Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3007
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNASCIMENTO, Francisca Maria Lopes Menezes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5923451150774735por
dc.contributor.advisor1QUADROS JÚNIOR, João Fortunato Soares de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3915193940262721por
dc.contributor.referee1QUADROS JÚNIOR, João Fortunato Soares de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3915193940262721por
dc.contributor.referee2ARANHA, Marize Barros Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9941662848304415por
dc.contributor.referee3PADILHA, Antônio Francisco de Sales-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0984475664212794por
dc.date.accessioned2020-01-23T16:25:41Z-
dc.date.issued2019-08-26-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Francisca Maria Lopes Menezes. Música popular maranhense no ensino médio: um estudo pré-experimental com estudantes de Arte do Centro de Ensino Manoel Beckman em São Luís/MA. 2019. 226 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3007-
dc.description.resumoEste estudo trata do ensino da Música Popular Maranhense (MPM) enquanto fenômeno de identidade cultural e importante ferramenta de desenvolvimento humano no processo de ensino e aprendizagem. Carregada de uma simbologia estética, poética e melódica da cultura popular regional, a MPM dispõe de rico conteúdo a ser trabalhado em sala de aula, no componente Música, uma das quatro linguagens artísticas da matriz curricular da disciplina Arte. O objetivo da pesquisa é compreender como uma proposta didático-pedagógica, baseada na MPM, pode influenciar o ensino e aprendizado de estudantes de Arte do 1º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Manoel Beckman, em São Luís/MA. Para tanto, elaborou-se Proposta Didático-Pedagógica materializada em Cartilha Didática, objeto de intervenção didática da disciplina. O referencial teórico contemplou discussão entre Currículo, Música e Cultura, com ênfase nas novas tendências do currículo, a partir de uma perspectiva histórica, crítica e cultural e campo de reprodução e criação simbólica, fundamentado em Goodson (2001), Lopes e Macedo (2002), Moreira e Tadeu (2011), Libâneo (2014), entre outros. Depois, fez-se uma leitura do contexto histórico da evolução do ensino da Música, a partir de documentos legais que orientam a educação musical no Brasil. Metodologicamente, o estudo apresenta abordagem mista ao combinar enfoques quantitativos com qualitativos. Já a natureza e a finalidade se caracterizam como pesquisa aplicada (TAMAYO, 2004); no método foi aplicado o desenho pré-experimental, com um único grupo natural, por melhor se adequar ao modelo da pesquisa (SAMPIERE, CALLADO, BAPTISTA, 2013). Os resultados revelam influência no processo de ensino e aprendizagem, tanto acerca da aquisição de conhecimento sobre MPM, quanto sobre a avaliação da disciplina Arte. Constatou-se que a música regional não está no repertório musical dos jovens, contudo, agregou importantes benefícios na formação destes: a sensibilidade, a criatividade e a integração no ambiente escolar. O DVD evidenciou que a proposta experimental baseada em MPM possibilitou o desenvolvimento de habilidades de composição musical dos estudantes, ampliando, dessa forma, o seu campo de investigação.por
dc.description.abstractThis paper aims to study the teaching of Música Popular Maranhense (MPM), or Popular Music from Maranhão, as a phenomenon of cultural identity and an important tool for human development in the teaching and learning process. With a great degree of aesthetic, poetic, and melodic symbology of regional popular culture, MPM possesses a rich and workable content in the classroom, in the Music component, one of the four artistic languages of the Art curriculum. The goal of the research is to comprehend how the pedagogic and didactic proposal, based on MPM, might influence the teaching and the Art students’ learning in the first year of Centro de Ensino Manoel Beckman, a Brazilian high school (Ensino Médio) in São Luís – MA. In order to do so, a pedagogic and didactic proposal was made, which was materialized in a Didactic Booklet, the object of didactic intervention in the subject. The theoretical framework included a discussion between Curriculum, Music, and Culture, emphasizing the new curriculum tendencies, from a historical, critical, and cultural perspective and reproduction field and symbolic creation, which were substantiated by Goodson (2001), Lopes and Macedo (2002), Moreira and Tadeu (2011), Libâneo (2014), among others. Subsequently, a reading concerning the historical context of the evolution of music teaching was made, using legal documents that oriented music education in Brazil. Regarding methodology, the study presents mixed approach, combining quantitative and qualitative emphases. Moreover, its nature and purpose are characterized as applied research (TAMAYO, 2004); whilst in the method, pre-experimental drawing was applied, with one natural group only, since it adapts the most to the model of the research (SAMPIERE, CALLADO, BAPTISTA, 2013). Results reveal influence in the process of teaching and learning, not only concerning the acquisition of knowledge about MPM, but also the evaluation of the Art as a school subject. It was possible to observe that regional music is not in the music repertoire of young people; however, it generated important benefits for their formation: sensibility, creativity, and integration in their school environment. The DVD highlighted that the experimental proposal based on MPM made the development of students’ abilities regarding music composition possible, thus broadening their investigation field.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2020-01-23T16:25:41Z No. of bitstreams: 1 FranciscaNascimento.pdf: 13555272 bytes, checksum: c7cd8285454fb1a07e24289ddcccb78e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-23T16:25:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FranciscaNascimento.pdf: 13555272 bytes, checksum: c7cd8285454fb1a07e24289ddcccb78e (MD5) Previous issue date: 2019-08-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArtepor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectMúsica Popular Maranhensepor
dc.subjectArteng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectPopular Music from Maranhãoeng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.subject.cnpqMúsicapor
dc.titleMúsica popular maranhense no ensino médio: um estudo pré-experimental com estudantes de Arte do Centro de Ensino Manoel Beckman em São Luís/MApor
dc.title.alternativePopular music from Maranhão in high school: a pre-experimental study with art students from the Manoel Beckman Education Center in São Luís / MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FranciscaNascimento.pdfDissertação de Mestrado13,24 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.