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Tipo do documento: Dissertação
Título: O DESIGN NO PROCESSO DE GAMIFICAÇÃO: reabilitação de pacientes com sequelas motoras Pós-AVC.
Título(s) alternativo(s): THE DESIGN IN THE GAMIFICATION PROCESS: rehabilitation of patients with motor sequelae Post-stroke.
Autor: ALVES, Larissa Karla Reis Sá 
Primeiro orientador: OBREGON, Rosane de Fátima Antunes
Primeiro membro da banca: OBREGON, Rosane de Fátima Antunes
Segundo membro da banca: FURTADO, Cássia Cordeiro
Terceiro membro da banca: ZANDOMENEGHI, Ana Lúcia Alexandre de Oliveira
Quarto membro da banca: ULBRICHT, Vânia Ribas
Resumo: Os games, jogos digitais, são uma forma de entretenimento bastante popular entre públicos de todas as idades. O Brasil, é o principal mercado de jogos da América Latina e o décimo terceiro no ranking mundial. Com a expansão dos games, emergiu uma nova vertente baseada no entretenimento, chamado de “serious games” que são jogos que tem por intuito auxiliar na aprendizagem ou reaprendizagem em diversas áreas como linguística, espacial, corporal-cinestésica, reabilitação de pessoas, treinamento empresarial, entre outras. Nesse contexto, a presente pesquisa, de natureza qualitativa, de caráter descritivo-exploratória, objetivou propor recomendações para estruturação dos elementos gráficos do design em objetos digitais gamificados para reabilitação motora de pessoas com sequelas pós-AVC. Para tanto, a metodologia apresenta a identificação e o mapeamento dos elementos do design em dois objetos gamificados: D2R3D e Motion Rehab. Adicionalmente, a pesquisa descreve a percepção de designers na análise dos objetos em estudo. Com base no procedimento metodológico foi possível criar um conjunto de 16 (dezesseis) recomendações para orientar na estruturação dos elementos gráficos do design em objetos digitais gamificados.
Abstract: Games, digital games, are a popular form of entertainment among audiences of all ages. Brazil is the main gaming market in Latin America and thirteenth in the world ranking. With the expansion of games, emerged a new strand based on entertainment, called "serious games" that are intended to aid in learning or relearning in various areas such as linguistics, space, body-kinesthetic, rehabilitation of people, business training, among others. In this context, the present research, of a qualitative nature, with a descriptive-exploratory character, aimed to propose recommendations for structuring the graphic elements of the design in digital objects for motor rehabilitation of people with post-stroke sequelae. To do so, the methodology presents the identification and mapping of design elements in two gamut objects: D2R3D and Motion Rehab. Additionally, the research describes the perception of designers in the analysis of the objects under study. Based on the methodological procedure it was possible to create a set of 16 (sixteen) recommendations to guide the structuring of the graphic elements of the design in gamified digital objects.
Palavras-chave: AVC;
Jogos;
Elementos do design;
Reabilitação motora;
Gamificação
AVC;
Games;
Design elements;
Motor rehabilitation;
Gamification
Área(s) do CNPq: Programação Visual
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN/CCET
Citação: ALVES, Larissa Karla Reis Sá. O Design no processo de gamificação: reabilitação de pacientes com sequelas motoras pós-avc.. 2019. 93 f.. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Design/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís,2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2956
Data de defesa: 15-Abr-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

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