Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2966
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorARAÚJO, Ediel dos Anjos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6652711982495218por
dc.contributor.advisor1BIANCHINI, Angelo Rodrigo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543855549540163por
dc.contributor.referee1BIANCHINI, Angelo Rodrigo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543855549540163por
dc.contributor.referee2CARVALHO, Zilmara de Jesus Viana de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2083775393424616por
dc.contributor.referee3MENEZES, Marly Cutrim de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0638846136714735por
dc.contributor.referee4SILVA, Acildo Leite da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8319209685636448por
dc.date.accessioned2020-01-08T14:23:55Z-
dc.date.issued2019-09-30-
dc.identifier.citationARAÚJO, Ediel dos Anjos. O ensino de filosofia e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação: um estudo com alunos do Ensino Médio sobre o desenvolvimento da autonomia a partir do pensamento kantiano.. 2019. 152 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2966-
dc.description.resumoA presente dissertação desenvolveu-se no âmbito do programa do Mestrado Profissional em Filosofia – PROFI-FILO, da Universidade Federal do Maranhão, vinculado à linha de pesquisa Filosofia e Prática de Ensino. A pesquisa tem como objetivo primeiro realizar uma investigação acerca do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC como recurso pedagógico para o ensino de Filosofia no ensino médio, a partir da perspectiva de autonomia kantiana. A pesquisa é de natureza exploratória e qualitativa com levantamento bibliográfico e documental e pesquisa empírica. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram questionários abertos e fechados e uma entrevista semiestruturada que serviram para coletar dados sobre as condições socioculturais dos sujeitos e as questões referentes ao uso das TDIC como ferramentas para o despertar da autonomia no ensino de Filosofia, neste caso, a partir da utilização do aplicativo Nearpod e da metodologia WebQuest. O grupo amostral é constituído por discentes do terceiro ano do ensino médio do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus São José de Ribamar. Na construção do referencial teórico de análise, tomou-se como referência a contribuição teórica de vários autores e, entre estes, destacam-se: Bernardino (2015), Castanheira (2018), Castells (2003), Martino (2015), Pocho (2014), Kant (1986, 1993, 1999) e Westphalen (2007). A partir da hipótese de que as TIC podem contribuir para o ensino de Filosofia e para o processo de constituição da autonomia dos discentes, neste trabalho buscouse compreender o ato de filosofar a partir de uma ágora virtual, o que acabou se confirmando ao final, haja vista que as TIC podem ser grandes aliadas do professor de Filosofia no âmbito do processo formativo discente e para o desenvolvimento da autonomia kantiana.por
dc.description.abstractThis dissertation was developed within the program of the Professional Master in Philosophy - PROFI-FILO, from the Federal University of Maranhão, linked to the research line Philosophy and Teaching Practice. The research aims first to conduct an investigation about the use of Digital Information and Communication Technologies - TDIC as a pedagogical resource for teaching philosophy in high school, from the perspective of Kantian autonomy. The research is exploratory and qualitative with bibliographic and documentary research and empirical research. The instruments used in the research were open and closed questionnaires and a semi-structured interview that served to collect data about the socio-cultural conditions of the subjects and the questions regarding the use of ICT as tools for the awakening of autonomy in the teaching of philosophy, in this case, from using the Nearpod application and the WebQuest methodology. The sample group consists of students from the third year of high school at the Federal Institute of Maranhão (IFMA), Campus São José de Ribamar. In the construction of the theoretical framework of analysis, the theoretical contribution of several authors was taken as reference. Among these, the following stand out: Bernardino (2015), Castanheira (2018), Castells (2003), Martino (2015), Pocho ( 2014), Kant (1986, 1993, 1999) and Westphalen (2007). Based on the hypothesis that ICT can contribute to the teaching of philosophy and to the process of constitution of student autonomy, this paper aimed to understand the act of philosophizing from a virtual agora, which eventually confirmed itself. , given that ICT can be great allies of the Philosophy teacher in the context of the student training process and for the development of Kantian autonomy.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2020-01-08T14:23:55Z No. of bitstreams: 1 Ediel dos Anjos A..pdf: 1504422 bytes, checksum: ea075480ae808cd3f5f514801a072d42 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-08T14:23:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ediel dos Anjos A..pdf: 1504422 bytes, checksum: ea075480ae808cd3f5f514801a072d42 (MD5) Previous issue date: 2019-09-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Filosofia;por
dc.subjectTDIC;por
dc.subjectAutonomia;por
dc.subjectKantpor
dc.subjectPhilosophy teaching;eng
dc.subjectICDT;eng
dc.subjectAutonomy;eng
dc.subjectKanteng
dc.subject.cnpqFilosofia Brasileirapor
dc.titleO ensino de Filosofia e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação: um estudo com alunos do ensino médio sobre o desenvolvimento da autonomia a partir do pensamento kantiano.por
dc.title.alternativeHe teaching of Philosophy and the use of digital technologies of information and communication: a study with high school students on the development of autonomy from Kantian thinking.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ediel dos Anjos A..pdfDissertação de Mestrado1,47 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.