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Tipo do documento: Dissertação
Título: A FEIRA DE CIÊNCIAS COMO INSTRUMENTO PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
Título(s) alternativo(s): THE SCIENCE FAIR AS A TOOL TO PROMOTE MEANINGFUL LEARNING IN SCIENCE TEACHING.
Autor: SILVA, Taise Helena de Sousa 
Primeiro orientador: MARQUES, Clara Virginia Vieira Carvalho Oliveira
Primeiro membro da banca: MARQUES, Clara Virginia Vieira Carvalho Oliveira
Segundo membro da banca: ALBUQUERQUE, Maria José
Terceiro membro da banca: LIMA, Maria Consuelo Alves
Resumo: Neste trabalho analisou-se as concepções e os procedimentos de construção e implementação de Feiras de Ciências utilizadas como instrumento para a aprendizagem significativa de conteúdo de Ciências no Ensino Fundamental Anos Iniciais das Unidades de Educação Básica, Núcleo Anil, no município de São Luís/MA. O marco teórico que auxiliou o caminho das discussões compreenderam-se em Delizoicov e Angotti (2011), Selbach (2010) que fundamentam o Ensino de Ciências; Ausubel (1968 e 1978) a Aprendizagem Significativa, Mancuso (1993 e 2000) Feira de Ciências, Chassot (2000 e 2003) Alfabetização Científica. Na pesquisa documental, sustentada na constante revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais a Educação Básica (2013) e dos PCN’s para Ciências (BRASIL, 1997 e 1998), Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional - LDB (BRASIL, 1996) e Base Nacional Curricular Comum – BNCC (BRASIL, 2016) documentos que norteiam a base curricular do Ensino de Ciências no Brasil. Delineou-se portanto, as etapas da investigação na perspectiva de pesquisa qualitativa utilizando os preceitos da abordagem documental e participante e do uso de questionário como instrumento para coleta de dados que vetorizaram as discussões para a análise de conteúdo, possibilitando a construção de um “Caderno de Orientações e Estratégias para Implementação de Feiras de Ciências” como produto desta pesquisa. Ressalta-se que o campo de pesquisa, bem como os sujeitos participantes inseriram-se em critérios de seleção observando as peculiaridades e necessidades formativas da escola pública, no intuito de contribuir com a dinâmica dessas instituições no nível fundamental, presentes no estado do Maranhão. As conclusões revelaram que as concepções dos sujeitos em relação à Feira de Ciências e seu uso na Educação Básica são de grande valia para aprendizagem significativa dos conteúdos de Ciências, para o desenvolvimento de atividades técnico-cientificas e incentivo para Alfabetização Cientifica no Ensino Fundamental, além de se apresentar como um evento bem visto pelos professores e percebido como facilitador para o compartilhamento de conhecimentos científicos, auxiliando também no desenvolvimento dos envolvidos no que diz respeito à educação pela pesquisa. Espera-se com este estudo contribuir com discussões, reflexões e mudanças de perspectivas no contexto escolar, especialmente quanto à necessidade e importância de novas metodologias de ensino e de utilização de instrumentos para promover aprendizagem com significado.
Abstract: In this work, the conceptions and procedures for the construction and implementation of Science Fairs used as an instrument for the significant learning of science content in elementary school Early years of basic education units, Anil Nucleus, in the municipality of São Luís/MA, were analyzed. The theoretical framework that assisted the path of discussions was understood in Delizoicov and Angotti (2011), Selbach (2010) that underlie Science Teaching; Ausubel (1968 and 1978) Significant Learning, Mancuso (1993 and 2000) Science Fair, Chassot (2000 and 2003) Scientific Literacy. In documentary research, supported by the constant review of the National Curriculum Guidelines for Basic Education (2013) and the PCN's for Sciences (BRAZIL, 1997 and 1998), Law of Guidelines and Base of National Education - LDB (BRAZIL, 1996) and Common National Curriculum Base - BNCC (BRAZIL, 2016) documents that guide the curricular basis of Science Teaching in Brazil. The stages of research were outlined in the perspective of qualitative research using the precepts of the documentary and participant approach and the use of a questionnaire as an instrument for data collection that vectorized the discussions for content analysis, enabling the construction of a "Outline stits and Strategies for the Implementation of Science Fairs" as a product of this research. It is noteworthy that the research field, as well as the participant subjects, were included in selection criteria observing the peculiarities and formative needs of the public school, in order to contribute to the dynamics of these institutions at the fundamental level, present in the state of Maranhão. The conclusions revealed that the conceptions of the subjects in relation to the Science Fair and its use in Basic Education are of great value for significant learning of the contents of Sciences, for the development of technical-scientific activities and incentive for Scientific Literacy in Elementary School, besides presenting itself as an event well seen by teachers and perceived as a facilitator for the sharing of scientific knowledge, also assisting in the development of those involved in what education by research. It is expected with this study to contribute discussions, reflections and perspective changes in the school context, especially regarding the need and importance of new teaching methodologies and the use of instruments to promote meaningful learning.
Palavras-chave: Feira de Ciências;
Ensino de Ciências;
Alfabetização Cientifica;
Aprendizagem Significativa
Science Fair;
Science Teaching;
Scientific Literacy;
Meaningful Learning
Área(s) do CNPq: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURAS EM CIENCIAS NATURAIS CODÓ/CAMPUS VII
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: SILVA, Taise Helena de Sousa. A feira de ciências como instrumento para promoção da aprendizagem significativa no ensino de ciências.. 2019. 168 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2999
Data de defesa: 20-Ago-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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