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dc.creatorLIRA, Ana Paula Bacelar de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2208360849260046por
dc.contributor.advisor1NUNES, Antonio de Assis Cruz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2108242146594455por
dc.contributor.referee1NUNES, Antonio de Assis Cruz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2108242146594455por
dc.contributor.referee2SEGADILHA, Delcineide Maria Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4517242437763711por
dc.contributor.referee3SILVA, Marileia Santos Cruz da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7265625064123652por
dc.date.accessioned2020-01-22T14:49:15Z-
dc.date.issued2019-08-15-
dc.identifier.citationLIRA, Ana Paula Bacelar de. A Coordenação Pedagógica como Agente de Formação Continuada na Implementação da Lei nº 10.639/03 numa Unidade de Educação Básica do Município de Paço do Lumiar-MA.. 2019. 208 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2994-
dc.description.resumoA pesquisa trata sobre a Coordenação Pedagógica como agente de formação continuada na implementação da Lei nº 10.639/03. O objetivo geral da investigação foiconstruir um Guia de Orientações Pedagógicas para subsidiar as formações continuadas na Unidade de Educação Básica Olavo Melo à luz da Lei Nº 10.639/03. A organização textual da pesquisa ficou estruturada em cinco seções, incluindo-se aí, a introdução e as considerações finais. O estudo inicia discorrendo sobreo percurso histórico daLei Nº 10.639/03. Em seguida, foi feita uma descrição dissertativa a respeito das compreensões de formação continuada nas perspectivas histórica, epistêmica e axiológica. Após as seções, consideradas de cunho mais bibliográficas, a pesquisa discorreu sobre a parte empírica. Esta ficou materializada por uma seção, e que ficou subdividida em quatro subseções. Na primeira subseção fizemos uma descrição do cenário da pesquisa. Na segunda subseção descrevemos sobre a metodologia da pesquisa. Na terceira subseção discorremos nossas análises e interpretações das respostas dos sujeitos pesquisados. Na quarta subseçãodiscorremos sobre a intervenção, que foi materializada por meio do Guia de Orientações Pedagógicas, que foi o produto da pesquisa. Para desenvolvermos a pesquisa, partimos do seguinte questionamento: Como uma formação continuada poderá contribuir para a efetivação ou implementação da Lei Nº 10.639/03 na Unidade de Educação Básica OlavoMelo? As principais fontes bibliográficas utilizadas, foram: Candau (1996; 2001); Schön (1992); Costa (2004); Tanuri (2000); Demailly (1992); Oliveira (2016); Munanga (2006) e Gomes(2003, 2005). A pesquisa constituiu-se por meio de um estudo de caso instrumental. Os sujeitos da pesquisa foram as gestoras geral e adjunta, uma coordenadora pedagógica e três docentes. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação não-participante e entrevista estruturada. As formas representativas de análise e interpretação dos dados foram quadros de respostas e gráficos. A pesquisa concluiu que a coordenação pedagógica é peça fundamental no desenvolvimento da formação continuada pautada nos pressupostos das relações étnico-raciais é urgente, haja vista que vários docentes não receberam formação adequada para efetivação da mesma, necessitando assim de um profissional articulador de tais formações.por
dc.description.abstractThe research deals with the Pedagogical Coordination as an agent of continuous formation in the implementation of the Law 10.639 / 03. The general objective of the research was to build a Guide for Pedagogical Guidelines to support continuing education at the Olavo Melo Basic Education Unit in light of Law No. 10,639 / 03. The textual organization of the research was structured in five sections, including the introduction and the final considerations. The study begins by discussing the historical course of Law No. 10.639 / 03. Then, a dissertative description was made about the comprehension of continuing formation in the historical, epistemic and axiological perspectives. After the sections, considered more bibliographic, the research discussed the empirical part. This was materialized by a section, which was subdivided into four subsections. In the first subsection we gave a description of the research scenario. In the second subsection we describe about the research methodology. In the third subsection we discuss our analyzes and interpretations of the answers of the research subjects. In the fourth subsection we discuss the intervention, which was materialized through the Pedagogical Guidance Guide, which was the product of the research. To develop the research, we start from the following question: How can continuing education contribute to the implementation or implementation of Law No. 10,639 / 03 in the Olavo Melo Basic Education Unit? The main bibliographic sources used were: Candau (1996; 2001); Schön (1992); Costa (2004); Tanuri (2000); Demailly (1992); Oliveira (2016); Munanga (2006) and Gomes (2003, 2005). The research was constituted through an instrumental case study. The research subjects were the general and assistant managers, a pedagogical coordinator and three teachers. The data collection instruments were non-participant observation and structured interview. The representative forms of data analysis and interpretation were response tables and graphs. The research concluded that pedagogical coordination is a fundamental part in the development of continuing education based on the assumptions of ethno-racial relations is urgent, given that several teachers did not receive adequate training for its realization, thus requiring a professional articulator of such formations.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2020-01-22T14:49:15Z No. of bitstreams: 1 Ana Paula B. de Lira.pdf: 19031245 bytes, checksum: 8e0c84a498c71adcf1cb3bbdecad0447 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-22T14:49:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Paula B. de Lira.pdf: 19031245 bytes, checksum: 8e0c84a498c71adcf1cb3bbdecad0447 (MD5) Previous issue date: 2019-08-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLei 10639/03;por
dc.subjectFormação continuada;por
dc.subjectCoordenaçãoPedagógicapor
dc.subjectLaw 10639/03;eng
dc.subjectContinuing Education;eng
dc.subjectPedagogical Coordinationeng
dc.subject.cnpqAvaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionaispor
dc.titleA Coordenação Pedagógica como Agente de Formação Continuada na Implementação da Lei nº 10.639/03 numa Unidade de Educação Básica do Município de Paço do Lumiar-MA.por
dc.title.alternativeThe Pedagogical Coordination as an Agent of Continuing Formation in the Implementation of Law no. 10.639/03 in a Basic Education Unit of the Municipality of Paço do Lumiar-MA.eng
dc.typeDissertaçãopor
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