Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2994
Tipo do documento: Dissertação
Título: A Coordenação Pedagógica como Agente de Formação Continuada na Implementação da Lei nº 10.639/03 numa Unidade de Educação Básica do Município de Paço do Lumiar-MA.
Título(s) alternativo(s): The Pedagogical Coordination as an Agent of Continuing Formation in the Implementation of Law no. 10.639/03 in a Basic Education Unit of the Municipality of Paço do Lumiar-MA.
Autor: LIRA, Ana Paula Bacelar de 
Primeiro orientador: NUNES, Antonio de Assis Cruz
Primeiro membro da banca: NUNES, Antonio de Assis Cruz
Segundo membro da banca: SEGADILHA, Delcineide Maria Ferreira
Terceiro membro da banca: SILVA, Marileia Santos Cruz da
Resumo: A pesquisa trata sobre a Coordenação Pedagógica como agente de formação continuada na implementação da Lei nº 10.639/03. O objetivo geral da investigação foiconstruir um Guia de Orientações Pedagógicas para subsidiar as formações continuadas na Unidade de Educação Básica Olavo Melo à luz da Lei Nº 10.639/03. A organização textual da pesquisa ficou estruturada em cinco seções, incluindo-se aí, a introdução e as considerações finais. O estudo inicia discorrendo sobreo percurso histórico daLei Nº 10.639/03. Em seguida, foi feita uma descrição dissertativa a respeito das compreensões de formação continuada nas perspectivas histórica, epistêmica e axiológica. Após as seções, consideradas de cunho mais bibliográficas, a pesquisa discorreu sobre a parte empírica. Esta ficou materializada por uma seção, e que ficou subdividida em quatro subseções. Na primeira subseção fizemos uma descrição do cenário da pesquisa. Na segunda subseção descrevemos sobre a metodologia da pesquisa. Na terceira subseção discorremos nossas análises e interpretações das respostas dos sujeitos pesquisados. Na quarta subseçãodiscorremos sobre a intervenção, que foi materializada por meio do Guia de Orientações Pedagógicas, que foi o produto da pesquisa. Para desenvolvermos a pesquisa, partimos do seguinte questionamento: Como uma formação continuada poderá contribuir para a efetivação ou implementação da Lei Nº 10.639/03 na Unidade de Educação Básica OlavoMelo? As principais fontes bibliográficas utilizadas, foram: Candau (1996; 2001); Schön (1992); Costa (2004); Tanuri (2000); Demailly (1992); Oliveira (2016); Munanga (2006) e Gomes(2003, 2005). A pesquisa constituiu-se por meio de um estudo de caso instrumental. Os sujeitos da pesquisa foram as gestoras geral e adjunta, uma coordenadora pedagógica e três docentes. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação não-participante e entrevista estruturada. As formas representativas de análise e interpretação dos dados foram quadros de respostas e gráficos. A pesquisa concluiu que a coordenação pedagógica é peça fundamental no desenvolvimento da formação continuada pautada nos pressupostos das relações étnico-raciais é urgente, haja vista que vários docentes não receberam formação adequada para efetivação da mesma, necessitando assim de um profissional articulador de tais formações.
Abstract: The research deals with the Pedagogical Coordination as an agent of continuous formation in the implementation of the Law 10.639 / 03. The general objective of the research was to build a Guide for Pedagogical Guidelines to support continuing education at the Olavo Melo Basic Education Unit in light of Law No. 10,639 / 03. The textual organization of the research was structured in five sections, including the introduction and the final considerations. The study begins by discussing the historical course of Law No. 10.639 / 03. Then, a dissertative description was made about the comprehension of continuing formation in the historical, epistemic and axiological perspectives. After the sections, considered more bibliographic, the research discussed the empirical part. This was materialized by a section, which was subdivided into four subsections. In the first subsection we gave a description of the research scenario. In the second subsection we describe about the research methodology. In the third subsection we discuss our analyzes and interpretations of the answers of the research subjects. In the fourth subsection we discuss the intervention, which was materialized through the Pedagogical Guidance Guide, which was the product of the research. To develop the research, we start from the following question: How can continuing education contribute to the implementation or implementation of Law No. 10,639 / 03 in the Olavo Melo Basic Education Unit? The main bibliographic sources used were: Candau (1996; 2001); Schön (1992); Costa (2004); Tanuri (2000); Demailly (1992); Oliveira (2016); Munanga (2006) and Gomes (2003, 2005). The research was constituted through an instrumental case study. The research subjects were the general and assistant managers, a pedagogical coordinator and three teachers. The data collection instruments were non-participant observation and structured interview. The representative forms of data analysis and interpretation were response tables and graphs. The research concluded that pedagogical coordination is a fundamental part in the development of continuing education based on the assumptions of ethno-racial relations is urgent, given that several teachers did not receive adequate training for its realization, thus requiring a professional articulator of such formations.
Palavras-chave: Lei 10639/03;
Formação continuada;
CoordenaçãoPedagógica
Law 10639/03;
Continuing Education;
Pedagogical Coordination
Área(s) do CNPq: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: LIRA, Ana Paula Bacelar de. A Coordenação Pedagógica como Agente de Formação Continuada na Implementação da Lei nº 10.639/03 numa Unidade de Educação Básica do Município de Paço do Lumiar-MA.. 2019. 208 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2994
Data de defesa: 15-Ago-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Paula B. de Lira.pdfDissertação de Mestrado18,59 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.