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Tipo do documento: Dissertação
Título: QUESTÕES AMBIENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA PELO VIÉS DAS ATIVIDADES LÚDICAS.
Título(s) alternativo(s): ENVIRONMENTAL ISSUES IN SCIENCE TEACHING: EDUCATION SCIENTIFIC BY THE BIAS OF RECREATIONAL ACTIVITIES.
Autor: COELHO, Amanda Marcos 
Primeiro orientador: MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira
Primeiro membro da banca: MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira
Segundo membro da banca: SANTOS, Maria José Albuquerque
Terceiro membro da banca: SILVA, Nilma Soares da
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo traçar um panorama de concepções de professores do 4º e 5° ano do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino de São Luís – MA, no que tange ao trato de questões ambientais na sala de aula, pontualmente sobre o tema água, com a finalidade de entender a dinâmica da prática docente com os saberes científicos trabalhados no campo escolar, com a proposição de fundamentar um recurso lúdico como produto de pesquisa, direcionado como sugestão para o ensino do referido tema o componente curricular de ciências das séries citadas. Nesse sentido, este trabalho foi elaborado na ótica da abordagem qualitativa, uma vez que adentramos no chão da escola e verificamos o percurso de implementação de atividades pedagógicas que abracem preceitos de CTS e questões ambientais. Diante disso, os resultados revelaram que os professores apresentam compreensão acerca da importância do trabalho docente em relação as problemáticas ambientais. A maioria deles destacou a temática “Água’’ como objeto em seus projetos de ensino e afirmaram que trabalham as questões ambientais com regularidade anual. Percebemos incoerências no fato de que existem lacunas na forma de trabalho e na execução de projeto sobre tal temática ambiental. Surpreendeu-nos o fato que as revelações das concepções iniciais dos professores salientaram a importância da linguagem científica nas questões ambientais, porém ficou perceptível que o trabalho de Ciências é superficial, portanto ainda precisa ser melhorado principalmente na possibilidade de proporcionar vivências práticas aos alunos, pois os mesmos evidenciaram em suas falas o trabalho de forma tradicional. Em suma, compreendeu-se que o objetivo de analisar as práticas pedagógicas dos professores desse polo de escolas foi alcançado, pois através de tais análises idealizamos um catálogo pedagógico com jogos apoiado da abordagem CTS.
Abstract: This research aimed to outline a panorama of conceptions of teachers of the 4th and 5th year of elementary school of the Public Education Network of São Luís - MA, regarding the treatment of environmental issues in the classroom, occasionally on the theme water, with the purpose of understanding the dynamics of teaching practice with scientific knowledge worked in the school field, with the proposition to base a playful resource as a research product, directed as a suggestion for the teaching of that theme the curricular component of sciences of the series mentioned. In this sense, this work was elaborated from the perspective of the qualitative approach, since we entered the school floor and verified the course of implementation of pedagogical activities that embrace precepts of STC and environmental issues. In view of this, the results revealed that teachers have an understanding of the importance of teaching work in relation to environmental issues. Most of them highlighted the theme "Water" as an object in their teaching projects and stated that they work on environmental issues on an annual basis. We noticed inconsistencies in the fact that there are gaps in the way work is done and in the execution of the project on this environmental theme. We were surprised by the fact that the revelations of the teachers' initial conceptions highlighted the importance of scientific language in environmental issues, but it was noticeable that the work of Science is superficial, therefore still needs to be improved mainly in the possibility of providing practical experiences to students, because they evidenced in their speeches the work in a traditional way. In short, it was understood that the objective of analyzing the pedagogical practices of teachers of this pole of schools was achieved, because through such analyses we idealized a pedagogical catalog with games supported by the CTS approach.
Palavras-chave: Ensino de Ciências;
Água;
Lúdico;
CTS
Science Teaching;
Water;
Ludic;
CTS
Área(s) do CNPq: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURAS EM CIENCIAS NATURAIS CODÓ/CAMPUS VII
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: COELHO, Amanda Marcos. Questões ambientais no ensino de ciências: a educação científica pelo viés das atividades lúdicas.. 2019. 147 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2959
Data de defesa: 26-Ago-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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