Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2956
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | ALVES, Larissa Karla Reis Sá | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1077576215847963 | por |
dc.contributor.advisor1 | OBREGON, Rosane de Fátima Antunes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2057021074983466 | por |
dc.contributor.referee1 | OBREGON, Rosane de Fátima Antunes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2057021074983466 | por |
dc.contributor.referee2 | FURTADO, Cássia Cordeiro | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0332630687796918 | por |
dc.contributor.referee3 | ZANDOMENEGHI, Ana Lúcia Alexandre de Oliveira | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1468204044350566 | por |
dc.contributor.referee4 | ULBRICHT, Vânia Ribas | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/0196218903676581 | por |
dc.date.accessioned | 2020-01-03T13:57:02Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-15 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Larissa Karla Reis Sá. O Design no processo de gamificação: reabilitação de pacientes com sequelas motoras pós-avc.. 2019. 93 f.. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Design/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís,2019. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2956 | - |
dc.description.resumo | Os games, jogos digitais, são uma forma de entretenimento bastante popular entre públicos de todas as idades. O Brasil, é o principal mercado de jogos da América Latina e o décimo terceiro no ranking mundial. Com a expansão dos games, emergiu uma nova vertente baseada no entretenimento, chamado de “serious games” que são jogos que tem por intuito auxiliar na aprendizagem ou reaprendizagem em diversas áreas como linguística, espacial, corporal-cinestésica, reabilitação de pessoas, treinamento empresarial, entre outras. Nesse contexto, a presente pesquisa, de natureza qualitativa, de caráter descritivo-exploratória, objetivou propor recomendações para estruturação dos elementos gráficos do design em objetos digitais gamificados para reabilitação motora de pessoas com sequelas pós-AVC. Para tanto, a metodologia apresenta a identificação e o mapeamento dos elementos do design em dois objetos gamificados: D2R3D e Motion Rehab. Adicionalmente, a pesquisa descreve a percepção de designers na análise dos objetos em estudo. Com base no procedimento metodológico foi possível criar um conjunto de 16 (dezesseis) recomendações para orientar na estruturação dos elementos gráficos do design em objetos digitais gamificados. | por |
dc.description.abstract | Games, digital games, are a popular form of entertainment among audiences of all ages. Brazil is the main gaming market in Latin America and thirteenth in the world ranking. With the expansion of games, emerged a new strand based on entertainment, called "serious games" that are intended to aid in learning or relearning in various areas such as linguistics, space, body-kinesthetic, rehabilitation of people, business training, among others. In this context, the present research, of a qualitative nature, with a descriptive-exploratory character, aimed to propose recommendations for structuring the graphic elements of the design in digital objects for motor rehabilitation of people with post-stroke sequelae. To do so, the methodology presents the identification and mapping of design elements in two gamut objects: D2R3D and Motion Rehab. Additionally, the research describes the perception of designers in the analysis of the objects under study. Based on the methodological procedure it was possible to create a set of 16 (sixteen) recommendations to guide the structuring of the graphic elements of the design in gamified digital objects. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2020-01-03T13:57:02Z No. of bitstreams: 1 Larissa Karla R.S.A..pdf: 2436850 bytes, checksum: cd0ed2dd3f970959a12cc2ec715c07ff (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-01-03T13:57:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Larissa Karla R.S.A..pdf: 2436850 bytes, checksum: cd0ed2dd3f970959a12cc2ec715c07ff (MD5) Previous issue date: 2019-04-15 | eng |
dc.description.sponsorship | CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA/CCET | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN/CCET | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | AVC; | por |
dc.subject | Jogos; | por |
dc.subject | Elementos do design; | por |
dc.subject | Reabilitação motora; | por |
dc.subject | Gamificação | por |
dc.subject | AVC; | eng |
dc.subject | Games; | eng |
dc.subject | Design elements; | eng |
dc.subject | Motor rehabilitation; | eng |
dc.subject | Gamification | eng |
dc.subject.cnpq | Programação Visual | por |
dc.title | O DESIGN NO PROCESSO DE GAMIFICAÇÃO: reabilitação de pacientes com sequelas motoras Pós-AVC. | por |
dc.title.alternative | THE DESIGN IN THE GAMIFICATION PROCESS: rehabilitation of patients with motor sequelae Post-stroke. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Larissa Karla R.S.A..pdf | Dissertação de Mestrado | 2,38 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.