Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2954
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARDOSO, Geni Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5230263960770930por
dc.contributor.advisor1NERES, Raimundo Luna-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000824780344739por
dc.contributor.referee1NERES, Raimundo Luna-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000824780344739por
dc.contributor.referee2SILVA FILHO, João Coelho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8407354545744277por
dc.contributor.referee3FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8685001139434354por
dc.date.accessioned2020-01-02T14:17:54Z-
dc.date.issued2019-09-18-
dc.identifier.citationCARDOSO, Geni Pereira. Registros de Representação Semiótica: Contribuições à constituição do conceito de fração no 5º ano do ensino fundamental.. 2019. 184 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís,2019.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2954-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo geral elaborar uma proposta didática subsidiada por premissas da Teoria dos Registros de Representação Semiótica que auxilie no processo de ensino aprendizagem da ideia de fração nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com característica da pesquisa colaborativa realizada em uma escola da rede pública municipal de São Luís-Ma. Teve como colaboradora a professora do 5º Ano B do Ensino fundamental da escola Odorico Câmara e seus alunos. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a observação participante, entrevista com a professora e atividade diagnóstica com os alunos. A pesquisa revelou que a prática da professora era direcionada por uma concepção de ensino de fração distante de tendências atuais e que os conhecimentos que possuía a respeito desse conteúdo apresentavam lacunas consideráveis deixadas pela formação inicial. As noções dos alunos a respeito de conteúdos que envolviam operações fundamentais e noções sobre fração que eram bem elementares. Ao fim da proposta de intervenção os alunos demonstraram ter se apropriado da ideia de fração e ainda ampliaram a capacidade de compreensão de enunciados matemáticos e habilidades relacionadas ao conteúdo do bloco de números e operações. Concluiu-se que a professora necessitava de atualização e ampliação de conhecimentos relacionados a fração e seu ensino; que os alunos necessitavam consolidar habilidades relacionadas a conteúdo do bloco de Números e operações que a Teoria dos Registros de Representação Semiótica pode oferecer contribuições significativas ao ensino de conteúdos sobre fração nos anos iniciais do Ensino fundamental.por
dc.description.abstractThis research had as its general objective to elaborate a didactic proposal subsidized by premises of the Semiotic Representation Records Theory that helps in the teaching process learning of the idea of fraction in the early years of elementary school. This is a qualitative research with the characteristic of collaborative research carried out in a school of the municipal public network of São Luís-Ma. The collaborator was the teacher of the 5th grade B of elementary school of the Odorico Câmara school and its students. Participatory observation, interview with the teacher and diagnostic activity with the students were used as a data collection instrument. The research revealed that the teacher's practice was guided by a conception of teaching from a fraction distant from current trends and that her knowledge about this content had considerable gaps left by the initial education. Students' notions of content that involved fundamental operations and notions of fraction that were quite elementary. At the end of the intervention proposal the students demonstrated to have appropriated the idea of fraction and also expanded the ability to understand mathematical statements and skills related to the number block and operations content. It was concluded that the teacher needed updating and expansion of knowledge related to the fraction and its teaching; that students needed to consolidate content related skills from the Number block and operations that Semiotic Representation Record Theory can make significant contributions to the teaching of fraction content in the early years of elementary school.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2020-01-02T14:17:54Z No. of bitstreams: 1 Geni Pereira Cardoso.pdf: 11270133 bytes, checksum: edf375a3bfd6f55e6a5e7a1bb89ec538 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-02T14:17:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Geni Pereira Cardoso.pdf: 11270133 bytes, checksum: edf375a3bfd6f55e6a5e7a1bb89ec538 (MD5) Previous issue date: 2019-09-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino fundamental;por
dc.subjectFração;por
dc.subjectRegistros semióticospor
dc.subjectElementary school;eng
dc.subjectFraction;eng
dc.subjectSemiotic recordseng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.titleREGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: contribuições à constituição do conceito de fração no 5º Ano do ensino fundamental.por
dc.title.alternativeSEMIOTIC REPRESENTATION RECORDS: contributions to the constitution of the concept of fraction in the 5th grade of elementary school.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Geni Pereira Cardoso.pdfDissertação de Mestrado.11,01 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.