Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2957
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Rarielle Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8281621481381083por
dc.contributor.advisor1SOUSA, Sandra Maria Nascimento-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7413827589603410por
dc.contributor.referee1SOUSA, Sandra Maria Nascimento-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7413827589603410por
dc.contributor.referee2SÁ-SILVA, Jackson Ronie-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1439787124956370por
dc.contributor.referee3PITANGA, Carolina Vasconcelos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0264818776105852por
dc.contributor.referee4SAMPAIO, Camila Alves Machado-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0094038386645491por
dc.contributor.referee5LIMA, Nilvanete Gomes de-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5377560399933081por
dc.date.accessioned2020-01-06T14:13:50Z-
dc.date.issued2019-09-25-
dc.identifier.citationLIMA, Rarielle Rodrigues. Trânsitos, fluxos e temporalidades: produções de gênero no cotidiano escolar em Pio XII-MA.. 2019. 171 f. Tese ( Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2957-
dc.description.resumoAs experiências do cotidiano escolar construídas pelos/as sujeitos/as permitem conhecer o emaranhado de discursos que circulam nos espaços escolares. Discursos estes que, aliados às práticas, direcionam e engendram comportamentos, indivíduos e processos de subjetivação e/ou de sujeição. Nesse sentido, esta tese tem como objetivo compreender processos de produção do gênero no cotidiano escolar, no Município de Pio XII, entre os anos de 2016 e 2019, em dois Centros de Ensino Médio. Construo em tecer etnográfico os acontecimentos que aqui são analisados, aproximando-me de algumas vertentes da perspectiva pós-estruturalista, presentes nas obras de Judith Butler, Teresa de Lauretis e Michel Foucault, principalmente, buscando problematizar os processos de cristalização e naturalização do gênero. Para isto, destaco enunciados que estão dispersos neste contexto, entre os diversos atores presentes nas escolas e, que, ao mesmo tempo estão interligados, pois intencionam a homogeneização de certas uniformidades discursivas, deslocando, atualizando e reiterando certas compreensões e reconhecimento do outro e de si como sujeito, como efeitos das experiências produzidas nesse contexto.por
dc.description.abstractThe experiences of school daily constructed by the subjects allow to know the tangle of discourses that circulate in the school spaces. These speeches that, combined with practices, direct and engender behaviors, individuals and processes of subjectivation and / or subjection. In this sense, this thesis aims to understand processes of gender production in daily school, in the municipality of Pio XII, between 2016 and 2019, in two High School Centers. I build in ethnographic weaving the events that are analyzed here, approaching some aspects of the poststructuralist perspective, present in the works of Judith Butler, Teresa de Lauretis and Michel Foucault, mainly, seeking to problematize the processes of crystallization and naturalization of the genre. For this, I highlight statements that are dispersed in this context, among the various actors present in schools and, at the same time are interconnected, as they intend to homogenize certain discursive uniformities, displacing, updating and reiterating certain understandings and recognition of the other and of others. itself as subject, as effects of the experiences produced in this context.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2020-01-06T14:13:50Z No. of bitstreams: 1 Rarielle R.Lima.pdf: 1115569 bytes, checksum: b62197c8f7c6d2715699c2e50eb1ac75 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-06T14:13:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rarielle R.Lima.pdf: 1115569 bytes, checksum: b62197c8f7c6d2715699c2e50eb1ac75 (MD5) Previous issue date: 2019-09-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRelações de gênero;por
dc.subjectCotidiano escolar;por
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGender Relations;eng
dc.subjectSchool daily life;eng
dc.subjectEducationeng
dc.subject.cnpqAntropologia Urbanapor
dc.titleTRÂNSITOS, FLUXOS E TEMPORALIDADES: produções de gênero no cotidiano escolar em Pio XII-MA.por
dc.title.alternativeTRANSITS, FLOWS AND TEMPORALITIES: gender productions in the daily school life in Pio XII-MA.eng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rarielle R.Lima.pdfTese de Doutorado1,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.