2º ano do Ensino Fundamental, por meio da elaboração/utilização de sequências didáticas que tivessem o texto como unidade básica para a alfabetização das crianças em situação de vulnerabilidade social; por fim, produzir um livreto contendo orientações de ensino destinadas ao atendimento de crianças em situação de vulnerabilidade social. Os objetivos propostos na pesquisa nos orientaram para as trilhas da pesquisa; desse modo, utilizamos a pesquisa do tipo intervenção pedagógica, com abordagem qualitativa, por considerar que o universo dos sujeitos não pode ser mensurado, e tendo como base, a especificidade do mestrado profissional, a opção metodológica foi a pesquisa colaborativa, por abordar dois aspectos importantes: pesquisa e formação. O lócus da pesquisa foi uma escola da rede municipal de São Luís – MA, no eixo Itaqui-Bacanga, escolhida pelas condicionalidades econômicas e sociais. A colaboradora da pesquisa foi a professora do 2º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental. Para compreender o lócus e as suas problemáticas, a pesquisa seguiu os seguintes passos: a fase exploratória e diagnóstica, o planejamento, a aplicação da aula e sessão reflexiva. Para gerar os dados que auxiliaram na compreensão do lócus e avaliação da intervenção da pesquisa, utilizamos os seguintes instrumentos: análise documental, observação colaborativa e entrevista episódica. Dessa forma, levando em consideração o problema da pesquisa sobre a alfabetização das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental em situação de vulnerabilidade social na escola campo de pesquisa, e , até em que ponto uma intervenção pedagógica colaborativa transformaria as ações docentes e as aprendizagens dos alunos em situação de vulnerabilidade social no que diz respeito ao trabalho com os gêneros do discurso no ensino da linguagem escrita, utilizamos como referência alguns autores. Para o campo social, condicionalidade do processo de alfabetização e letramento de crianças vulneráveis, temos como referência Castro (2010), Dubet (2003), Carvalho e Lacerda (2010), Silva (2007), Bourdieu (2015), Nogueira e Nogueira (2017), entre outras referências. Para analisar o campo da alfabetização, letramento, língua materna, leitura e escrita, as referências são: Bajard (2012), Ferreiro (2013), Bagno, Stubbs, Gagné (2002), Guy, Zille (2006), Luria (2012), Leontiev (2012), Maués (2014), Rojo (2009); Soares (2017), Souza (2011), Street (2014) e Vigotsky (2007). A partir da pesquisa colaborativa e das análises teóricas, o produto será um livreto, contendo informações importantes para alfabetização de crianças em situação de vulnerabilidade social e o planejamento por meio de sequencias didáticas. Os resultados apontaram que o planejamento com sequencias didáticas, tendo o gênero textual como base, mobilizou saberes da professora-colaboradora, das crianças e da pesquisadora, o que permitiu pensar em outras atividades para além das desenvolvidas em sala de aula.
Abstract: La thèse intitulée "L'ALPHABÉTISATION DES ENFANTS DANS LA SITUATION DE LA VULNÉRABILITÉ SOCIALE: orientations pour le travail pédagogique à la 2e année du primaire par des séquences didactiques", visant à développer en collaboration le processus d'alphabétisation des enfants en situation de vulnérabilité social, dans le but de construire des lignes directrices pour le travail pédagogique à partir de la 2e année, à travers une séquence didactique réalisée en collaboration, dans une école du réseau municipal de. Les objectifs spécifiques nous ont permis de: Systématiser les contributions théoriques sur la vulnérabilité sociale, en considérant leurs impacts sur le processus d’alphabétisation; Identifier les enfants en situation de vulnérabilité sociale et les conditions objectives dans lesquelles se développe le processus d'alphabétisation au cours de la deuxième année de l'école étudiée; Organiser en collaboration un ensemble d’activités axées sur l’enseignement pour les élèves de 2e année du primaire, en élaborant / utilisant des séquences didactiques faisant du texte une unité de base pour l’alphabétisation des enfants en situation de vulnérabilité sociale; Produire un livre contenant des guides pédagogiques pour la prise en charge des enfants en situation de vulnérabilité sociale. Les objectifs proposés dans la recherche nous ont guidés vers les pistes de recherche, c’est ainsi que nous avons utilisé la recherche de type intervention pédagogique, avec l’approche qualitative, considérant que l’univers des sujets ne peut pas être mesuré, et basé sur la spécificité de la maîtrise, l'option méthodologique était la recherche collaborative en abordant deux aspects importants, la recherche et la formation. Le lieu de la recherche était une école du réseau municipal de São Luís - MA, axe Itaqui Bacanga, choisi par la conditionnalité économique et sociale. Le chercheur était l'enseignant de 2e année du 1er cycle de l'école primaire. Afin de comprendre le lieu et sa problématique, la recherche a suivi les étapes suivantes: phase exploratoire et de diagnostic, planification, application de la leçon et session réflexive. Pour générer les données, qui ont contribué à la compréhension du lieu et à l'évaluation de l'intervention de recherche, nous avons utilisé les instruments suivants: analyse documentaire, observation collaborative et entretien épisodique. Ainsi, en tenant compte du problème de la recherche, sur l’alphabétisation des enfants de 2e année du primaire en situation de vulnérabilité sociale dans le champ de recherche scolaire, et sur la mesure dans laquelle une intervention pédagogique collaborative transforme les actions pédagogiques et l’apprentissage des étudiants. les étudiants en situation de vulnérabilité sociale en ce qui concerne l’utilisation des genres de discours dans l’enseignement de la langue écrite, nous utilisons comme référence les auteurs suivants: pour le domaine social, conditionnalité du processus d’alphabétisation et de l’alphabétisation des enfants vulnérables, Castro (2010), Dubet (2003), Carvalho et Lacerda (2010), Silva (2007), Bourdieu (2015), Nogueira et Nogueira (2017), entre autres références. Pour analyser le domaine de l'alphabétisation, l'alphabétisation, la langue maternelle, la lecture et l'écriture, les références sont: Bajard (2012), Blacksmith (2013), Bagno, Stubbs, Gagné (2002), Guy, Zille (2006), Luria (2012), Leontiev (2012), Maués (2014), Rojo (2009); Soares (2017), Souza (2011), Street (2014) et Vigotsky (2007). Basé sur une recherche collaborative et une analyse théorique, le produit sera un livre contenant des informations importantes pour l’alphabétisation des enfants en situation de vulnérabilité sociale et la planification par séquences didactiques. Les résultats ont mis en évidence la planification avec des séquences didactiques, le genre textuel comme base, une connaissance mobilisée de l'enseignant-collaborateur, des enfants et du chercheur, ce qui nous a permis de réfléchir à des activités autres que celles développées en classe.
The dissertation entitled “LITERACY OF CHILDREN IN SITUATION OF SOCIAL VULNERABILITY: guidelines for pedagogical work with the 2nd year of Elementary Education through didactic sequences” aimed to develop on a collaborative basis the process of literacy of children in situations of social vulnerability, with a view to building guidelines for pedagogical work with the 2nd year, through didactic sequence in a school in the municipal network of São Luís - MA. The specific objectives allowed us to: systematize the theoretical contributions on social vulnerability, in view of their impacts on the literacy process; identify children in a situation of social vulnerability and the objective conditions in which the literacy process is developed in the 2nd year of the researched school; collaboratively organize a set of teaching guidance activities for students in the 2nd year of elementary school, through the elaboration / use of didactic sequences that had the text as a basic unit for the literacy of children in situations of social vulnerability; finally, produce a booklet containing teaching guidelines for the care of children in situations of social vulnerability.The objectives proposed in the research guided us towards the research trails; thus, we used the research of the pedagogical intervention type, with a qualitative approach, considering that the universe of the subjects cannot be measured, and based on the specificity of the professional master's, the methodological option was the collaborative research, because it addresses two aspects important: research and training. The locus of the research was a school in the municipal network of São Luís - MA, on the Itaqui-Bacanga axis, chosen for its economic and social conditions. The research collaborator was the teacher of the 2nd year of the 1st cycle of Elementary School. To understand the locus and its problems, the research followed the following steps: the exploratory and diagnostic phase, the planning, the application of the class and the reflective session. To generate the data that helped to understand the locus and evaluate the research intervention, we used the following instruments: document analysis, collaborative observation and episodic interview.Thus, taking into account the problem of research on the literacy of children in the 2nd year of elementary school in a situation of social vulnerability in the research field school, and, to what extent a collaborative pedagogical intervention would transform the teaching actions and the learning of the students. students in a situation of social vulnerability with regard to working with speech genres in the teaching of written language, we used some authors as a reference. For the social field, conditionality of the literacy and literacy process of vulnerable children, we have Castro (2010), Dubet (2003), Carvalho and Lacerda (2010), Silva (2007), Bourdieu (2015), Nogueira and Nogueira ( 2017), among other references. To analyze the field of literacy, literacy, mother tongue, reading and writing, the references are: Bajard (2012), Ferreiro (2013), Bagno, Stubbs, Gagné (2002), Guy, Zille (2006), Luria (2012) , Leontiev (2012), Maués (2014), Rojo (2009); Soares (2017), Souza (2011), Street (2014) and Vigotsky (2007). Based on collaborative research and theoretical analysis, the product will be a booklet, containing important information for the literacy of children in situations of social vulnerability and planning through didactic sequences. The results showed that planning with didactic sequences, based on the textual genre, mobilized the knowledge of the teacher-collaborator, the children and the researcher, which allowed thinking about other activities besides those developed in the classroom.
Palavras-chave: Vulnerabilidade social
Pesquisa colaborativa
Alfabetização
Vulnérabilité sociale
Recherche collaborative
Alphabétisation
Social vulnerability
Collaborative research
Literacy
Área(s) do CNPq: Tópicos Específicos de Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: FERREIRA, Natalia Ribeiro. Alfabetização de crianças em situação de vulnerabilidade social: orientações para o trabalho pedagógico com o 2º ano do Ensino Fundamental por meio de sequências didáticas. 2019. 197 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3016
Data de defesa: 19-Ago-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NataliaFerreira.pdfDissertação de Mestrado5,31 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.