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Tipo do documento: Dissertação
Título: “NÃO VEJO A VIDA SEM TRABALHO”: repercussões do trabalho e do processo de aposentadoria na subjetividade de docentes de uma instituição federal de ensino superior
Título(s) alternativo(s): "I DO NOT SEE LIFE WITHOUT WORK": repercussions of work and process of retirement in the subjectivity of teachers of a federal educational institution top.
Autor: FREIRE, Fabiana Moreira Lima 
Primeiro orientador: RIBEIRO, Carla Vaz dos Santos
Primeiro membro da banca: RIBEIRO, Carla Vaz dos Santos
Segundo membro da banca: LEDA, Denise Bessa
Terceiro membro da banca: MONTEIRO, Janine Kieling
Resumo: Entende-se que, o trabalho na sociedade capitalista adquire papel central e que a aposentadoria comparece como um significativo momento de transição para aqueles que são por ela afetados. O objetivo geral analisa as repercussões do trabalho e do processo de aposentadoria na subjetividade de docentes de uma Instituição Federal de Ensino Superior, com direito adquirido para a aposentadoria e que estão recebendo abono de permanência. Buscou-se compreender o sentido do trabalho e da aposentadoria para os participantes, identificando elementos geradores de prazer e sofrimento no cotidiano laboral e os aspectos que prolongam a permanência em atividade. O referencial teórico-metodológico apoiou-se na abordagem conceitual da Psicodinâmica do Trabalho e da Psicologia Sócio-histórica, com base no materialismo histórico-dialético. Foram entrevistados 8 docentes por meio de entrevista semiestruturada. Para análise dos dados utilizou-se a Análise Crítica do Discurso de Fairclough (2008). Constatou-se a predominância de aspectos positivos relacionados ao trabalho, apontado como lugar de identificação, fonte de reconhecimento e de realização. Observou-se que, apesar das dificuldades encontradas, os participantes conseguem mobilizar-se pelo uso da inteligência prática e cooperação, e desenvolvem as atividades laborais de maneira satisfatória, sugerindo a predominância de vivências de prazer. A possibilidade de afastamento do trabalho via aposentadoria foi avaliada com receio em relação à diminuição do ritmo de vida e dúvidas em como preencher e administrar o tempo voltado exclusivamente ao trabalho. Apesar da preocupação de possíveis perdas financeiras decorrentes da aposentadoria, o que determina o seu adiamento, para a maioria dos participantes, é a realização obtida através do trabalho, o compromisso com a instituição e o receio de interromper uma vida produtiva. Evidenciou-se a relevância de ampliação de espaços de debate e reflexão sobre a temática, a fim de destacar a necessidade de preparação para o processo de aposentadoria.
Abstract: It is understood that, work in capitalist society, acquires a central role and that, retirement appears as a significant moment of transition for those who are affected by it. The general objective was to analyze the repercussions of the work and the retirement process on the subjectivity of teachers of a Federal Institution of Higher Education, with right acquired for the retirement and who are receiving payment of permanence. The aim was to understand the meaning of work and retirement for the participants, as well as identify elements that generate pleasure and suffering in the daily work and identify aspects that prolong the permanence in activity. The theoreticalmethodological reference used was based on the conceptual approach of Work Psychodynamics and Historical Social Psychology, based on the reference of historical-dialectical materialism. Eight teachers were interviewed through a semi structured interview. To analyze the data, the Critical Discourse Analysis of Fairclough (2008) was used. It was verified the predominance of positive aspects related to the work, being this one identified as place of identification, source of recognition and achievement. It was observed that in spite of the difficulties found, in several situations, the participants of this study manage to mobilize themselves by the use of practical intelligence and cooperation, and develop their work activities in a satisfactory way, which suggests the predominance of experiences of pleasure. The possibility of retiring from work was assessed with concern about the decrease in the pace of life and doubts about how to complete and manage the time that was once exclusively devoted to work. Despite concern about possible financial losses arising from retirement, what determines their postponement, for most participants, is the achievement they achieve through work, commitment to the institution and the fear of interrupting a productive life. It was evidenced the importance of expanding spaces for debate and reflection on the theme, in order to highlight the need for preparation for the retirement process.
Palavras-chave: Sentido do trabalho;
Trabalho docente;
Psicodinâmica do Trabalho;
Aposentadoria
Sense of work;
Teaching work;
Psychodynamics of Work;
Retirement
Área(s) do CNPq: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCH
Citação: FREIRE, Fabiana Moreira Lima. “Não vejo a vida sem trabalho”: repercussões do trabalho e do processo de aposentadoria na subjetividade de docentes de uma instituição federal de ensino superior. 2018. 96 f.. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2964
Data de defesa: 13-Set-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

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