Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2982
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A REPRESENTAÇÃO TRIDIMENSIONAL FÍSICA E A ERGONOMIA NO PROJETO DE PRODUTOS: A VISÃO DE PROFESSORES, ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DO DESIGN. |
Título(s) alternativo(s): | PHYSICAL THREE-DIMENSIONAL REPRESENTATION AND ERGONOMICS IN THE PRODUCT PROJECT: THE VISION OF TEACHERS, STUDENTS AND DESIGN PROFESSIONALS. |
Autor: | MAIA, Paula dos Santos |
Primeiro orientador: | ALBUQUERQUE, Lívia Flávia de |
Primeiro membro da banca: | ALBUQUERQUE, Lívia Flávia de |
Segundo membro da banca: | SANTOS, Denilson Moreira |
Terceiro membro da banca: | DINIZ, Raimundo Lopes |
Quarto membro da banca: | ALCOFORADO NETO, Manoel Guedes |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva compreender qual a contribuição da representação tridimensional física e a ergonomia no projeto de produtos, a partir da visão de estudantes, professores e profissionais de mercado, atuantes no Design. A metodologia adotada é de base em pesquisa exploratório-descritiva, sendo um estudo qualitativo com levantamento bibliográfico, análise de exemplos que estimulem a compreensão, entrevistas e questionários. Dessa forma, o estudo apontou que há diferenças quanto ao uso da representação tridimensional física e a Ergonomia, na Academia e no Mercado, dependendo da finalidade em projetos de Design do produto. Os resultados sugerem que o fator assunto foi considerado o mais influente na escolha das representações 3D físicas, seguido do tempo de execução e da tecnologia disponível para produzi-las. E tanto as representações 3D físicas quanto as digitais são utilizadas para obter informações da Ergonomia do produto, porém, com ênfase no uso das representações 3D físicas pela Academia. Considera-se assim, a contribuição desse estudo ao apontar as principais diferenças na visão dos estudantes, professores e designers sobre representação tridimensional e consequentemente uma melhor e maior abrangência na compreensão técnica das representações no campo projetual do Design. |
Abstract: | This research aims to understand the contribution of three-dimensional physical representation and ergonomics in product design from the perspective of student’s professors and design professionals. The methodology adopted is based on exploratory-descriptive research being a qualitative study with a bibliographical survey analysis of examples that stimulate the understanding interviews and questionnaires. Thus the study pointed out that there are differences regarding the use of physical three-dimensional representation and Ergonomics in the Academy and in the Market, depending on the purpose in product design projects. The results suggest that the subject factor was considered the most influential in the choice of 3D physical representations followed by the execution time and the technology available to produce them. And both physical and digital 3D representations are used to obtain product ergonomics information however with emphasis on the use of physical 3D representations by the Academy. We consider the contribution of this study to point out the main differences in students' teachers' and designers' view on three-dimensional representation and consequently a better and wider comprehension in the technical understanding of representations in the design field of Design. |
Palavras-chave: | Representação Tridimensional; Design de Produtos; Ergonomia; Modelagem; Prototipagem Three-dimensional Representation; Product Design; Ergonomics; Modeling; Prototyping |
Área(s) do CNPq: | Desenho de Produto |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE DESENHO E TECNOLOGIA/CCET |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN/CCET |
Citação: | MAIA, Paula dos Santos. A representação tridimensional física e a ergonomia no projeto de produtos: a visão de professores, estudantes e profissionais do design. 2019.169 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Design/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2982 |
Data de defesa: | 3-Mai-2019 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Paula dos Santos M..pdf | Dissertação de Mestrado | 67,1 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.