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Tipo do documento: Dissertação
Título: Música popular maranhense no ensino médio: um estudo pré-experimental com estudantes de Arte do Centro de Ensino Manoel Beckman em São Luís/MA
Título(s) alternativo(s): Popular music from Maranhão in high school: a pre-experimental study with art students from the Manoel Beckman Education Center in São Luís / MA
Autor: NASCIMENTO, Francisca Maria Lopes Menezes 
Primeiro orientador: QUADROS JÚNIOR, João Fortunato Soares de
Primeiro membro da banca: QUADROS JÚNIOR, João Fortunato Soares de
Segundo membro da banca: ARANHA, Marize Barros Rocha
Terceiro membro da banca: PADILHA, Antônio Francisco de Sales
Resumo: Este estudo trata do ensino da Música Popular Maranhense (MPM) enquanto fenômeno de identidade cultural e importante ferramenta de desenvolvimento humano no processo de ensino e aprendizagem. Carregada de uma simbologia estética, poética e melódica da cultura popular regional, a MPM dispõe de rico conteúdo a ser trabalhado em sala de aula, no componente Música, uma das quatro linguagens artísticas da matriz curricular da disciplina Arte. O objetivo da pesquisa é compreender como uma proposta didático-pedagógica, baseada na MPM, pode influenciar o ensino e aprendizado de estudantes de Arte do 1º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Manoel Beckman, em São Luís/MA. Para tanto, elaborou-se Proposta Didático-Pedagógica materializada em Cartilha Didática, objeto de intervenção didática da disciplina. O referencial teórico contemplou discussão entre Currículo, Música e Cultura, com ênfase nas novas tendências do currículo, a partir de uma perspectiva histórica, crítica e cultural e campo de reprodução e criação simbólica, fundamentado em Goodson (2001), Lopes e Macedo (2002), Moreira e Tadeu (2011), Libâneo (2014), entre outros. Depois, fez-se uma leitura do contexto histórico da evolução do ensino da Música, a partir de documentos legais que orientam a educação musical no Brasil. Metodologicamente, o estudo apresenta abordagem mista ao combinar enfoques quantitativos com qualitativos. Já a natureza e a finalidade se caracterizam como pesquisa aplicada (TAMAYO, 2004); no método foi aplicado o desenho pré-experimental, com um único grupo natural, por melhor se adequar ao modelo da pesquisa (SAMPIERE, CALLADO, BAPTISTA, 2013). Os resultados revelam influência no processo de ensino e aprendizagem, tanto acerca da aquisição de conhecimento sobre MPM, quanto sobre a avaliação da disciplina Arte. Constatou-se que a música regional não está no repertório musical dos jovens, contudo, agregou importantes benefícios na formação destes: a sensibilidade, a criatividade e a integração no ambiente escolar. O DVD evidenciou que a proposta experimental baseada em MPM possibilitou o desenvolvimento de habilidades de composição musical dos estudantes, ampliando, dessa forma, o seu campo de investigação.
Abstract: This paper aims to study the teaching of Música Popular Maranhense (MPM), or Popular Music from Maranhão, as a phenomenon of cultural identity and an important tool for human development in the teaching and learning process. With a great degree of aesthetic, poetic, and melodic symbology of regional popular culture, MPM possesses a rich and workable content in the classroom, in the Music component, one of the four artistic languages of the Art curriculum. The goal of the research is to comprehend how the pedagogic and didactic proposal, based on MPM, might influence the teaching and the Art students’ learning in the first year of Centro de Ensino Manoel Beckman, a Brazilian high school (Ensino Médio) in São Luís – MA. In order to do so, a pedagogic and didactic proposal was made, which was materialized in a Didactic Booklet, the object of didactic intervention in the subject. The theoretical framework included a discussion between Curriculum, Music, and Culture, emphasizing the new curriculum tendencies, from a historical, critical, and cultural perspective and reproduction field and symbolic creation, which were substantiated by Goodson (2001), Lopes and Macedo (2002), Moreira and Tadeu (2011), Libâneo (2014), among others. Subsequently, a reading concerning the historical context of the evolution of music teaching was made, using legal documents that oriented music education in Brazil. Regarding methodology, the study presents mixed approach, combining quantitative and qualitative emphases. Moreover, its nature and purpose are characterized as applied research (TAMAYO, 2004); whilst in the method, pre-experimental drawing was applied, with one natural group only, since it adapts the most to the model of the research (SAMPIERE, CALLADO, BAPTISTA, 2013). Results reveal influence in the process of teaching and learning, not only concerning the acquisition of knowledge about MPM, but also the evaluation of the Art as a school subject. It was possible to observe that regional music is not in the music repertoire of young people; however, it generated important benefits for their formation: sensibility, creativity, and integration in their school environment. The DVD highlighted that the experimental proposal based on MPM made the development of students’ abilities regarding music composition possible, thus broadening their investigation field.
Palavras-chave: Arte
Ensino médio
Música Popular Maranhense
Art
High school
Popular Music from Maranhão
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Música
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: NASCIMENTO, Francisca Maria Lopes Menezes. Música popular maranhense no ensino médio: um estudo pré-experimental com estudantes de Arte do Centro de Ensino Manoel Beckman em São Luís/MA. 2019. 226 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3007
Data de defesa: 26-Ago-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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