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Tipo do documento: Dissertação
Título: AS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA: uma proposta pedagógica para o ensino de Ciências.
Título(s) alternativo(s): SEXUALLY TRANSMISSIBLE INFECTIONS AND HEALTH EDUCATION IN SCHOOL: a pedagogical proposal for science teaching.
Autor: MARQUES, Ana Paula Lima Cerqueira 
Primeiro orientador: VALLE, Mariana Guelero do
Primeiro membro da banca: VALLE, Mariana Guelero do
Segundo membro da banca: ANJOS, Elisa Maria dos
Terceiro membro da banca: SILVA, Jackson Ronie Sá da
Resumo: Esta pesquisa de cunho qualitativo foi realizada tendo como objetivo principal a construção de uma proposta pedagógica para os docentes de Ciências da área de entorno do Itaqui Bacanga e do Anil sobre IST, tendo como pilares norteadores a Educação em Saúde e Educação Sexual. Os objetivos específicos que nortearam o desenvolvimento deste estudo incidiram em conhecer as concepções docentes sobre as IST e sua relação com a Educação em Saúde a Educação Sexual, quais as suas percepções sobre a importância da prevenção em sala de aula; quais os entendimentos docentes sobre a Educação Sexual como possibilidade didática na prevenção às IST e ainda verificar quais os recursos ou estratégias pedagógicas utilizadas pelos docentes para o desenvolvimento destes temas em sala de aula. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado a entrevista semiestruturada. No percurso do estudo foram realizadas três sequências de intervenções pedagógicas: uma somente com os docentes e outras duas com os discentes e docentes em oficinas para a validação de produto e que propiciaram relevantes dados para a construção da proposta pedagógica em formato de e-book. Os dados obtidos na presente pesquisa foram estruturados e avaliados segundo a Análise de Conteúdo de Bardin. Ao final deste estudo foi possível evidenciarmos que os docentes desconhecem a nova nomenclatura das IST, utilizam como principal recurso o livro didático e reconhecem a importância de sua abordagem didática e preventiva em sala de aula para a promoção da saúde dos educandos. Constatamos que a prevenção ainda que seja uma prática nas aulas de Ciências, os alunos continuam a apresentar dificuldades em buscar nos docentes amparos às suas dúvidas, assim como, os docentes ainda encontram dificuldades em desenvolver o trabalho da prevenção às IST nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Contatamos também a necessidade de uma participação mais efetiva de docentes de outras disciplinas para trabalhar de forma transversal a prevenção junto aos alunos e não somente o professor de Ciências, evidenciamos que as aulas de Educação Sexual ainda incidem em sua grande maioria sob a perspectiva biomédica e não na perspectiva da Educação Sexual Transformadora que reconhece o aluno como ser sociocultural, não abstrato, mas participativo do processo educacional e que necessita de ações e caminhos que os conduzam à posturas crítico reflexivas de sua realidade e mesmo de enfrentamentos. Esperamos que a proposta pedagógica produzida no formato de e-book possa contribuir na construção de conhecimentos sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis tendo como pilares para esta construção a Educação Sexual e a Educação em Saúde.
Abstract: this premise, this qualitative research was carried out, having as its main objective the construction of a pedagogical proposal for the teachers of Sciences in the area surrounding Itaqui Bacanga and Anil on STI, having as guiding pillars Health Education and Education Sexual. The specific objectives that guided the development of this study focused on knowing the teaching conceptions about STI and its relationship with Health Education and Sexual Education, what are their perceptions about the importance of prevention in the classroom; what are the teaching understandings about Sex Education as a didactic possibility in the prevention of STIs and also to verify what the resources or pedagogical strategies used by the teachers for the development of these subjects in the classroom. As a data collection instrument the semi-structured interview was used. In the course of the study three sequences of pedagogical interventions were carried out: one only with teachers and another two with students and teachers in workshops for product validation and which provided relevant data for the construction of the pedagogical proposal in e-book format. The data obtained in this research were structured and evaluated according to the Bardin Content Analysis. At the end of this study it was possible to show that teachers are unaware of the new STI nomenclature, use the textbook as their main resource and recognize the importance of their didactic and preventive approach in the classroom to promote the health of the students. We found that prevention, even though it is a practice in science classes, students still have difficulties in seeking teachers to support their doubts, as well as teachers still find it difficult to develop the work of STI prevention in the early years of teaching. Fundamental. We also noted the need for more effective participation of teachers from other disciplines to work across prevention prevention with students and not only the science teacher, we show that the classes of sex education still focus mostly on the biomedical and non-perspective of Transformative Sex Education that recognizes the student as a sociocultural, non-abstract, but participative in the educational process and that needs actions and paths that lead them to critical reflective postures of their reality and even confrontations. We hope that the pedagogical proposal produced in the form of e-book can contribute to the construction of knowledge about Sexually Transmitted Infections having as pillars for this construction Sexual Education and Health Education.
Palavras-chave: Infecções Sexualmente Transmissíveis;
Ensino de Ciências;
Educação Sexual;
Proposta Pedagógica
Sexually Transmitted Infections;
Science Education;
Sexual Education;
Pedagogical Proposal
Área(s) do CNPq: Métodos e Técnicas de Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: MARQUES, Ana Paula Lima Cerqueira. As infecções sexualmente transmissíveis e a educação em saúde na escola: uma proposta pedagógica para o ensino de Ciências.. 2019. 227 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2996
Data de defesa: 21-Ago-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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