Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2992
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação docente para o atendimento educacional especializado no município de Imperatriz
Título(s) alternativo(s): Teacher training for specialized educational assistance in the city of Imperatriz
Autor: LOCATELLI, Adriana 
Primeiro orientador: CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de
Primeiro membro da banca: CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de
Segundo membro da banca: CHAHINI, Thelma Helena Costa
Terceiro membro da banca: MELO, Hilce Aguiar
Resumo: A presente dissertação de mestrado tem por objetivo geral analisar o processo de formação docente para o atendimento educacional especializado a partir das percepções das professoras do AEE no Município de Imperatriz. Os objetivos específicos foram: Caracterizar a formação das professoras do AEE no município de Imperatriz; Conhecer as dificuldades e os desafios enfrentados pelas professoras do AEE em sua práxis pedagógica; Identificar as contribuições da formação continuada das professoras do AEE para sua atuação docente no município de Imperatriz. Para tanto foi definido o seguinte problema de pesquisa: Qual a percepção dos docentes do atendimento educacional especializado do município de Imperatriz em relação à sua formação para atuação junto ao público-alvo da Educação Especial no AEE? A pesquisa desenvolveu-se dentro da abordagem qualitativa percorrendo os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo; coleta de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturada com 13 (treze) professoras atuantes das salas de recursos multifuncionais do município; pesquisa documental no Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade para o mapeamento dos cursos oferecidos entre os anos de 2015 a 2017. Dentre as principais obras da fundamentação teórica estão: Bueno (1993); Jannuzzi (2004); Mantoan (2006, 2010, 2011, 2013, 2015); Mazzotta (1993, 2011). Para a composição da historicidade foram selecionados dispositivos legais e documentos com diretrizes políticas, a partir da pertinência em relação à temática geral da pesquisa. Destacam-se: Constituição Federal de 1988; Declaração de Salamanca de 1994; Lei nº 9.394/1996; Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008; Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos de 1948 e a Lei nº 13.146/2015. Constatou-se que as professoras possuem formação que as habilitam para o exercício da docência no AEE, possuem ainda, uma visão de Educação Especial pautada no viés inclusivo tanto no sentido legal quanto em relação aos direitos humanos, em resposta à hipótese estabelecida para este trabalho que parte da percepção do próprio docente no que concerne a sua formação, constatou-se que a maior parte das professoras considera que a sua formação para AEE do município de Imperatriz é suficiente para atender a gama de atribuições estabelecidas para o trabalho efetivado nas SRMs, contudo, as participantes apontaram problemáticas a serem superadas como: formação para o ensino inclusivo direcionado aos demais funcionários da escola, principalmente para os docentes da sala comum; maior periodicidade e duração da formação continuada; autonomia e viabilidade para que a própria escola ofereça também formação continuada para seus/suas professores/as; oferta de formação de acordo com a necessidade e desejo das professoras do AEE; disponibilização dos recursos da Sala do Tipo II que são necessários para atender os/os alunos cegos, como; impressora Braille e máquina de datilografia Braille; participação das famílias junto ao atendimento educacional especializado; chamada e permanência dos/as alunos/as faltosos/as; articulação entre os docentes do AEE e da sala comum; ampliação do número de Salas de Recursos Multifuncionais a fim de melhor atender e distribuir os/as alunos/as conforme a distância de suas residências; Oferta do curso de Braille nos níveis intermediário e avançado.
Abstract: This master's dissertation aims to analyze the process of teacher education for specialized educational care from the perceptions of teachers of the AEE in the city of Imperatriz. The specific objectives were: Characterize the formation of the teachers of the AEE in the municipality of Imperatriz; Know the difficulties and challenges faced by the teachers of AEE in their pedagogical praxis; To identify the contributions of the continuing education of the teachers of AEE for their teaching performance in the municipality of Imperatriz. To this end, the following research problem was defined: What is the perception of teachers of specialized educational care in the municipality of Imperatriz in relation to their training to work with the target audience of Special Education in AEE? The research was developed within the qualitative approach through the following methodological procedures: bibliographic research and field research; data collection conducted through semi-structured interviews with 13 (thirteen) active teachers of the multifunctional resource rooms of the municipality; documentary research in the Inclusion and Diversity Care Sector for the mapping of the courses offered between 2015 and 2017. Among the main works of the theoretical foundation are: Bueno (1993); Jannuzzi (2004); Mantoan (2006, 2010, 2011, 2013, 2015); Mazzotta (1993, 2011). For the composition of historicity, legal provisions and documents with political guidelines were selected, based on their relevance to the general theme of the research. These include:; Federal Constitution of 1988; Salamanca Declaration of 1994; Law nº 9,394/1996; National Policy on Special Education in the Inclusive Education Perspective; National Guidelines for Human Rights Education and Law nº 13.146/2015. It was found that the teachers have training that enable them to practice teaching in the AEE, also have a vision of Special Education based on inclusive bias in the legal sense and in relation to human rights, in response to the hypothesis established for this work. As part of the teacher's own perception regarding their education, it was found that most teachers consider that their education for AEE in the municipality of Imperatriz is sufficient to meet the range of duties established for the work done in SRMs, however, the participants pointed to problems to be overcome such as: training for inclusive education directed at other school staff, especially for teachers in the common room; higher periodicity and duration of continuing education; autonomy and viability for the school itself to also offer continuing education for its teachers; provision of training according to the need and desire of the teachers of the AEE; availability of Type II Room resources that are needed to serve blind students, such as; Braille printer and Braille typewriter; families' participation in specialized educational services; call and permanence of the absent students; articulation between the teachers of the AEE and the common room; expanding the number of Multifunctional Resource Rooms to better serve and distribute students according to the distance from their homes; Braille course offered at intermediate and advanced levels.
Palavras-chave: Formação inicial
Formação continuada
Formação docente para o AEE
Initial formation
Continuing formation
Teacher training for AEE.
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: LOCATELLI, Adriana. Formação docente para o atendimento educacional especializado no município de Imperatriz. 2019. 159 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2992
Data de defesa: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdrianaLocatelli.pdfDissertação de Mestrado1,14 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.