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dc.creatorLEITE, Emanuelle Santiago Monteiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1770965029651116por
dc.contributor.advisor1ZAQUEU, Livia da Conceição Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8327620256183656por
dc.contributor.referee1ZAQUEU, Livia da Conceição Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8327620256183656por
dc.contributor.referee2ANJOS, Elisa Maria dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4070742029237223por
dc.contributor.referee3SILVEIRA, Francisca Morais da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0012238764045677por
dc.date.accessioned2020-01-24T12:21:16Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.citationLEITE, Emanuelle Santiago Monteiro. Competência social em pré-escolares com transtorno do espectro autista um estudo de intervenção no município de Santa Inês – MA. 2019. 173 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3008-
dc.description.resumoO objetivo do estudo foi elaborar estratégias de intervenção voltadas à Competência Social de crianças com TEA, no contexto das interações sociais e do trabalho colaborativo com professores, pais e cuidadores escolares. Para tanto, foi feita uma pesquisa de intervenção, realizada na Pré-escola Mãe Preta, no município de Santa Inês-MA. Os participantes foram duas crianças do sexo masculino com diagnóstico de TEA, suas mães, além de duas professoras e dois cuidadores/tutores escolares. Utilizamos três instrumentos para levantamento de dados: entrevista de dados sociodemográficos e de desenvolvimento da criança, realizada com as mães; obsevação livre, realizada em ambiente escolar e avaliação do perfil de comportamento e desenvolvimento das crianças por meio de teste aplicado com o Perfil Psicoeducacional Revisado (PEP-R). Os dados do teste foram tratados com base nos escores das tabelas de pontuação do manual do instrumento e relacionados aos dados obtidos por meio da observação livre e entrevista realizada com as mães. Assim, constituímos análise de dados quantitativa e qualitativa em tabelas de resumo e interpretação sustentada na análise de conteúdo. A entrevista de dados sociodemográficos e de desenvolvimento da criança revelou a idade cronológica dos meninos – 6 anos e 5 meses para a Criança1, e 5 anos e 4 meses para a Criança2. A idade de desenvolvimento obtida para os dois casos foi de 2 anos e 5 meses e 3 anos e 6 meses, respectivamente. Os dados da avaliação sugerem atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor. Os resultados apontam que, especificamente no caso da Criança2, o momento do intervalo foi o mais propício para observação do desenvolvimento da Competência Social. Enquanto que, no caso da Criança1, o local mais propício para o desenvolvimento da Competência Social foi o ambiente familiar. A Criança1 apresentou deficits expressivos em todas as áreas da Escala de Desenvolvimento, enquanto a Criança2 apresentou deficits motores expressivos que interferem na aquisição de habilidades sociais e cognitivas nas demais áreas. Desenvolveu-se um produto educacional vinculado à dissertação. Um caderno didático-pedagógico que descreve os passos da investigação-ação, bem como os métodos, recursos e estratégias para incentivo e desenvolvimento da Competência Social com foco colaborativo. Conclui-se, com base na fundamentação teórica, nos estudos relacionados e nos resultados da pesquisa, que o perfil de desenvolvimento da Competência Social apresentado por cada criança do presente estudo está imbricado na motricidade em sua dimensão afetiva (emoção) e práxia (cognição), o que corrobora com os indícios de falhas nas conexões afetivas como deficit primário no transtorno.por
dc.description.abstractThe aim of this study was to develop intervention strategies focused on the Social Competence of children with ASD, in the context of social interactions and collaborative work with teachers, parents and school caregivers. To this end, an intervention research was conducted at the Mãe Preta Preschool in Santa Inês-MA. Participants were two male children diagnosed with ASD, their mothers, as well as two teachers and two caregivers / school tutors. We used three instruments for data collection: interview of sociodemographic and developmental data of the child, performed with the mothers; free observation, carried out in the school environment and assessment of the behavioral and developmental profile of children by means of a test applied with the Revised Psychoeducational Profile (PEP-R). The test data were treated based on the scores of the instrument manual score tables and related to the data obtained through free observation and interview with the mothers. Thus, we constitute quantitative and qualitative data analysis in summary tables and sustained interpretation in content analysis. Interviewing sociodemographic and child development data revealed the chronological age of boys - 6 years and 5 months for Child1, and 5 years and 4 months for Child2. The age of development obtained for both cases was 2 years and 5 months and 3 years and 6 months respectively. Evaluation data suggest delays in neuropsychomotor development. The results indicate that, specifically in the case of Children2, the time of the break was the most conducive for observing the development of Social Competence. While in the case of Children1, the most favorable place for the development of Social Competence was the family environment. Child1 presented expressive deficits in all areas of the Development Scale while Child2 presented expressive motor deficits that interfere with the acquisition of social and cognitive skills in the other areas. An educational product linked to the dissertation was developed. A didactic-pedagogical notebook that describes the steps of action research, as well as the methods, resources and strategies for encouraging and developing social competence with a collaborative focus. It is concluded based on the theoretical foundation, related studies and research results that the developmental profile of Social Competence presented by each child of the present study is imbricated in the motricity in its affective (emotion) and praxis (cognition) dimensions. This corroborates the evidence of failures in affective connections as the primary deficit in the disorder.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2020-01-24T12:21:16Z No. of bitstreams: 1 EMANUELLELEITE.pdf: 5671549 bytes, checksum: d99cb100bd9890e0e672731a0af53ad5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-24T12:21:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EMANUELLELEITE.pdf: 5671549 bytes, checksum: d99cb100bd9890e0e672731a0af53ad5 (MD5) Previous issue date: 2019-08-30eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTranstorno do espectro autistapor
dc.subjectCompetência socialpor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectAvaliação do desenvolvimentopor
dc.subjectInclusão educacionalpor
dc.subjectAutistic spectrum disordereng
dc.subjectSocial competenceeng
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectDevelopmental evaluationeng
dc.subjectEducational inclusioneng
dc.subject.cnpqEducação Especialpor
dc.titleCompetência social em pré-escolares com transtorno do espectro autista um estudo de intervenção no município de Santa Inês – MApor
dc.title.alternativeSocial competence in preschoolers with autism spectrum disorder an intervention study in the municipality of Santa Inês - MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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