Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2962
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALMEIDA, Waldelice Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1211077152655250por
dc.contributor.advisor1MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0504326528660511por
dc.contributor.referee1MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0504326528660511por
dc.contributor.referee2ROSA, Kaciana Nascimento da Silveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1938411783822467por
dc.contributor.referee3SILVA, Antônio José da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2510444490695173por
dc.date.accessioned2020-01-07T16:09:03Z-
dc.date.issued2019-08-26-
dc.identifier.citationALMEIDA, Waldelice Oliveira. O ensino de ciências e educação ambiental: a formação de sujeitos ecológicos a partir do Ensino Fundamental.. 2019. 168 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2962-
dc.description.resumoOs atuais paradigmas educacionais, no que se refere ao ensino de Ciências, apontam para a necessidade de promoção de um ensino voltado para a cidadania, estimulando a construção de valores e atitudes nos sujeitos em formação, através da reflexão crítica e participativa na sociedade, atentado para os saberes científicos a serem adquiridos de forma significativa. No tocante ao papel de educador, entende-se como importante estimular práticas consonantes com os ideais ecológicos, uma vez que nesse viés, proporciona desenvolver atitudes e comportamentos ecologicamente aceitos, orientando as escolhas no sentido da proteção do meio ambiente. Dessa forma, a presente dissertação, abordou uma discussão que diz respeito a relação entre ensino de Ciências e Educação Ambiental para a formação dos sujeitos ecológicos a partir do Ensino Fundamental. Os referenciais teóricos utilizados para nortear as discussões basearam-se principalmente em Carvalho (2012), Reigotta (2014), Freitag, Motta e Costa (1993), Krasilchik (1987), Mello e Longhini (2013), Maknamara (2009) assim como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), a Base Nacional Comum Curricular (2017), a Política Nacional de Educação Ambiental – Lei nº 9.795/1999, a Política Estadual de Educação Ambiental - Lei Nº 9.279 de 20 de outubro de 2010. O estudo utiliza a perspectiva de pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados deu-se em seis escolas da rede municipal do Ensino Fundamental de São Luís – MA, tendo como sujeitos os professores de Ciências, com os quais foram aplicados questionários e entrevistas, com o objetivo investigar a concepção conceitual, científica e social sobre Educação Ambiental, além de uma breve análise de materiais didáticos utilizados por esses professores, com o propósito de caracterizar as ações pedagógicas de cunho ambiental desenvolvida por eles. Os resultados descritos apontam que a inserção da educação ambiental nas escolas, ainda apresenta dificuldades, está condicionada a sua presença nos livros didáticos que organizam o conteúdo e planejam as ações e à subjetividade ecológica do professor. Em consonância com o mestrado profissional, o produto desta pesquisa configurou-se em um paradidático que buscou efetivar a presença da educação ambiental de forma contextualizada, atendendo às características locais e na perspectiva socioambiental.por
dc.description.abstractThe current educational paradigms, regarding the science teaching, point to the need to promote a teaching focused on citizenship by stimulating the construction of values and attitudes in the subjects in formation, through critical and participatory reflection in society, attacking the knowledge to be acquired in a meaningful way. With regard to the role of educator, it is understood as important to stimulate practices in line with ecological ideals, since in this bias it provides to develop attitudes and behaviors ecologically accepted orienting the choices towards the protection of the environment. Thus, the present dissertation addressed a discussion that concerns the relationship between Science teaching and Environmental Education for the training of ecological subjects from Elementary School. The theoretical references used to guide the discussions were based mainly on Carvalho (2012), Reigotta (2014), Freitag, Motta e Costa (1993), Krasilchik (1987), Mello and Longhini (2013), Maknamara (2009) as well as the National Curricular Parameters (1997), the National Curricular Common Base (2017), the National Environmental Education Policy - Law No. 9,795 / 1999, the State Environmental Education Policy - Law No. 9,279 of October 20, 2010. The study uses the perspective of qualitative research whose data collection was carried out in six schools of the municipal network of. with the subjects of Science teachers with which questionnaires and interviews were applied with the objective to investigate the conceptual, scientific and social education on Environmental Education as well as a brief analysis of didactic materials used by these teachers with the purpose of characterizing the pedagogical actions of an environmental nature l developed by them. The results indicated that the insertion of environmental education in schools still presents difficulties, is conditioned to their presence in textbooks, which organize the content and plan the actions and the ecological subjectivity of the teacher. In agreement with the professional master's degree, the product of this research was configured in a paradidatic that sought to effect the presence of environmental education in a contextualized way, taking into account the local characteristics and the social-environmental perspective.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2020-01-07T16:09:03Z No. of bitstreams: 1 Waldelice Oliveira A..pdf: 20015923 bytes, checksum: 4214de77c53d0c2e05d4095725d979e6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-07T16:09:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Waldelice Oliveira A..pdf: 20015923 bytes, checksum: 4214de77c53d0c2e05d4095725d979e6 (MD5) Previous issue date: 2019-08-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCOORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURAS EM CIENCIAS NATURAIS CODÓ/CAMPUS VIIpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Ambiental;por
dc.subjectEnsino de Ciências;por
dc.subjectLivro didático;por
dc.subjectSujeito ecológicopor
dc.subjectEnvironmental Education;eng
dc.subjectScience teaching;eng
dc.subjectTextbook;eng
dc.subjectEcological subjecteng
dc.subject.cnpqEcologiapor
dc.titleO ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: a formação de sujeitos ecológicos a partir do Ensino Fundamental.por
dc.title.alternativeTEACHING IN SCIENCE AND ENVIRONMENTAL EDUCATION: the formation of subjects green from elementary school.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Waldelice Oliveira A..pdfDissertação de Mestrado19,55 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.