Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3006
Tipo do documento: Dissertação
Título: Radioatividade no ensino médio em uma abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS)
Título(s) alternativo(s): Radioactivity in high school in a Science-Technology-Society approach (CTS)
Autor: BRITO, Elisiany dos Santos 
Primeiro orientador: MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira
Primeiro coorientador: LIMA, Maria Consuelo Alves
Primeiro membro da banca: MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira
Segundo membro da banca: LIMA, Maria Consuelo Alves
Terceiro membro da banca: NERES, Raimundo Luna
Quarto membro da banca: GUERINI, Silvete Coradi
Resumo: As repercussões do desenvolvimento científico e tecnológico no cotidiano e, em consequência, a demanda por um cidadão crítico e ativo exigem do ensino de ciência um papel relevante na educação básica. Em razão da importância dessas questões no contexto atual, este estudo apresenta uma proposta didática para a prática docente no ensino de ciência sobre o tema radioatividade, construída com base nos princípios da abordagem do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A proposta consiste na realização de um evento com temática da ciência e foi aplicada em duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio em uma escola pública da rede estadual na região urbana de São Luís (Maranhão), objetivando contribuir com a formação de um cidadão crítico, reflexivo, solidário e responsável, mediante questões da produção científica e tecnológica. Inicialmente, foi aplicado um questionário de sondagem sobre os conhecimentos prévios dos sujeitos da pesquisa, no intuito de nortear a abordagem e a metodologia a ser usada. Durante a aplicação da proposta, foram registrados fatos relativos à realização das produções dos sujeitos da pesquisa, procurando identificar a evolução do conhecimento desses sujeitos sobre a temática “radioatividade" e do engajamento deles sobre as questões científicas e tecnológicas. As produções realizadas com apresentações individuais e coletivas demonstraram que os sujeitos da pesquisa desenvolveram atitudes, habilidades e valores como autoestima, criatividade, comunicação oral, aprendizado colaborativo/cooperativo e de solidariedade, bem como evidenciaram evolução relativa à consciência da importância das questões pertinentes à ciência e à tecnologia para a sociedade atual. A experiência com a proposta didática nos ofereceu subsídios para a elaboração de uma “unidade de estratégias de ensino fundamentada na elaboração de eventos”, tendo como temática a radioatividade. Este material, disponível no Apêndice G, foi proposto para ser compartilhado com outros professores, que poderão utilizá-lo como apoio educacional em diferentes atividades na educação básica.
Abstract: The repercussions of scientific and technological development in everyday life and, consequently, the demand for a critical and active citizen, require the teaching of science a relevant role in basic education. Due to the importance of these issues in the current context, this study presents a didactic proposal for teaching practice in science teaching on the theme radioactivity, built based on the principles of the approach of the Science, Technology and Society movement (STS). The proposal consists in the realization of a scientific event and was applied in two classes of the third year of high school in a state network public school in the urban area of São Luís (Maranhão), aiming to contribute to the formation of a critical, reflective, supportive and responsible citizen, through scientific and technological production issues. Initially, a survey questionnaire was applied on the previous knowledge of the research subjects, in order to guide the approach and the methodology to be used. During the application of the proposal, facts related to the production of the research subjects were recorded, seeking to identify the evolution of knowledge of these subjects on the radioactivity theme and their engagement on scientific and technological issues. The productions, performed with individual and collective presentations, demonstrated in the research subjects the development of attitudes, abilities and values such as self-esteem, creativity, oral communication, collaborative/cooperative learning and solidarity, as well as evidenced developments regarding the awareness of the importance of the issues pertinent to science and technology for the current society. The experience with the didactic proposal offered subsidies for the preparation of a “teaching strategies unit based on the elaboration of events”, with the theme of radioactivity. This material, available in Appendix G, has been proposed to be shared with other teachers, who may use it as educational support in different activities in basic education.
Palavras-chave: Radioatividade
Ensino de Física
CTS
Evento científico
Conteúdos atitudinais
Radioactivity
Physics teaching
STS
Scientific event
Attitudinal contents
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Física Nuclear
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE QUÍMICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: BRITO, Elisiany dos Santos. Radioatividade no ensino médio em uma abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). 2019. 136 f. Dissertação (Programa e Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/3006
Data de defesa: 21-Ago-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElisianyBrito.pdfDissertação de Mestrado5,15 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.