Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2998
Tipo do documento: Dissertação
Título: O movimento dialógico de escrever: os gêneros do discurso como o lócus específico de manifestação da linguagem
Título(s) alternativo(s): The dialogical movement of writing: discourse genres as the specific locus of language manifestation
Autor: ANDRADE, Maria Jandira de 
Primeiro orientador: CORREIA, Joelma Reis
Primeiro membro da banca: CORREIA, Joelma Reis
Segundo membro da banca: ROSA, Marise Marçalina de Castro Silva
Terceiro membro da banca: FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho
Resumo: Estudo sobre a produção de textos na escola, o qual partiu do seguinte problema de pesquisa: Como os/as alunos/as do 5º ano do Ensino Fundamental da UEB Agostinho Vasconcelos têm interagido com a escrita? Quais possibilidades metodológicas podem orientar a produção de textos na escola, de modo a considerar o movimento dialógico dos gêneros do discurso? Teve-se como objetivo geral compreender o processo de escrita numa perspectiva dialógica, buscando-se desenvolver possibilidades metodológicas com a produção de textos que considere os gêneros do discurso. Para tanto, foram elencados os seguintes objetivos específicos: analisar as concepções teórico-metodológicas que orientam o processo de escrita e as suas implicações para a formação dos/as alunos/as como produtores/as de textos; desenvolver uma intervenção no processo de escrita no 5º ano do Ensino Fundamental da UEB Agostinho Vasconcelos visando à formação de produtores/as de textos, a partir dos gêneros do discurso, tendo como pressuposto a concepção dialógica de linguagem e, por fim, produzir um caderno com proposições metodológicas visando orientar o trabalho com a produção de textos na escola. Optou-se pela metodologia da pesquisa-ação, e, como instrumentos de geração de dados, utilizou-se a observação participante, a entrevista semiestruturada. Os participantes da pesquisa foram a professora e os/as alunos/as do 5º ano do Ensino Fundamental, e posteriormente, também a pesquisadora. Como forma de compreender o objeto de estudo, organizou-se três núcleos temáticos: a concepção de linguagem, por subsidiar o trabalho com a escrita em sala de aula; os gêneros do discurso, por sua correlação vital com as esferas ou campos da atividade humana; e a produção de textos como prática dialógica por fazer sentido para quem aprende. Como referência teórica selecionou-se estudos de Bakhtin (2016), Volochinov (2017), Leontiev (1978), que apontam em suas teorias aspectos relevantes da linguagem como interação humana e como prática dialógica. Buscou-se, ainda, referenciar autores/as que estudam a temática produção de textos, como Jolibert (1994a; 1994b), Jolibert e Jacob (2006) Jolibert e Sraïk (2008), Smolka (2012; 2017), Goulart (2011), Geraldi (2015), dentre outros. Como Produto da Pesquisa elaborou-se um Caderno com proposições metodológicas, de modo a orientar o trabalho com a produção textual na escola. As conclusões revelam que as crianças precisam ser orientadas no processo de produção de textos na escola e que o caminho metodológico a percorrer deve fazer sentido para elas. Para esse fim, precisa basear-se nos gêneros do discurso, e a imersão nestes precisa se dá por meio de um movimento dialógico.
Abstract: Study about the production of texts at school, which has started with the following research problem: How have 5th grade students from UEB Agostinho Vasconcelos interacted with writing? What methodological possibilities can guide the production of texts at school, in order to consider the dialogical movement of the genres of discourse? The general objective was to understand the writing process in a dialogical perspective, seeking to develop methodological possibilities in the production of texts considering the genres of discourse. In order to do so, the following specific objectives were listed: to analyze the theoretical-methodological conceptions that guide the writing process and its implications on the formation of students as producers of texts; to develop an intervention in the process of writing in the 5th grade of Elementary School from UEB Agostinho Vasconcelos aiming at the formation of producers of texts, based on the discourse genres, having as presupposition the dialogical conception of language and, finally, to produce a notebook with methodological propositions aiming to guide the work with the production of texts at school. The action research methodology was chosen and, as data generation tools, participant observation, semi-structured interview and the children's notebook were used. The participants of the research were the teacher and the students of the 5th grade of Elementary School, and later, the researcher too. As a way of understanding the object of study, three thematic nuclei were organized: the conception of language, by subsidizing the work with writing in the classroom; the genres of discourse, by their vital correlation with the spheres or fields of human activity; and the production of texts as a dialogic practice because it makes sense for those who learn. As a theoretical reference, we have selected studies by Bakhtin (2016), Volochinov (2017) and Leontiev (1988), who point out in their theories relevant aspects of language as human interaction and as dialogical practice. We had also chased to refer authors who study the production of texts such as Jolibert (1994a, 1994b), Jolibert and Jacob (2006) Jolibert and Sraïk (2008), Smolka (2012, 2017), Goulart (2011) , Geraldi (2015), among others. As the product of the research, a Notebook with methodological propositions was elaborated, in order to guide the work with written production at school. The findings reveal that children need to be guided in the process of producing texts at school and the methodological path should make sense to them. So that, it must be based on the genres of discourse, and the immersion in these principles needs to work in a dialogical movement.
Palavras-chave: Linguagem
Escrita
Produção de textos
Gênero do discurso
Language
Writing
Production of texts
Discourse genre
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: ANDRADE, Maria Jandira de. O movimento dialógico de escrever: os gêneros do discurso como o lócus específico de manifestação da linguagem. 2019. 177 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2998
Data de defesa: 19-Ago-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaJandiraAndrade.pdfDissertação de Mestrado4,36 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.