Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2981
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLAVAREDA, Marina Silva Soares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4523000151779569por
dc.contributor.advisor1ZANDOMENEGHI, Ana Lucia Alexandre de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1468204044350566por
dc.contributor.referee1ZANDOMENEGHI, Ana Lucia Alexandre de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1468204044350566por
dc.contributor.referee2SANTOS, Wener Miranda Teixeira dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4420573225279073por
dc.contributor.referee3NORONHA, Raquel Gomes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4782161324909358por
dc.contributor.referee4MELO JÚNIOR, José Samuel de Miranda-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6806081401071378por
dc.date.accessioned2020-01-16T13:49:17Z-
dc.date.issued2019-05-20-
dc.identifier.citationLAVAREDA, Marina Silva Soares. MARCAS: Avaliação da Gestão do Design em Microempresas. 2019. 124 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Design/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2981-
dc.description.resumoEste estudo buscou analisar como é praticada a gestão do design gráfico relacionado à marca e aplicação desta na identidade visual de microempresas, dada à importância deste grupo e sua representatividade no vasto campo das empresas formalmente constituídas. O proprietário deste perfil de empresa, possui peculiaridades que os definem como aquele empreendedor que coloca todas as suas economias em um empreendimento que lhe exige dedicação integral. Para estes empresários, resolver problemas e atender clientes e fornecedores é a rotina diária, deixando em segundo plano, ações de planejamento, pensamento estratégico, inovação, gestão da marca institucional e de sua representatividade no mercado a qual está inserida. Por meio de estudo de caso, fora pesquisada uma empresa na cidade de São Luís que promove soluções em design, além de duas microempresas que buscaram apoio no SEBRAE no Maranhão para desenvolvimento de uma marca institucional. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com análise comparativa por procedimentos qualitativos. Observou-se a real necessidade de aprimoramento da gestão do design neste perfil de empresas e o olhar dos profissionais de design para que seus clientes alcancem os resultados almejados quando buscam por projetos profissionais no que compete à imagem de suas empresas.por
dc.description.abstractThis study sought to analyze how the graphic design associated to the brand and the uses of the visual identity of microenterprises is done, given the importance of this group and its representativeness in the field of formally constituted companies. Port of company profile, has peculiarities that define as that entrepreneur who present all their savings in an enterprise that is the integral dedication. For these businesses, solving problems and customers and suppliers is a daily routine, leaving in the background, actions of planning, strategic thinking, innovation, management of the institutional brand and its representativeness in the market. Through a case study, a forum researched a survey on companies in the city of São Luis that promote design solutions, as well as two microenterprises seeking support at SEBRAE in Maranhão to develop an institutional brand. It is an exploratory research, with comparative analysis by qualitative procedures. Observe if a project of development of business projects is present in the profile of the companies and the aspect of the professionals of design is not compatible with the image of its companies.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2020-01-16T13:49:17Z No. of bitstreams: 1 Marina S.S.Lavareda.pdf: 37087836 bytes, checksum: 2982d2ca02dc2b8a514ebaadb3d91fe9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-16T13:49:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marina S.S.Lavareda.pdf: 37087836 bytes, checksum: 2982d2ca02dc2b8a514ebaadb3d91fe9 (MD5) Previous issue date: 2019-05-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE DESENHO E TECNOLOGIA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectImagem Corporativa;por
dc.subjectDesign Gráfico;por
dc.subjectIdentidade Visual;por
dc.subjectBranding;por
dc.subjectGestão da Marcapor
dc.subjectCorporate Image;eng
dc.subjectGraphic design;eng
dc.subjectVisual identity;eng
dc.subjectBranding;eng
dc.subjectBrand Managementeng
dc.subject.cnpqProgramação Visualpor
dc.titleMARCAS: avaliação da gestão do Design em microempresas.por
dc.title.alternativeBRANDS: evaluation of design management in microenterprises.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marina S.S.Lavareda.pdfDissertação de Mestrado36,22 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.