Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2961
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ESTATÍSTICA UTILIZANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO. |
Título(s) alternativo(s): | A PROPOSAL FOR TEACHING STATISTICS USING MODELLING MATHEMATICAL IN HIGH SCHOOL. |
Autor: | OLIVEIRA, Patrícia Azevedo de |
Primeiro orientador: | NERES, Raimundo Luna |
Primeiro membro da banca: | NERES, Raimundo Luna |
Segundo membro da banca: | MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira |
Terceiro membro da banca: | BRANDÃO, Raimundo José Barbosa |
Resumo: | Apresenta-se neste trabalho uma pesquisa com enfoque didático-pedagógico em modelagem matemática, fazendo uso das cinco etapas da modelagem sugeridas por Burak e Aragão (2012), como suporte para a construção de sequências didáticas utilizadas na fase de intervenção por meio da realização de experimentos, cujo objetivo foi analisar o uso didático da modelagem matemática na resolução de problemas de estatística aplicados aos alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de São Luís, MA. Para fundamentar as discussões teóricas sobre o assunto foram utilizados os estudos de Barbosa (2004); Almeida, Silva e Vertuan (2012); Burak e Aragão (2012); Meyer, Caldeira e Malheiros (2013); Bassanezi (2016); Biembengut (2016); Biembengut e Hein (2016); Alencar e Bueno (2017). Foi uma pesquisa qualitativa de intervenção, destinada às reflexões teóricas sobre a apropriação de conceitos sobre as medidas de tendência central e de dispersão, bem como a aplicação dessas medidas na resolução de problemas estatísticos. Os resultados revelaram que os discentes se apropriaram dos conceitos trabalhados, bem como, das atividades estatísticas desenvolvidas em sala de aula. Observou-se também que essa metodologia permitiu-lhes desenvolver novas heurísticas de resolução, promovendo dessa forma, aprendizagem do objeto de estudo. Contudo, a proposta de ensino desencadeou o produto educacional que constituiu um tutorial para o uso da modelagem matemática em experimentos estatísticos na Educação Básica com quatro atividades sobre as medidas estatísticas de centralidade e de dispersão, que foram trabalhadas com os alunos pesquisados. Para isso, foram realizados quatro experimentos: os dois primeiros temas (copa do mundo; eleições 2018 no Brasil) foram apresentados pela pesquisadora e os outros dois temas foram escolhidos pelos alunos, que sugeriram com maior ênfase dois tópicos de discussão: saúde e tecnologia. Dessa forma, os dois últimos experimentos contemplaram a abordagem dos temas (diário alimentar; o uso do GeoGebra no tratamento da informação). |
Abstract: | This work presents a research with a didactic-pedagogical approach in mathematical modeling, using the five modeling stages suggested by Burak and Aragão (2012), as support for the construction of didactic sequences used in the intervention phase through the accomplishment of experiments, whose objective was to analyze the didactic use of mathematical modeling in the resolution of statistical problems applied to the students of a 3rd year high school class of a public school in São Luís, MA. To support the theoretical discussions on the subject, studies by Barbosa (2004) were used; Almeida, Silva and Vertuan (2012); Burak and Aragon (2012); Meyer, Caldeira and Malheiros (2013); Bassanezi (2016); Biembengut (2016); Biembengut and Hein (2016); Alencar and Bueno (2017). It was a qualitative intervention research, aimed at the theoretical reflections on the appropriation of concepts on central tendency and dispersion measures, as well as the application of these measures in the resolution of statistical problems. The results revealed that the students appropriated the worked concepts as well as the statistical activities developed in the classroom. It was also observed that this methodology allowed them to develop new resolution heuristics, thus promoting learning of the object of study. However, the teaching proposal triggered the educational product that constituted a tutorial for the use of mathematical modeling in statistical experiments in Basic Education with four activities on statistical measures of centrality and dispersion, which were worked with the students surveyed. For this, four experiments were performed: the first two themes (World Cup; 2018 elections in Brazil) were presented by the researcher and the other two themes were chosen by the students, who suggested with greater emphasis two discussion topics: health and technology. Thus, the last two experiments addressed the themes (food diary; the use of GeoGebra in the treatment of information). |
Palavras-chave: | Modelagem Matemática; Estatística; Ensino; Aprendizagem; Ensino Médio Mathematical modeling; Statistic; Teaching; Learning; High school |
Área(s) do CNPq: | Matemática Aplicada |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Citação: | OLIVEIRA, Patrícia Azevedo de. Uma proposta de ensino de estatística utilizando a modelagem matemática no ensino médio.. 2019. 165 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2961 |
Data de defesa: | 20-Ago-2019 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Patricia Azevedo de O..pdf | Dissertação de Mestrado | 3,91 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.