Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3010
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Francinete Braga-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2813231686798725por
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8685001139434354por
dc.contributor.referee1Fernandes, Vanja Maria Dominices Coutinho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8685001139434354por
dc.contributor.referee2CRUZ, Mônica da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8916571577411585por
dc.contributor.referee3CORREIA, Joelma Reis-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5031852893254269por
dc.date.accessioned2020-01-27T13:59:20Z-
dc.date.issued2019-08-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Francinete Braga. O ensino de língua portuguesa como língua materna, os gêneros textuais e a produção escrita dos alunos do 5º ano do ensino fundamental. 2019.172 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3010-
dc.description.resumoEsta pesquisa, intitulada: "O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA MATERNA, OS GÊNEROS TEXTUAIS E A PRODUÇÃO ESCRITA DOS ALUNOS DO 5O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL”, tem como objetivo geral Desenvolver o ensino da Língua Portuguesa de modo que articule a escrita em sala de aula por meio de uma intervenção colaborativa com a professora e os alunos do 5o ano do Ensino Fundamental, com vistas a produção de encaminhamentos metodológicos para o ensino da produção textual para esses alunos. Desdobra-se nos seguintes específicos: Identificar quais são as atividades de escrita realizadas no 5º ano e como resultam em produção de textos por estes alunos da escola pública pesquisada; Analisar as articulações didáticas da professora, observando como resultam em estratégias de ensino da língua portuguesa, por meio da análise do livro didático de L.P. do 5º ano; Descrever de que modo o compartilhamento do trabalho pedagógico com a professora favoreceu a aprendizagem para a produção de textos em sala de aula, resultando na melhoria na escrita dos alunos do 5º ano B da escola campo da pesquisa; Avaliar como as práticas cotidianas de escrita, considerando os processos de planejamento, escrita de rascunho, de reescrita e da autocorreção de textos em sala de aula resultaram na melhoria da escrita dos alunos do 5º ano B. O quadro de referência teórico metodológico da Pesquisa para o alcance dos objetivos propostos perpassa pelos estudos de Flick (2009); Marconi, Lakatos (2017); Denzin, Lincoln (2006); Thiollent (1994); Ibiapina (2016). Os autores que sustentaram as análises dando embasamento aos fundamentos teóricos metodológicos a partir de Antunes (2003, 2010, 2014, 2017); Bajard (2014); Bakhtin (2010); Jolibert, (1994); Soares (2002, 2003, 2017); Koch (2012; 2015); Luft (2207); Geraldi (1981; 2011); Fayol (2014); Marcuschi, (2008); Gregolin (2007), entre outros. Os resultados evidenciaram a melhoria na aprendizagem da escrita na Turma do 5º ano B, tomando como referência o processo de intervenção que teve como abordagem principal a Pesquisa-Ação e como abordagem secundária a pesquisa Colaborativa. As conclusões finais demonstram que o ensino de Língua Portuguesa estava centrado na aprendizagem da gramática normativa, como língua materna, por meio dos gêneros textuais. As práticas de produção escrita de autoria dos alunos do 5º ano manifestadas durante a intervenção, foram apresentadas por meio de registros fotográficos, apontando para a autonomia na escrita no cotidiano escolar, ou colocando as ideias expressas verbalmente no papel, ou fazendo questionamentos quanto ao significado das palavras, à pontuação e à acentuação e demais aspectos. Os alunos passaram a ser mais críticos e responsáveis pela melhoria das habilidades para escrever. A professora colaboradora mudou a postura, acompanhando a correção do texto pelo aluno, sem fazer marcas no texto, a partir da busca de regularidades nas construções registradas pelos alunos, considerando o uso de diferentes gêneros textuais, incluindo aspectos do estudo da gramática ou quanto à estética do texto, no entanto, sem dar ênfase à correção excessiva do texto do aluno.por
dc.description.abstractThis study, entitled "THE TEACHING OF the PORTUGUESE LANGUAGE AS A MOTHER TONGUE, AND THE WRITTEN PRODUCTION OF STUDENTS OF THE 5TH YEAR OF ELEMENTARY SCHOOL”, its general objective is to develop the teaching of the Portuguese Language in a way that it articulates with writing in class through intervention in collaboration with the teacher, and the students of the 5th year of elementary school, with a view to the production of methodological orientation for the teaching of text production to these students. It is sub-divided into the following specific goals: To identify what are the activities of writing done in the 5th year, and how they result in the production of a text by the students of the public school in question; To analyse the teaching articulations of the teacher, noticing how they result in strategies for the teaching of the Portuguese language, by means of the analysis of the Portuguese Language text-book of the 5th year; To describe the way in which the sharing of the pedagogical work of the teacher encouraged the pupils to create texts in classroom, resulting in an improvement in the writing skills of the students of 5th year B of the school in question; Evaluate how their practices of day-to-day writing, taking into account the processes of planning, writing drafts, rewriting and correction of the text in classroom, resulted in the improvement of the students' writing skills. The theoretical methodological reference framework of the research for the achievement of the proposed objectives considers the studies of Flick (2009); Marconi, Lakatos (2017); Denzin, Lincoln (2006); Thiollent (1994); Ibiapina (2016). The authors who were the mainstay of the analysis, providing basis for the theoretical and methodological ground were Antunes (2003, 2010, 2014, 2017); Bajard (2014); Bakhtin (2010); Jolibert, (1994); Soares (2002, 2003, 2017); Koch (2012; 2015); Luft (2207); Geraldi (1981; 2011); Fayol (2014); Marcuschi, (2008), and Gregolin (2007), among others. The results highlighted the improvement in the learning of writing in the class of 5th year B, taking as reference the intervention process that had as main approach Action Research and as secondary approach Collaborative Research. The final conclusions show that Portuguese language teaching was focused on learning normative grammar, as a mother tongue, through textual genres. The written production practices of the 5th year students manifested during the intervention were presented by means of photographic records, pointing to autonomy in writing in daily school life, or putting the ideas expressed verbally on paper, or questioning the meaning of the words, punctuation and accentuation and other aspects. The students became more critical and responsible for improving their writing skills. The assistant professor has changed her posture, following up with the correction of the text by the student, with no markings in the text, from the search for regularities in the contructions that are registered by the students, considering the use of different text genres, including aspects of the study of the language and the aesthetics of the text, however, without focusing too much on correction.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2020-01-27T13:59:20Z No. of bitstreams: 1 FRANCINETEBRAGASANTOS.pdf: 50837932 bytes, checksum: b5b1f2d0261fa3e544c8084caa8ed065 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-27T13:59:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRANCINETEBRAGASANTOS.pdf: 50837932 bytes, checksum: b5b1f2d0261fa3e544c8084caa8ed065 (MD5) Previous issue date: 2019-08-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectLíngua maternapor
dc.subjectGêneros textuaispor
dc.subjectProdução escritapor
dc.subjectPortuguese languageeng
dc.subjectMother tongueeng
dc.subjectText typeseng
dc.subjectWritten productioneng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.titleO ensino de língua portuguesa como língua materna, os gêneros textuais e a produção escrita dos alunos do 5º ano do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeTeaching Portuguese as a mother tongue, students textual genres and written production of 5th grade students elementary Schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCINETEBRAGASANTOS.pdfDissertação de Mestrado49,65 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.