Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2996
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARQUES, Ana Paula Lima Cerqueira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2892078928716195por
dc.contributor.advisor1VALLE, Mariana Guelero do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8516501386841758por
dc.contributor.referee1VALLE, Mariana Guelero do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8516501386841758por
dc.contributor.referee2ANJOS, Elisa Maria dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4070742029237223por
dc.contributor.referee3SILVA, Jackson Ronie Sá da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1439787124956370por
dc.date.accessioned2020-01-22T15:25:11Z-
dc.date.issued2019-08-21-
dc.identifier.citationMARQUES, Ana Paula Lima Cerqueira. As infecções sexualmente transmissíveis e a educação em saúde na escola: uma proposta pedagógica para o ensino de Ciências.. 2019. 227 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2996-
dc.description.resumoEsta pesquisa de cunho qualitativo foi realizada tendo como objetivo principal a construção de uma proposta pedagógica para os docentes de Ciências da área de entorno do Itaqui Bacanga e do Anil sobre IST, tendo como pilares norteadores a Educação em Saúde e Educação Sexual. Os objetivos específicos que nortearam o desenvolvimento deste estudo incidiram em conhecer as concepções docentes sobre as IST e sua relação com a Educação em Saúde a Educação Sexual, quais as suas percepções sobre a importância da prevenção em sala de aula; quais os entendimentos docentes sobre a Educação Sexual como possibilidade didática na prevenção às IST e ainda verificar quais os recursos ou estratégias pedagógicas utilizadas pelos docentes para o desenvolvimento destes temas em sala de aula. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado a entrevista semiestruturada. No percurso do estudo foram realizadas três sequências de intervenções pedagógicas: uma somente com os docentes e outras duas com os discentes e docentes em oficinas para a validação de produto e que propiciaram relevantes dados para a construção da proposta pedagógica em formato de e-book. Os dados obtidos na presente pesquisa foram estruturados e avaliados segundo a Análise de Conteúdo de Bardin. Ao final deste estudo foi possível evidenciarmos que os docentes desconhecem a nova nomenclatura das IST, utilizam como principal recurso o livro didático e reconhecem a importância de sua abordagem didática e preventiva em sala de aula para a promoção da saúde dos educandos. Constatamos que a prevenção ainda que seja uma prática nas aulas de Ciências, os alunos continuam a apresentar dificuldades em buscar nos docentes amparos às suas dúvidas, assim como, os docentes ainda encontram dificuldades em desenvolver o trabalho da prevenção às IST nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Contatamos também a necessidade de uma participação mais efetiva de docentes de outras disciplinas para trabalhar de forma transversal a prevenção junto aos alunos e não somente o professor de Ciências, evidenciamos que as aulas de Educação Sexual ainda incidem em sua grande maioria sob a perspectiva biomédica e não na perspectiva da Educação Sexual Transformadora que reconhece o aluno como ser sociocultural, não abstrato, mas participativo do processo educacional e que necessita de ações e caminhos que os conduzam à posturas crítico reflexivas de sua realidade e mesmo de enfrentamentos. Esperamos que a proposta pedagógica produzida no formato de e-book possa contribuir na construção de conhecimentos sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis tendo como pilares para esta construção a Educação Sexual e a Educação em Saúde.por
dc.description.abstractthis premise, this qualitative research was carried out, having as its main objective the construction of a pedagogical proposal for the teachers of Sciences in the area surrounding Itaqui Bacanga and Anil on STI, having as guiding pillars Health Education and Education Sexual. The specific objectives that guided the development of this study focused on knowing the teaching conceptions about STI and its relationship with Health Education and Sexual Education, what are their perceptions about the importance of prevention in the classroom; what are the teaching understandings about Sex Education as a didactic possibility in the prevention of STIs and also to verify what the resources or pedagogical strategies used by the teachers for the development of these subjects in the classroom. As a data collection instrument the semi-structured interview was used. In the course of the study three sequences of pedagogical interventions were carried out: one only with teachers and another two with students and teachers in workshops for product validation and which provided relevant data for the construction of the pedagogical proposal in e-book format. The data obtained in this research were structured and evaluated according to the Bardin Content Analysis. At the end of this study it was possible to show that teachers are unaware of the new STI nomenclature, use the textbook as their main resource and recognize the importance of their didactic and preventive approach in the classroom to promote the health of the students. We found that prevention, even though it is a practice in science classes, students still have difficulties in seeking teachers to support their doubts, as well as teachers still find it difficult to develop the work of STI prevention in the early years of teaching. Fundamental. We also noted the need for more effective participation of teachers from other disciplines to work across prevention prevention with students and not only the science teacher, we show that the classes of sex education still focus mostly on the biomedical and non-perspective of Transformative Sex Education that recognizes the student as a sociocultural, non-abstract, but participative in the educational process and that needs actions and paths that lead them to critical reflective postures of their reality and even confrontations. We hope that the pedagogical proposal produced in the form of e-book can contribute to the construction of knowledge about Sexually Transmitted Infections having as pillars for this construction Sexual Education and Health Education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2020-01-22T15:25:11Z No. of bitstreams: 1 Ana Paula Lima C.M..pdf: 4960447 bytes, checksum: 7a371b73712379f6c32dde96270951d5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-22T15:25:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Paula Lima C.M..pdf: 4960447 bytes, checksum: 7a371b73712379f6c32dde96270951d5 (MD5) Previous issue date: 2019-08-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE BIOLOGIA/CCBSpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInfecções Sexualmente Transmissíveis;por
dc.subjectEnsino de Ciências;por
dc.subjectEducação Sexual;por
dc.subjectProposta Pedagógicapor
dc.subjectSexually Transmitted Infections;eng
dc.subjectScience Education;eng
dc.subjectSexual Education;eng
dc.subjectPedagogical Proposaleng
dc.subject.cnpqMétodos e Técnicas de Ensinopor
dc.titleAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA: uma proposta pedagógica para o ensino de Ciências.por
dc.title.alternativeSEXUALLY TRANSMISSIBLE INFECTIONS AND HEALTH EDUCATION IN SCHOOL: a pedagogical proposal for science teaching.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Paula Lima C.M..pdfDissertação de Mestrado4,84 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.